9 dicas de como estudar para OAB e finalmente ser aprovado

Pelos comentários nas postagens, pude perceber uma grande quantidade de estudantes de direito que tem me procurado e me pedido para fazer um artigo com algumas dicas sobre como estudar para OAB – Ordem do Advogados do Brasil. Entre um dos exames de ordem mais difíceis do Brasil é comum vermos pessoas comentando: “A prova foi feita para reprovar”, e é mesmo! Quem chegou a ver as últimas provas da OAB pode perceber como o nível de dificuldade está sempre maior.

Por isso, eu não vou te passar uma fórmula mágica para passar na prova. Até porque isso não existe! Tudo depende muito do emocional e do esforço de cada um. Mas vou passar algumas dicas que, com certeza, te ajudarão durante a preparação. Ter uma boa fonte de estudos também é algo muito importante, por isso vou deixar um link para um site onde você pode estudar de graça para OAB e também vou indicar o melhor cursinho pago. Vamos lá.

PS: ao final do texto também deixarei um link com um curso online achado na net para estudar para OAB. Lembrando que o curso foi achado e não me pertence. Por isso não me responsabilizo pelo mesmo.

estudar para OAB

Como estudar para OAB

Prepare-se antecipadamente

Acredito que essa seja a dica de ouro. Quando eu digo antecipadamente, você deve estudar para OAB bem antecipado mesmo. Tipo, ainda durante a faculdade. Sempre tem aquele pessoal que é meio aventureiro. Vai para a faculdade por ir ou porque o pai o obriga a ir (pasmem, mas ainda existe isso).

Procure fazer uma faculdade com notas entre boas e excelentes. Se você é daqueles que mal vai a faculdade e nunca pegou em um livro, meu amigo, sinto muito mas você não vai passar na OAB. Mas a vida não dá mole para ninguém e banca como FGV, CESPE muito menos.

Saiba o que estudar

Pode parecer brincadeira, mas não é. Alguns candidatos à prova da OAB chegam ao tão esperado dia sem saber o que deveria ter sido estudado. Sobre esses candidatos, nem precisamos falar o que acontece, mas o fato interessante é que mesmo os candidatos que estejam se preparando de forma “adequada” se surpreendem quando chegam ao dia da prova e parece que não estudaram nada do que caiu.

Nestes casos, a técnica de estudo utilizada não foi a mais adequada. Se você deseja estudar de forma que te deixe com 100% de chances de ser aprovado dê uma olhada aqui (LINK) e conheça também alguns sites para estuda de graça para a OAB aqui.

É concurseiro também?

Se você ainda consegue um tempinho para estudar para concurso também, não tem problema. Aproveite e intercale as matérias. Mas tente definir seus objetivos, tenha foco e saiba como estudar para a OAB e como estudar para concurso.

Estude em casa, na rua, na chuva ou na fazenda…

Isso mesmo. Estude em todos os lugares possíveis. Seja no conforto da sua casa ou na solidão de uma biblioteca. O importante aqui é não largar os livros. Se for em um lugar onde não dê para levar livros, procure instalar aplicativos para estudar para concurso.

Leis atualizadas

Assim como em concursos públicos, é essencial que você tenha leis atualizadas. Sim, eu sei que a quantidade de livros que se tem que comprar para a faculdade é enorme, mas isso não nos exime de ler a lei seca. Se a grana estiver curta, saiba como conseguir livros de graça do Senado Federal.

Grupos de estudo

Procure ajuda de colegas que também estão no mesmo barco que você. O objetivo da prova da OAB é filtrar aquelas pessoas que realmente têm capacidade de exercer a advocacia. Quem melhor do que seus colegas de classe para montar um grupo para estudar para OAB?

Linguagem

Esteja familiarizado com a linguagem utilizada pelos juristas, mas conhecida como juridiquês para os íntimos. É basicamente a mesma coisa de você marcar uma viagem para a Russia e não saber falar outra língua além do português.

Emocional

Se você já prestou o exame outras vezes e não passou, é bem provável que o seu problema já não seja apenas em como estudar para OAB, mas talvez seja um problema emocional. Procure resolver isso, pois toda a tensão que a prova provoca pode te desestabilizar e te tirar mais um oportunidade.

