Veja como ser aprovado no Enem faltando menos de 4 meses para a prova

Ser aprovado no Enem é o sonho de vários estudantes que almejam entrar nas Universidades Federais espalhadas por todo o Brasil. Mas quando começa a chegar mais perto do dia da prova, a forma de estudar deve sofrer alterações e se tornar mais objetiva. Nesse artigo você vai poder ver exatamente isso: como deixar seus estudos mais objetivos usando o Ciclo de Estudos e o Método Check-up.

Além disso, dê uma lida no artigo Descubra por que o curso Descomplica Enem é o mais usado entre vestibulandos para finalmente descobrir qual é o segredo utilizado pelo Descomplica para ter tantos aprovados. Se você acha que é impossível passar no Enem estudando há menos de quatro meses da prova, se liga nessas dicas e comece a estudar agora mesmo.

O primeiro passo para conseguir ser aprovado no Enem estudando nessa reta final é se manter organizado e motivado. Agora é a hora de correr atrás do tempo perdido e se dedicar ao máximo, pois você ainda está no jogo e ainda pode conseguir a sua tão sonhada vaga.

como ser aprovado no Enem

Como ser aprovado no Enem

Antes de qualquer coisa, você deve se atualizar e saber que as provas do Enem vão ocorrer nos dias 5 e 6 de novembro, com abertura dos portões ao meio-dia e o fechamento a uma da tarde.

Injete motivação

Amigo, se você está lendo esse texto é por que, provavelmente, já está estudando há algum tempo, mas precisa consertar algumas coisas nos estudos. O problema é que agora temos pouco tempo para estudar e não podemos perder tempo com outras coisas. Então, a partir de hoje você montará um planejamento de estudos semanais (farei um com você mais embaixo).

como-ser-aprovado-no-Enem-1

Esse planejamento vai ajudar você a manter um ritmo bom de estudos e vai afastar a procrastinação. Um outro problema típico de reta final é que quando estamos sob pressão, temos o hábito de procrastinar, ou seja deixar as coisas para fazer depois. Mas se lembre que depois da prova você pode fazer o que quiser, mas agora não é hora de perder tempo com coisas fúteis.

Aqui no site eu sempre estou publicando matérias sobre pessoas que tinham tudo na vida para ser um “ninguém”, mas que graças aos estudos hoje estão formados ou cursando boas universidades e com bons empregos. Aproveite isso para se motivar. Aqui no site tem uma aba só com esses exemplos de motivação, pois eu sei exatamente que nós, estudantes, somos muito vulneráveis e precisamos nos motivar sempre.

Conteúdo programático

Sobre os estudos, você precisa se manter atualizado com o seu conteúdo programático. Basta acessar o site do INEP AQUI e ver. Com base nesse conteúdo nós iremos criar o nosso planejamento de estudos em forma de Ciclo.

Planejamento de estudos

Talvez você estude por aquele cronograma de estudos simples, onde você coloca as matérias como se estivessem em um calendário, como esse da foto:

Plano-de-estudos-tradicional

Entretanto, esse modelo de estudo está ficando defasado, pois ele não é nenhum pouco motivacional. Um professor desenvolveu uma técnica chamada Ciclo de Estudos. Eu fiz um vídeo e disponibilizei no youtube onde eu explico exatamente por que você deve estudar por esses Ciclos.

Esse vídeo pode ser aplicado por qualquer pessoa que estude para concursos, Enem etc. Basta adaptá-lo. O vídeo é bem rápido e com certeza você pode tirar muito proveito disso, veja abaixo:

45 dias antes da prova

Quando estiver faltando 45 dias para a prova, a situação fica um pouco mais complicada, pois o nervosismo também começa a bater e nos esquecemos de grande parte das coisas que passamos meses estudando. Mas, mesmo assim dá tempo para estudar. Aqui vocês vão utilizar um método chamado Check-Up.

Método Check-Up

Poucas pessoas sabem disso, mas a maioria das provas tanto para o Enem como para concursos tem uma margem onde o examinador sempre aplica o mesmo conteúdo em todas as provas. Veja bem, eu disse o mesmo conteúdo, não disse que serão as mesmas questões. É como se fosse o conteúdo preferido do examinador, que está presente em todas as provas.

Esse método é muito bom para ser utilizado faltando cerca de 45 dias para a prova. E ele é tão bom que eu resolvi escrever um artigo onde eu explico de forma mais detalhada esse método: CONHEÇA O MÉTODO CHECK-UP PARA O ENEM.

Cursinhos

Amigo, independente de faltar 30 dias, 4 meses, uma semana ou 1 ano, você deve estudar por cursinhos. É muito difícil uma pessoa que estudou sem fazer cursinho conseguir uma vaga, pois são muitas matérias e o nível da prova é muito alto.

A partir dos últimos 4 meses para a prova, se você quer ser aprovado no Enem, a melhor coisa a se fazer é resolver muitos exercícios. Um dos cursinhos para o Enem que mais possui conteúdo direcionado à resolução de questões é o Descomplica. Quem quiser saber mais dê uma lida nesse outro artigo aqui: DESCOMPLICA É CONSIDERADO O MELHOR CURSINHO ENEM DO BRASIL.

Aprenda tudo que não sabe

Sabe aquela história de que estudamos mais aquelas matérias que gostamos mais? Pois é, agora você tem que mudar isso, pois você já deve estar craque nessas matérias em que você tem mais facilidade. Agora você deve partir para aquelas matérias que você tem mais dificuldades de aprender.

Quantas horas estudar para ser aprovado no Enem

Esqueça esse mito de que para passar em provas difíceis você deve estudar 8 horas por dia. isso não existe. Cada organismo funciona de uma maneira diferente e você deve achar sua melhor forma de estudar. Às vezes, estudar muitas horas pode diminuir o rendimento, e não é isso que queremos aqui.

Se você não tiver muito tempo para estudar e ainda falta muito conteúdo para ser visto, opte por estudar as matérias que julgar ser mais importantes baseado no curso que quer fazer.

Avalie este artigo!