Concurso para Delegado da Polícia Civil-MT 2017 | baixe material gratuito

Com a publicação do edital do concurso para Delegado da Polícia Civil-MT – Delta PC-MT – no Diário Oficial do Estado é hora de começar a se preparar. Nesses últimos dias eu já havia comentado sobre a possível divulgação do edital ainda este mês. O concurso, que tem uma remuneração inicial de R$ 19.316,49, visa preencher 300 vagas para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Acompanhe esse artigo e veja dicas de como se preparar para esse super concurso.

Pedro Taques, governador do Mato Grosso,  junto com o secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, já haviam anunciado em fevereiro a autorização de vários concursos na área da segurança para preencher 2.442 vagas entre Policiais Militares, Civis e Técnicos da Perícia Oficial em todo o Estado. A equipe do governo manteve a palavra e a banca Cespe/UNB será a organizadora do Concurso para Delegado da Polícia Civil-MT 2017. Agora que foi divulgado o edital é hora de começar a focar no conteúdo. Abaixo veremos como.

Concurso Polícia Civil-MT

Sobre o edital concurso Polícia Civil-MT

A previsão do governo é recompor o quadro Delegados, que estaria muito abaixo do necessário. Em um primeiro momento o governo anunciou que o concurso de Delta da Polícia Civil-MT seria para preencher 130 novas vagas, mas com a publicação do edital ficou claro que serão chamados para a correção da prova objetiva 300 candidatos. A prova será aplicada no dia 9 de julho.

O cargo de Delegado em Mato Grosso exige nível superior  em direito e é necessário ter no mínimo 21 anos e no máximo 45. Sobre a prática jurídica que está sendo cobrada na maioria dos concursos para Delegado o edital não restringiu, portanto não é necessária. veja o edital do concurso AQUI.

Disciplinas edital de Delegado da PC-MT

A prova desse Concurso para Delegado da Polícia Civil-MT será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo 30 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos.

Conhecimentos gerais:

  • Língua Portuguesa
  • Ética e filosofia;
  • Geografia de MT;
  • História, política e economia de MT.
Conhecimentos específicos:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Processo Penal;
  • Legislação Complementar.

Dicas para o  Concurso para Delegado da Polícia Civil-MT

Agora que o edital do Concurso para Delegado da Polícia Civil-MT foi lançado fica mais fácil passar algumas dicas de preparação.

1. Monte um plano de estudos

O primeiro passo para estudar para esse concurso montar um bom plano de estudos. Você pode aproveitar que o edital não está muito extenso e montar um bom plano de estudos. Eu aconselho que você dê uma lida no artigo Como estudar para concursos policiais.

2. o que devo estudar

Geralmente, o edital do Cespe, quando se trata de concurso policial, a prova costuma ser mais complicada e cair muita jurisprudência. Portanto, para esse Concurso para Delegado da Polícia Civil-MT além de estudar todas as matérias que estão no edital, não se esqueça de ler todas as súmulas voltadas à disciplina em questão.

Outro fator determinante para que você seja aprovado em qualquer concurso de delegado no Brasil é você se lembrar de estudar as matérias não-jurídicas, ou seja, a parte de conhecimentos gerais. Como você está se arriscando num concurso onde é necessário ser formado em direito e ter prática jurídica, é bem provável que na parte de legislação todos os candidatos se saiam bem, por isso, quem se destacar nas demais matérias ficará bem colocado.

Também é necessário resolver muitas questões. Portanto, faça um cursinho que ofereça uma grande quantidade de questões. Vamos falar disso abaixo.

3. Cursinhos

Não é de hoje que o nível dos concursos estão cada vez mais altos. Com os concorrentes mais preparados, as bancas estão colocando questões cada vez mais difíceis e com uma interpretação mais complicada. Por isso é necessário se preparar da melhor forma possível, ainda mais quando se trata da banca Cespe.

Tem três cursinhos que eu considero serem os melhores pra área policial: Damásio, Estratégia e LFG. Já estudei pelos três, e posso garantir que são os melhores. Eu costumo indicar o Estratégia, pois foi estudando por ele que eu consegui ser aprovado em 3 concursos da área de segurança: Agepen-DF, Secria-DF e Polícia Civil de Goiás. Eu acho os PDFs do Estratégia bem completos, com bons resumos e uma grande quantidade de exercícios. Além disso, é o único cursinho onde é possível baixar um material gratuito, então vou ensinar como baixar:

Antes de qualquer coisa, entre no site: AQUI. Basta fazer uma busca rápida no site do Estratégia por “PC-MT“. Após isso, entre no curso e clique em baixar material demonstrativo. Pronto, é bem fácil. Outra dica interessante, é que se você já estiver estudando há um bom tempo para áreas policiais você pode comprar aulas específicas como geografia, história, política e economia de Mato Grosso.

Como fazer redação para concurso público de forma simples

4. Exercícios

Eu sempre falo da importância de se fazer exercícios quando se trata de qualquer concurso que seja. Um fato que está ao nosso favor é a facilidade de se achar questões dos mais diversos níveis de dificuldade da organizadora do concurso, a Cespe/UNB. Em sites como o QConcursos por exemplo, é possível resolver milhares de questões da banca.

Resolver exercícios ajuda na fixação da matéria estudada, além de fazer com que você pegue o estilo que é cobrado por ela. E todo mundo sabe da dificuldade que é passar nas provas de estilo certo/errado. Inclusive, abaixo vou deixar uma dica do que me ajudou a passar em concursos da banca Cespe.

