Aprenda como fazer um plano de estudos para passar no Enem

Um bom planejamento é algo necessário antes de iniciar qualquer etapa na vida, e nem se fala então quando o assunto é o Enem, afinal de contas é a melhor chance para quem deseja estudar em uma boa universidade. Hoje, além de explicar a importância do planejamento, você vai descobrir como fazer um plano de estudos capaz de te levar a uma excelente nota. Então aprenda como fazer um plano de estudos para passar no Enem. Mas antes…

…Eu aconselho que dê uma lida no artigo Descubra por que o curso Descomplica Enem é o mais usado entre vestibulandos. Lá, eu também mostro algumas dicas e qual o segredo utilizado pelo Descomplica para ter tantos aprovados e cerca de 106 pontos a mais que os concorrentes.

como fazer um plano de estudos para passar no Enem

O que é o Plano de estudo?

O plano de estudos é um método que utiliza organização das disciplinas a serem estudadas e o cumprimento de metas. Ou seja, não é apenas jogar em um papel todas as matérias que serão cobradas e dizer que vai terminá-las.

Essas metas a serem estabelecidas estarão em um cronograma. E ao fazê-lo você deve ter foco e disciplina, ou seja, você deve ser capaz de cumpri-lo.

O plano de estudos é um dos métodos mais conhecidos e utilizados entre os concurseiros, mas não é assim com quem estuda para vestibulares e Enem. Por isso, algumas vezes, é necessário ver como fazer um plano de estudos para passar no Enem, pois pode não ser tão fácil. E usá-lo de forma errada pode trazer mais problemas do que a própria solução.

Planejamento

Essa analogia sempre é um bom exemplo para as pessoas que não gostam de fazer planos de estudos: Quando você diz que vai construir uma casa, antes de qualquer coisa deve ser feito um projeto. Ninguém chega no terreno joga as telhas sobre os tijolos que estão no chão e diz que vai morar. Se o seu projeto não for bem feito, sua construção estará abalada correndo o risco de não dar certo.

Quando você vai estudar seja para Enem, vestibular ou concurso público, o seu plano de estudos é esse projeto, e se ele não for bem feito, a chance de se tirar uma boa nota é quase nula. Mas agora vamos ao que interessa que é como fazer um plano de estudos para passar no Enem

Aprenda Como fazer um plano de estudos para passar no Enem

Antes de qualquer coisa, você deve separar as disciplinas e todo o conteúdo que é cobrado em cada uma. Além disso, o calendário será o seu amigo de hoje até o dia da prova – pode ser o próprio calendário do computador ou do celular.

Achou um calendário? Já marque nele todas as datas que são importantes até mesmo aquelas que não estejam ligadas diretamente à preparação como prazo para inscrição, data de pagamento e dia da prova.

Agora que você também já separou todas as matérias, faça uma distinção daquelas que você tem mais facilidade daquelas que você tem mais dificuldade.

Abaixo você poderá baixar um modelo pronto, onde você vai adaptar ele à sua realidade. Adeque ele aos seus horários disponíveis.

O plano de estudos

Para montar o plano de estudos você vai adaptá-lo utilizando os seguintes critérios:

  • O mais recomendado é que se estude de entre 4 e 5 horas por dia caso esteja começando agora. Se você já estiver em um ritmo melhor, estude ao máximo que aguentar. Mesmo assim, entre 8 e 10 horas por dia já pode ser considerado um pouco exagerado. Lembre-se de também dar atenção para a família, amigos e vida social.
  • Todo mundo tem aquelas matérias que gosta mais e outras que gosta menos, faz parte. Ao fazer o seu cronograma tente balancear de forma que você estude uma matéria que goste e outra que não goste. Mesmo assim, lembre-se de também definir seu cronograma de acordo com as matérias que tenham um valor mais alto.

Banner-compra-iesde

  • Se você tem muita facilidade com uma certa matéria, não perca tempo estudando o que você já sabe, invista esse seu tempo resolvendo exercícios. Já as matérias mais difíceis você pode investigar pesado em conteúdo e exercícios, por isso é aconselhado que você dedique um tempo maior para elas.
  • Além disso, você também pode colocar no seu cronograma horários de pausa para descanso e para praticar atividades físicas. Relaxar 10 minutos a cada 50 minutos de estudos também pode melhorar seu rendimento.

Essas são algumas formas de como fazer um plano de estudos para passar no Enem e abaixo você pode baixar o plano de estudos para alterá-lo.
BAIXE AQUI

Iesde + Escola Zeus = Aprovação

Se você quer fazer um curso que abrange todas as matérias, eu aconselho o site Iesde. Você pode dar uma lida melhor aqui Estude para o Enem com IESDE e Escola Zeus. Aproveite que os cursinhos Iesde e Escola Zeus se juntaram para essa super promoção. Lá você terá os professores mais preparados para quem deseja entrar em uma universidade federal. O site já está no ar há mais de 10 anos e é praticamente impossível dizer ao certo quantos alunos eles já aprovaram no Enem.

Aprenda como fazer um plano de estudos para passar no Enem
Avalie este artigo!
  • Esse conteúdo é um dos melhores que achei sobre Plano de Estudos! Parabéns!