Aprenda a criar uma rotina de estudos eficiente para começar a estudar

Arrow
Arrow
Slider

Começar a estudar (seja para concurso, vestibular ou enem) pode ser bastante difícil e desmotivador pelo fato do seu cérebro ainda não estar acostumado com uma rotina de estudos. Num primeiro momento é normal sentir preguiça, cansaço, estresse, dor de cabeça e falta de motivação.

Todos esses sintomas são uma forma do seu corpo dizer que estudar é chato e que não quer fazer isso. Muitos estudantes se deixam levar por essas manifestações e desistem de estudar. Mas se você está aqui, lendo esse artigo, já deve estar sentindo alguns desses sintomas, mas não deseja largar os estudos. Então hoje vou mostrar como é a minha rotina de estudos.

como criar uma rotina de Estudos

Como criar uma rotina de estudos

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que terá de se apaixonar pela sua rotina. Se, ao começar a criar seus horários de estudos você já estiver pensando que não vai segui-los, é bem provável que isso não dê certo mesmo.

Para ter uma experiência boa na sua rotina de estudos, você não pode ficar totalmente preso a ela. Imprevistos acontecem e uma hora ou outra você vai descumprir seus horários. Mas não esquenta, isso é normal. A verdade é que nosso cérebro odeia qualquer tipo de rotina, mas isso vai ser necessário até que os estudos se tornem um hábito. Quando isso acontecer, você vai sentir falta de estudar nos dias que não conseguir pegar num livro.

desistem de estudar

Então, agora você já devem ter sacado pra que serve a rotina de estudos. Nós vamos transformar essa rotina em um hábito. Vamos lá.

Conforto x zona de conforto

No meu caso, assim que comecei a estudar para concursos públicos sempre me sentia desmotivado. Acordava cedo para estudar, mas sempre ia fazer outra coisa. Mas num belo dia, resolvi fazer o oposto do que sempre fazia. Mas antes, veja como eu fazia pois você pode estar fazendo a mesma coisa.

Bom, eu nunca gostei de tomar café da manhã. Então, assim que eu acordava escovava os dentes e sem nem mesmo tirar o pijama já sentava em qualquer lugar e ia “estudar”. Com 15 minutos eu já estava dando uns cochilos ou minha cabeça começava a doer ou ainda pior: ia assistir tv. Tudo isso acontecia diariamente e foi assim até eu resolver tomar vergonha na cara.

Foi aí que eu resolvi sair da minha zona de conforto e procurar modos que me possibilitassem um estudo  de verdade. Comecei montando um local apropriado para meus estudos. Nada de estudar sentado no sofá ou na cama. Resolvi sair da minha zona de conforto (sofá e cama) e investi num local onde eu pudesse ter o conforto apropriado para estudar (uma cadeira legal e uma escrivaninha).

Começando a rotina de estudos

Apesar de perceber uma melhora significativa ao mudar o local de estudos, eu ainda sentia pouca disposição para estudar. Foi aí que resolvi criar essa rotina de estudos.

Ao acordar, a primeira coisa que comecei a fazer foi tomar café da manhã. Assim eu me mantinha saciado a manhã inteira e não sobrava tempo para sentir fome no meio dos estudos. Após tomar café, eu tomava um belo de um banho pra despertar. Na minha mesa de estudos ficavam só os materiais que eu ia estudar naquele horário.

Por falar em horário, esse foi o próximo passo:

Criar horários de estudos

Talvez um dos passos mais importantes para mim, foi a criação de um plano de estudos onde eu deveria cumpri-lo todos os dias. Num primeiro momento, comecei a estudar por aqueles quadros de estudos que se parecem um calendário. Foi horrível, pois como eu não conseguia cumprir os horários eu me sentia mais desmotivado. Demorei muito até achar o famoso Ciclo de Estudos do professor Alexandre Meirelles. Talvez tenha a melhor dica de estudos que já tive em toda essa caminhada como concurseiro.

Em outro artigo eu explico exatamente o que é esse Ciclo de Estudos: APRENDA A ESTUDAR USANDO O CICLO DE ESTUDOS. Além disso, no nosso canal do Youtube também tem um vídeo onde explicamos passo a passo como criar esse Ciclo, além de disponibilizar o material gratuitamente para quem quiser montar um: CANAL CONCURSEIROS DA MADRUGADA.

Lembre-se que nesse ciclo você só colocará os seus estudos. Não precisa colocar o horário que vai acordar, fazer almoço, trabalhar, ir pra academia etc. Por isso, nada de fazer um ciclo de estudos que você não consiga cumprir. Além disso, você deve ter tempo para lazer ou para resolver imprevistos.

Conclusão

Com o tempo, essa rotina vai se tornar um hábito. Basta ter disciplina. Seu corpo estará tão acostumado com os estudos que você vai sentir falta nos dias que não estudar. Comigo é assim! E da mesma forma que algumas pessoas sentem necessidade de assistir novela, séries ou de fazer alguma outra coisa, comigo isso acontece com os estudos. Às vezes, sinto peso na consciência quando passo um dia sem conseguir estudar.

Outro conselho pra quem está começando a estudar é que você dê uma lida nesse artigo: VOCÊ PODE SER UM SEDENTÁRIO MENTAL E TALVEZ NÃO SAIBA. Nesse texto você aprende a manter a qualidade nos estudos mesmo após horas de dedicação. Afinal de contas, o cansaço mental por vezes é pior que o cansaço físico.

Atualização

Pessoal, como muitas pessoas me mandaram e-mail pedindo pra fazer um vídeo sobre essa rotina de estudos, eu fiz e vou posta aqui. Não esquece de se inscrever lá no nosso Canal do Youtube: youtube.com/ConcurseirosdaMadrugada

Pessoal, eu espero que vocês tenham gostado das dicas. Tudo isso que escrevi deu muito certo pra mim. Se você estiver começando a estudar agora, com certeza terá muito sucesso se seguir essas dicas. Infelizmente não tive alguém que me passasse essas dicas quando eu estava começando, e tive que aprender tudo isso na garra.

rotina-de-estudos


  • Natalia

    O pessoal do verbo jurídico só esqueceu de colocar a fonte desses conselhos que é um estudo do filósofo russo chamado Gurdjieff