5. Detone a banca Cespe

Na verdade, quando se fala em qualidade e nível, não tem nem o que discutir: A Cespe é a melhor banca. Mas se você também tem dificuldades de se adaptar ao estilo utilizado, com as questões erradas anulando as certas, eu aconselho que você leia o Ebook Manual da Aprovação, do Guilherme Silveira. É um livro que sempre me ajudou, pois abriu minha mente e mudou minha forma de estudar para concurso, principalmente os organizados pelo Cespe. Por isso eu estou sempre indicando ele aqui no site.

Em outro artigo eu também conto essa história, depois que eu comecei a estudar por esse Manual, eu passei em dois concursos policiais no Distrito Federal em um intervalo de 6 meses entre um e outro, sendo que o segundo concurso eu estudei só dois meses e consegui a aprovação. Agora minha meta é o concurso da PRF e meu Manual tá aqui do lado.

PRF 2017: VEJA O ANDAMENTO DO CONCURSO E VÁRIAS DICAS DE ESTUDOS

Se você tiver dúvidas sobre o Livro Manual da Aprovação, eu até escrevi um artigo aqui no site sobre ele. É só dar uma olhada aqui → COMO O MANUAL DA APROVAÇÃO ME AJUDOU A PASSAR EM CONCURSO. Vai ajudar bastante você que quer ser aprovado nesse concurso para Delegado da Polícia Civil-MT.

6. Faça revisões

Fazer exercícios é uma ótima forma de revisar seu conteúdo, mas você deve ir além. Separe algum dia da semana (pode ser até o dia de fazer exercícios) somente para fazer as revisões. Muitos candidatos não conseguem fazer revisão do seu próprio resumo. Eu por exemplo, no começo não conseguia estudar os meus resumos e o resultado é que não prova esquecia grande parte do que estudei. Isso é mais comum do que você pensa.

O que você precisa entender é a importância de se fazer revisões constantemente. Para isso, é necessário conhecer a famosa Curva do Esquecimentos de Ebbinghaus. De acordo com o psicólogo alemão, Ebbinghaus, a leitura dos nossos resumos faz com que lembremos cerca de 50% a mais do que estudamos. Quando não revemos o conteúdo é comum esquecer quase 75% em apenas 6 dias. Para você entender melhor dê uma lida no artigo onde eu falo como estudar resumos.

7. A melhor apostila pra Delegado da PCMT

Para estudar pras áreas policiais eu sempre gostei de utilizar apostilas como forma de fazer revisões e exercícios. Em vez de ficar procurando questões na internet ou assinar sites de resoluções, eu prefiro comprar as apostilas online ou impressas, pois o custo x benefício é muito melhor. Como exemplo, quando fiz o concurso de Agente Penitenciário do Distrito Federal eu utilizei a Apostila Opção para revisar as disciplinas. Entretanto, no caso do concurso de Delegado eu fiz uma análise e percebi que a Apostila da editora Nova Concursos está mais organizada e elaborada. Abaixo você pode conferir as vantagens:

apostila delegado pjc-mt

Apostila Delegado PJC-MT 2017

A apostila está atualizada de acordo com o edital 2017. Além da apostila você ganha um curso online de História e Geografia do MT. A apostila está dividida em 3 volumes, contém 1344 páginas divididas entre todas as disciplinas e vários exercícios da banca organizadora. Você também pode escolher entre a apostila ser impressa ou online.

Dica Extra

Como eu disse acima, eu fui aprovado em 3 concursos da área de segurança e em um deles a banca organizadora foi exatamente a Cespe/UNB. Uma boa dica para fazer essa prova é ser legalista ao extremo. Assim, caso uma questão não deixe claro se a resposta deve ser de acordo com a lei, a doutrina ou a jurisprudência a lei deve prevalecer. Por isso é interessante que você tenha uma lei sempre atualizada. Isso vai facilitar sua preparação para ser aprovado no concurso para Delegado da Polícia Civil-MT.

Outros concursos policiais

Se você já estuda para concursos policiais há bastante tempo ou vai começar a estudar agora para esse concurso Polícia Civil-MT, saiba que a hora para prestar esses concursos é muito boa. É uma área onde a crise nunca bate, pois uma greve realizada por essas categorias pode derrubar um governador. Sem falar que vários Estados estão lançando editais para concursos policiais e em outros Estados já existe autorização.

VEJA A LISTA DE CONCURSOS POLICIAIS AUTORIZADOS 

Como as matérias sempre são muito parecidas, você estuda uma vez para os concurso de vários Estados diferentes, além da própria Polícia Federal e da PRF. Então, as melhores dicas que eu posso dar são essas: monte um bom plano de estudos; estude por bons livros e cursinhos; fique por dentro das jurisprudências e esteja sempre motivado para essa caminhada, que só é impossível para aqueles que desistem.

Concurso para Delegado da Polícia Civil-MT 2017 | baixe material gratuito
5 (100%) 5 votes
  • Alexia

    excelente texto, mas você sabe me dizer se o Estratégia tem o material de História, política e economia de acordo com esse edital delegado PC-MT

  • Wellington

    Já baixei o material desse concurso para Delegado da Polícia Civil-MT lá no Estratégia. Valeu pelas dicas

  • Ricardo

    Eu nem sabia que esse edital do concurso de Delta MT ia sair

  • Bruno

    Agora é estudar e dar um gás nessas matérias de geografia, história, política e economia de MT. Daqui uns dias sou o mais novo delegado da PC-MT

  • Carlos

    adoro o cursinho do Estratégia.. passei na pm estudando com eles. Mas agora chegou a vez de estudar pra esse concurso de delegado PJC-MT

  • Alessandro Faria

    estudo 18 horas por dia. desistam!