Material de estudos

É muito difícil passar no Exame da Ordem quando você não tem um material de qualidade para basear os estudos. Como sempre, nós testamos muitos cursos e sempre fazemos uma espécie de review dos que achamos serem os melhores. Dessa vez, eu vou passar a bola para o nosso colaborador Rafael Oliveira, aprovado no último Exame da Ordem.

E aí pessoal, beleza? Então, eu me chamo Rafael Oliveira. Eu passei no último Exame e me senti muito feliz, pois eu estava com muitos problemas familiares e passei o ano quase todo sem estudar direito. Me dediquei de verdade somente alguns meses antes da prova. Eu já tinha tomado bomba no ano anterior, e por isso eu resolvi mudar minha técnica, na verdade eu conheci um site que me fez mudar a técnica de estudos: é o site Fórmula OAB.

Conheci esse site por meio de alguns amigos da faculdade. O que mais me chamou a atenção à princípio foi o valor, pois eu estava quebrado e ele era um dos mais acessíveis e que ajudaria na 1ª e 2ª fase. Como eu já estava na mer#@ resolvi arriscar. Logo de cara eu gostei do site porque ele é totalmente atualizado. Pra mim, isso era ótimo, pois eu não tinha tempo de ficar pesquisando material atualizado na internet.

Outro ponto a favor é o é que o site realmente é uma Fórmula para quem não tem muito tempo disponível para estudar para a OAB, por isso eles disponibilizaram um cronograma matador. O site também te dá um prazo de alguns dias para você fazer o teste. Caso não goste, eles devolvem seu dinheiro. Acredito que isso dê mais segurança na hora de assinar, pois a gente nunca sabe se vai gostar ou não.

O melhor mesmo é que você vai aprender exatamente o que estudar para a OAB. Assim você não precisa perder tempo estudado aquelas matérias que não caem.

Eu aconselho que você dê uma olhada nesse vídeo —> clique aqui e logo após dê uma lida nos comentários também. Todo mundo fala bem desse site, e o número de pessoas que diz que passou na OAB estudando por ele é enorme, inclusive eu.

Curso Estratégia Concursos é o melhor para OAB

Como o Wellington disse acima, eu vou deixa um link para um site onde você pode estudar de graça para a OAB, mas antes já quero adiantar que é bom conciliar com um cursinho pago. Isso é uma coisa que eu aprendi estudando todos esses anos, se você quer passar vai ter que desembolsar uma grana. Isso é fato! O cursinho grátis você pode conhecer melhor lendo o artigo como estudar de graça para OAB.

Para conciliar com este curso gratuito eu aconselho que você utilize o material do Estratégia, mas por favor: nada de baixar o cursinho desatualizado da internet. Essa é a dica mais importante de todas. Nem tente fazer a prova se for estudar por material desatualizado. Na época que eu resolvi estudar para OAB eu estava totalmente quebrado, sem dinheiro pra nada, mas peguei uma grana emprestada com familiares e comprei esse curso do Estratégia. E quer saber? Não me arrependo! O mais importante foi que eu passei. Quem quiser conhecer o curso e baixar um material gratuito deles basta CLICAR AQUI ou clicar no banner abaixo:

baner curso oab estrategia

Por fim, como tudo nesta vida quando estiver chegando o dia da prova tente manter a calma e o seu controle emocional. Nada de se desesperar, ok?!

Se você estudou todo o conteúdo de forma correta, é bem provável que você passe.

9 dicas de como estudar para OAB e finalmente ser aprovado
5 (100%) 3 votes
  • Nathan

    valeu..
    to usando o fórmula da OAB e to gostando…
    Espero que dê resultado na hora da prova

    • Concurseiro da Madrugada

      estou na torcida

  • Antônio

    o curso fórmula da OAB me ajudou basntante no último exame, porém cometi alguns erros e não consegui a pontuação, mas vamos lá de novo. PS: valeu pelas dicas de como estudar para OAB

  • Carlos Eduardo

    A prova tá chegando e com certeza essas dicas de como estudar pra oab vão me ajudar bastante, meu caro.