Como estudar matemática para o Enem

Arrow
Arrow
Slider

Olá pessoal, a partir de agora estarei abrindo uma brecha no site, que de início seria voltado somente para concurseiros, para estudarmos os conteúdos do Enem, pois muitas pessoas pediram para eu escrever artigos e disponibilizar materiais de estudos. Apesar de ter estudado para o Enem há muito tempo, eu e uma equipe especializada estaremos escrevendo os próximos artigos para vocês. E neste primeiro artigo, aprendam como estudar matemática para o Enem.Como estudar matemática para o EnemMais do que qualquer outra matéria, a matemática é conhecida por muitos como um verdadeiro bicho de sete cabeças. Por vezes, isso se deve a péssimos professores ou falta de atenção do aluno. Sim, a culpa pode ser sua ou do seu professor. Mas isso nem vem ao caso, o importante é que a partir de agora, sabendo ou não essa matéria, você aprenderá como estudar matemática para o Enem.

Em primeiro lugar, você deve saber que não existe nenhuma outra fórmula que te levará a gabaritar seu exame a não ser estudar e estudar. Mesmo assim, existem algumas maneiras de facilitar seu estudo. Vamos lá.

Como estudar matemática para o Enem

O que estudar

Se você não tem afinidade com esta matéria, agora é um pouco tarde para aprender tudo. A matemática é grande, infinita como seus números. Por isso você deve saber o que estudar. Não tente abraçar o mundo e estudar todo o conteúdo, afinal de contas isso te levaria ao fundo do poço. Eu fiz uma pesquisa a partir de provas antigas e vi que alguns conteúdos caem muito mais do que outros e, lógico, são esses que vocês devem focar.

banner-iesde

  • Função;
  • Estatística;
  • Probabilidade; e
  • Análise combinatória.

Funções de 1 e 2 grau

O candidato deve fazer muitos exercícios de funções de 1 e 2 grau, pois as questões de função podem aparecer com as mais variadas abordagens e, geralmente, o enunciado propõe uma situação em que o uso da função será necessário, mas sem deixar claro. A resolução de questões ajudará para que o candidato não erre na resolução da equação.

Estatística

Ao começar a estudar estatística, o candidato deve estudar média aritmética, a moda ou a mediana.

Na prova de matemática de 2014 houve ao menos quatro questões relacionadas a probabilidade, nas quais os candidatos deveriam prever alguma ocorrência com base em dados prévios.

Probabilidade e análise combinatória

Essa é muito conhecida pelo concurseiros nas provas de raciocínio lógico. Costuma ser o conteúdo cobrado com um nível mais elevado, com questões confusas e de difícil elucidação. Por isso, o candidato deve resolver várias questões de probabilidade junto com análise combinatória.

O importante é você saber que a prova apresenta questões com vários níveis de dificuldade e, nos últimos anos, as perguntas realmente complicadas são mais raras e quase não caíram mais.

Cursinhos

Se você tem muita dificuldade em matemática eu aconselho fazer um cursinho online em casa mesmo. Pagar professor particular pode sair muito caro e talvez não compense. Com bons professores, você consegue estudar e aprender tranquilamente. O curso “videoaulas de matemática” para o Enem e vestibular é voltado é exatamente para quem tem dificuldades nessa matéria.

De longe é o melhor cursinho pra quem quer aprender, mas tem muitas dificuldades em matemática. Aqui eu vou deixar o link para quem quiser conhecer —> estudar matemática para o Enem.

PROMOÇÃO DESCOMPLICA

Pessoal, eu sempre indico aqui no site o curso DESCOMPLICA por ser um dos melhores que tem para quem quer estudar para Enem. Apesar de já ter indicados outros como o IESDE e o Estratégia, o Descomplica realmente é o melhor. O curso do Descomplica é tão bom que eu resolvi fazer um texto onde falo tudo que você precisa saber sobre o Descomplica, além de deixar um cupom de desconto.

Eu Acredito que quase todo mundo já conhece esse cursinho preparatório, afinal de contas eles já estão preparando alunos para o Enem e vestibulares há cerca de uns 10 anos.

A grande novidade, além do preço, é relacionado as dicas. O Descomplica também é um dos maiores cursos preparatórios online do pais, e eles estão sempre disponibilizando várias dicas de como render mais nos estudos e como estudar de forma correta, por exemplo:

  • CONTEÚDO EXATO – Estudar somente o conteúdo exato para a prova, sem perder tempo, nem dinheiro com conteúdo errado.
  • TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM – Multiplicar a eficiência dos estudos com as técnicas certas, para você aprender mais, em menos tempo.
  • DIDÁTICA CERTA – Para que o seu cérebro absorva a informação corretamente e consiga localizá-la facilmente na hora da prova.

O que acompanha?

Além do acesso ao conteúdo exato para a prova desenvolvido pelo Descomplica, o maior especialista brasileiro em preparatórios online, o curso ainda é composto por:

  • Professores de renome nacional que sabem exatamente o que o aluno precisa estudar mostrando exatamente o caminho
  • Melhor preço do Brasil para este cursinho, exclusivo através deste site.
  • Metodologia que funciona independente da sua idade, do tempo que parou com os estudos ou do tempo disponível para estudar.

Mesmo assim eu aconselho que você dê uma lida no texto do link Descomplica vale mesmo a pena.

Banner-compra-iesde


  • Beatriz

    Muito bom esse curso fórmula do enem.. obrigada

    • Concurseiro da Madrugada

      muitas pessoas estão começando a pegar estratégias de estudos por ele e me indicaram, por isso postei aqui… que bom que realmente vale a pena