Concurso Polícia Civil-MT | baixe material gratuito

Arrow
Arrow
Slider

Nesses últimos dias a quantidade de artigos que venho publicando aqui no site sobre concursos da área policial é enorme. Entre eles estão: PRF, Polícia Civil de Goiás, PM de Goiás, além do concurso do Corpo de Bombeiros do DF que é um dos mais aguardadas e está prestes a ser lançado o edital. Agora chegou a vez de Mato Grosso ter novidades em relação ao concurso da polícia civil. A banca Cespe/UNB será a organizadora do concurso Polícia Civil-MT, que abrirá cerca de 130 vagas para o cargo de Delegado. Acompanhe esse artigo e veja dicas de como se preparar para esse super concurso.

Concurso Polícia Civil-MT

Concurso da segurança pública em Mato Grosso

Pedro Taques, governador do Mato Grosso,  junto com o secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, já haviam anunciado em fevereiro a autorização de vários concursos na área da segurança para preencher 2.442 vagas entre Policiais Militares, Civis e Técnicos da Perícia Oficial em todo o Estado. A equipe do governo vem mantendo com a palavra, e agora foi divulgado que o Cespe será o organizador do concurso Polícia Civil-MT.

Sobre o edital concurso Polícia Civil-MT

A previsão do governo é recompor o quadro Delegados, que estaria muito abaixo do necessário. Em um primeiro momento o governo anunciou que o concurso de Delgado da Polícia Civil-MT seria para preencher 130 novas vagas, mas como há uma grande necessidade por Delegados, esse número pode ser maior. No total, seriam 60 vagas imediatas e o restante formariam o cadastro de reserva.

O cargo de Delegado em Mato Grosso exige nível superior  em direito. A remuneração pode passar os R$9 mil. Sobre a prática jurídica que está sendo cobrada na maioria dos concursos para Delegado, por enquanto não se tem nenhum informação. Além disso, o esperado é que o edital seja lançado dentro dos próximos dias.

Último edital de Delegado da PC-MT

O último concurso Polícia Civil-MT realizado para o cargo de Delegado aconteceu em 2009, e a organizadora foi a Funemat. Na época, o edital contou com 60 vagas, e já era necessário diploma de Bacharel em Direito, mas não houve necessidade de prática jurídica. As etapas do concurso foram:

  • prova objetiva;
  • prova dissertativa;
  • prova oral;
  • Avaliação de títulos;
  • Exame de saúde;
  • Teste de aptidão física – TAF;
  • Avaliação psicológica; e
  • Investigação social.

A prova objetiva teve as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Geografia e história de Mato Grosso; Administrativo; Constitucional, Penal e Processo Penal, além de Administração pública.

Dicas para o concurso de Delegado da Polícia Civil-MT

Mesmo sem ter edital lançado fica fácil dar dicas para esse concurso, afinal de contas o Cespe tem um estilo próprio e peculiar de lançar editais para polícia. Então vamos as dicas:

#1 – Esqueça o último edital

O primeiro passo para estudar para esse concurso é esquecer esse último edital do concurso Polícia Civil-MT em 2009. Pode ter certeza que a banca Cespe não vai colocar o edital parecido, além disso é bem provável que as questões sejam no estilo certo e errado.

#2 – o que devo estudar

Geralmente, o edital do Cespe, quando se trata de concurso policial, é mais arroz com feijão – não tem muitas mudanças. Eu arriscaria estudar as seguintes matérias: Língua Portuguesa; Informática; Raciocínio Lógico e Atualidades na parte básica. Já a parte específica seria Direito Penal; Constitucional; Processo Penal; Administrativo; Direito Civil e Criminologia.

Além dessas matérias, eu acredito que terão bem mais, entretanto eu deixaria para estudar essas outras depois do edital.

#3 – Cursinhos

Não é de hoje que o nível dos concursos estão cada vez mais altos. Com os concorrentes mais preparados, as bancas estão colocando questões cada vez mais difíceis e com uma interpretação mais difícil. Por isso é necessário se preparar da melhor forma possível, ainda mais quando se trata da banca Cespe.

Tem três cursinhos que eu considero serem os melhores pra área policial: Damásio, Estratégia e LFG. Já estudei pelos três, além de outros, mas esses são os melhores na minha opinião. O único que é possível baixar um material gratuito é o Estratégia, então vou ensinar como baixar.

Antes de qualquer coisa, entre no site: www.estrategia.com.br/. Caso o curso já esteja disponível para compra, basta fazer uma busca rápida no site por “POLÍCIA CIVIL DE MT”. Após isso, entre no curso e clique em baixar material demonstrativo. Pronto, é só baixar.

 

#4 – Exercícios

Eu sempre falo da importância de se fazer exercícios quando se trata de qualquer concurso que seja. Um fato que está ao nosso favor é a facilidade de se achar questões dos mais diversos níveis de dificuldade da organizadora do concurso, a Cespe/UNB. Em sites como o QConcursos por exemplo, é possível resolver milhares de questões da banca.

Resolver exercícios ajuda na fixação da matéria estudada, além de fazer com que você pegue o estilo que é cobrado por ela. E todo mundo sabe da dificuldade que é passar nas provas de estilo certo/errado. Inclusive, abaixo vou deixar uma dica do que me ajudou a passar em concursos da banca Cespe.

Detone a banca Cespe

Na verdade, quando se fala em qualidade e nível, não tem nem o que discutir: A Cespe é a melhor banca. Mas se você também tem dificuldades de se adaptar ao estilo utilizado, com as questões erradas anulando as certas, eu aconselho que você leia o Ebook Manual da Aprovação, do Guilherme Silveira. É um livro bem barato (estamos disponibilizando de graça no link acima) e que sempre me ajudou, pois abriu minha mente e mudou minha forma de estudar para concurso, principalmente os organizados pelo Cespe. Por isso eu estou sempre indicando ele aqui no site.

CESPE

Em outro artigo eu também conto essa história, depois que eu comecei a estudar por esse Manual, eu passei em dois concursos policiais no Distrito Federal em um intervalo de 6 meses entre um e outro, sendo que o segundo concurso eu estudei só dois meses e consegui a aprovação. Agora minha meta é o concurso da PRF e meu Manual tá aqui do lado.

PRF 2016: VEJA O ANDAMENTO DO CONCURSO E VÁRIAS DICAS DE ESTUDOS

Se você tiver dúvidas sobre o Livro Manual da Aprovação, eu até escrevi um artigo aqui no site sobre ele. É só dar uma olhada aqui → COMO O MANUAL DA APROVAÇÃO ME AJUDOU A PASSAR EM CONCURSO. Você também pode ir direto pra página do Manual.

Outros concursos policiais

Se você já estuda para concursos policiais há bastante tempo ou vai começar a estudar agora para esse concurso Polícia Civil-MT, saiba que a hora para prestar esses concursos é muito boa. É uma área onde a crise nunca bate, pois uma greve realizada por essas categorias pode derrubar um governador. Sem falar que vários Estados estão lançando editais para concursos policiais e em outros Estados já existe autorização.

VEJA A LISTA DE CONCURSOS POLICIAIS AUTORIZADOS 

Como as matérias sempre são muito parecidas, você estuda uma vez para os concurso de vários Estados diferentes, além da própria Polícia Federal e da PRF. Então, as melhores dicas que eu posso dar são essas: monte um bom plano de estudos; estude por bons livros e cursinhos; fique por dentro das jurisprudências e esteja sempre motivado para essa caminhada, que só é impossível para aqueles que desistem.