Dicas de como estudar para o concurso CBMGO 2016

Vocação é a palavra chave para quem deseja ingressar num dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados. Qual a criança que nunca sonhou em se tornar um bombeiro? Algumas deixam esse sonho de lado quando crescem, porém outras transformam esse sonho em objetivos de vida. Se se tornar um Bombeiro é o seu objetivo, se liga nesse artigo e veja como estudar para o concurso CBMGO e ser aprovado dentro do número de vagas.

O edital, que acabou de ser lançado, é muito esperado pelos concurseiros. Com a publicação do edital, podemos deixar o último edital do CBMGO de 2010 de lado e partir pros estudos com as disciplinas atualizadas.

como estudar para o concurso CBMGO

Requisitos para ingressar no CBM/GO

Antes de ver exatamente o que deve ser estudado, vamos analisar o que é preciso para fazer parte dessa corporação. Lembrando que o ingresso se dá por meio de concurso público, que conta com as seguintes etapas:

  • prova objetiva e discursiva, com caráter eliminatório e classificatório;
  • provas de aptidão física e mental, mediante testes físicos, o famoso TAF;
  • exames médicos;
  • vida preguessa.

Além desses testes, o Edital CBM-GO traz outros como: ser brasileiro; ter no mínimo dezoito e no 30 anos para o cargo de praça e 32 anos para oficiais; estar em dia com o serviço militar obrigatório; possuir idoneidade moral, comprovada mediante apresentação de certidões policial e judicial; estar em dia com suas obrigações eleitorais; possuir estatura mínima de 1,65 de altura se candidato do sexo masculino, e um 1,60 se do sexo feminino; além de ter concluído o ensino superior.

Como estudar para o concurso CBMGO

Aqui eu quero passar dicas de como utilizar várias técnicas para estudar para o concurso CBMGO independente. Mas antes vamos ver as matérias que serão cobradas.

A parte básica é compostas por:

  • Língua Portuguesa;
  • Realidade étnica do Goiás
  • Informática; e
  • Raciocínio Lógico.

Já as parte específica é compostas das seguintes disciplinas:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal Militar;
  • Legislação aplicável ao CBMGO; e
  • Combate a incêndio.

Aqui, eu também vou disponibilizar, gratuitamente, um plano de estudos baseado no Ciclo de estudos do professor Alexandre Meirelles. Quem ainda não conhece essa técnica, veja abaixo. Atualização: Baixe aqui o plano de estudos para o CBMGO 2016.

Plano de estudos para o CBMGO

Aprenda como fazer um plano de estudos para passar no Enem

Já que eu considero essa parte a mais importante vamos começar por ela. Depois que o edital saiu e você deu uma lida, você deve começar a montar um plano de estudos, mais precisamente o Ciclo de Estudos. O Ciclo é uma espécie de cronograma, onde você coloca as matérias que serão estudadas. A diferença entre o ciclo e o cronograma é que no ciclo você fica preso a uma matéria até concluir aquele tempo que você deve se dedicar a ela.

Eu não pretendo explorar muito essa parte do ciclo, porque têm outro artigo onde explico de uma forma mais fácil e detalhada como utilizá-lo, inclusive com um vídeo. O melhor conselho que eu posso dar para você é que utilize o Ciclo de Estudos em vez do cronograma de estudos. Além disso, assim que sair o edital eu vou disponibilizar o ciclo de estudos específico para esse concurso lá na nossa página do facebook. Clique aqui para acompanhar nosso face.

Como fazer revisões

A revisão é uma parte muito importante durante os estudos de qualquer disciplina, pois nos ajuda a lembra-se do que foi estudado. Eu não gosto de revisar as disciplinas logo após terminar de estudá-la, porque com certeza ainda vou me lembrar de tudo que estudei. Por isso, gosto de dedicar um dia da semana somente para fazer as revisões como no sábado, por exemplo.

Sempre reviso tudo que estudei durante a semana. Essa revisão se dá por meio das minhas anotações e dos exercícios, que são essenciais para obter um melhor desempenho na hora da prova. Você também vai entender melhor como funcionam as revisões vendo o vídeo abaixo:

Cursinhos online para o CBMGO

De nada adianta você ter um bom planejamento e utilizar várias técnicas de estudos se você não estudar por um bom cursinho. Quem já acompanha meu site há algum tempo sabe o ódio que tenho de cursinhos presenciais, e são vários os motivos:

  • Perder tempo no trânsito
  • Falta de organização
  • Professores faltam sem avisar
  • As dúvidas dos outros alunos às vezes mais atrapalham do que ajudam
  • Professores com baixo nível de sabedoria sobre o assunto

Ainda têm outros milhares de motivos que me fazem odiar os cursinho presenciais. PS: já estudei em grandes cursinhos e sei do que estou falando. Na verdade, foi por causa disso que resolvi estudar por cursinhos online e só posso dizer uma coisa: não tem nada melhor que cursinho online.

Para estudar para o concurso CBMGO eu acredito que seja ainda melhor estudar por cursinho online por causa das disciplinas específicas como Combate a incêndio, legislação específica, Primeiro socorros etc. Afinal de contas, como você nunca deve ter visto essas disciplinas à fundo, você poderá estudar no seu tempo e no conforto do seu lar ou em uma biblioteca, sem falar que você poderá assistir as aulas quantas vezes forem necessárias para sanar as dúvidas.

cbmgo-go

Considerações

Com o edital já divulgado é importante que você comece desde já a se preparar, pois as disciplinas tem um nível de dificuldade elevado e ainda conta com prova discursiva, o que eleva ainda mais o nível da prova. Então é isso, siga essas dicas e monte seu ciclo de estudos. Se você gostou das dicas de como estudar para o concurso CBMGO, deixe seu comentário abaixo e curta esse artigo, isso nos ajuda a trazer sempre um conteúdo de qualidade.

Nesse artigo você viu:

  • Os requisitos do CBMGO
  • Como montar um plano de estudos para o CBMGO
  • Como fazer revisão
  • Cursinho online para CBMGO
Gostou do texto? Avalie
  • Renata

    Realmente essas dicas vão me ajudar bastante. Como você disse, meu sonho se tornou um objetivo de vida. Obrigada pelas dicas de como estudar para o concurso CBMGO