7 dicas valiosas de como afastar o sono na hora de estudar

Essa é uma das maiores batalhas da maioria dos concurseiros. As vezes, é só pegar um livro que logo começam os bocejos e os olhos vão ficando pesados. Mas você sabia que resolver esse problema pode não ser tão difícil?! Na verdade, é mais uma questão de mudança de hábitos e um pouco de costume. Fique aqui e descubra como afastar o sono na hora de estudar para concurso ou vestibular.

O sono não é o problema em si. O problema é que você começa a perder a sua concentração e a capacidade de raciocínio durante esses momentos de sonolência. Logo, sua qualidade nos estudos é mínima e não rende nada. Mas a maioria dos estudantes não gostam muito de ter boa noites de sono, to mentindo?!

É comum pensarmos que dormir é, na verdade, uma perda de tempo, mas o sono é muito importante para o bom funcionamento do corpo e também para os estudos. É exatamente por causa desse descanso que nosso corpo adquire imunidade, além de auxiliar na concentração e na memória, o que é muito importante para quem quer estudar várias disciplinas.

A rotina de um estudante é um pouco desregulada. E é exatamente isso que prejudica o sono e, consequentemente, os estudos. Então saiba agora como afastar o sono na hora de estudar.

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7 Dicas de como afastar o sono na hora de estudar

Refeições

Quando você faz refeições muito pesadas, é necessário que o corpo envie mais sangue para seu sistema digestivo. E quando você estuda, é necessário que seu corpo envie mais sangue para a sua cabeça. Logo, quando você faz a combinação de comida pesada + estudos o seu corpo acaba reagindo mal e libera muita melatonina, que é a substância que nos induz ao sono.

Essa é uma forma que o seu corpo encontrou para que você esteja obrigado a descansar enquanto o seu sistema digestivo faz todo o trabalho. Portanto, se você estiver planejando uma maratona de estudos logo após almoçar, por exemplo, o aconselhável é que coma pouco e de forma saudável.

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Alguns alimentos são ótimos para afastar o sono na hora de estudar, como:

  • Café
  • Refrigerantes tipo cola
  • Chás

Todos esses alimentos que possuem cafeína são ótimos estimulantes para o nosso corpo, nos deixando mais despertos, afinal de contas o corpo libera mais adrenalina e, consequentemente, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose, que é a nossa energia do dia a dia. Além disso, os termogênicos também são excelentes para nos manter mais alertas e concentrados.

Desperte

Como afastar o sono na hora de estudar não é uma tarefa muito fácil, quando você perceber que seus olhos estão começando a ficar mais pesados, levante da cadeira, dê algumas voltas, alguns pulos, converse com alguém ou faça alguma outra coisa que seja capaz de te distrair. Isso pode ajudar a despertar.

Barulho

Sim, eu sei que isso pode parecer totalmente contraditório, mas pense bem: nosso corpo já está totalmente acostumado a se utilizar da técnica do silêncio total para dormir, e o seu corpo pode entender errado o recado de silêncio na hora dos estudos.

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Pode parecer brincadeira, mas existe um estudo do “New England Journal of Medicine” que comprova que estudar com pouco barulho é melhor do que estudar no silêncio total. E a tese abordada é exatamente que o barulho afasta o sono na hora dos estudos.

Entretanto, se você só consegue se concentrar no silêncio total, você pode ter algum distúrbio como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Neste caso, o mais aconselhado é que se procure um médico. Além disso, vou deixar dois artigos de extrema importância caso você acha que tenha déficit de atenção. Aqui e aqui.

Iluminação

Mas se você quer saber mesmo como afastar o sono na hora de estudar, tente manter seu local de estudo o mais iluminado possível. Nada de deixar seu quarto como se fosse uma caverna. Você já parou para pensar por que somos seres que dormem durante a noite? A luz é o elemento regulador do nosso relógio biológico, e por isso, na falta de luz somos adaptados para ter boas noites de sono.

Exercícios

Geralmente, nosso cérebro tem a capacidade de se manter concentrado por cerca de 50 minutos. Logo após esse período, a qualidade de estudos cai e o rendimento diminui. Por isso, o aconselhável é que se faça uma pausa de cerca de 15 minutos após cada 50 minutos de estudos. Aproveite esse intervalo para alongar e dar uma corridinha – mesmo que seja dentro de casa.

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Além disso, você pode fazer outros exercícios como abdominais e flexões. Sem falar que, caso seu concurso tenha Teste de Aptidão Física, você já estará se preparando. Aqui (Link) tem mais algumas dicas para quem quiser aprender a se preparar para o TAF.

Água

Esse é o elemento essencial para a vida, para os estudos, para os exercícios, para tudo – inclusive para combater o sono. Ao começar a estudar, tenha sempre uma garrafinha de água por perto. Hidratar o corpo é essencial para que se tenha um bom rendimento durante os estudos.

Plano de estudo

Estudar sem horários é extremamente prejudicial para a qualidade do estudo. Afinal de contas, você não terá hora para dormir ou para acordar. E isso pode influenciar para que seu corpo tente fugir das tarefas fazendo com que você se sinta sempre com sono ao pegar em um livro. Se você tem dúvidas sobre como montar um plano de estudos veja esse artigo (Link) ou conheça também a técnica do professor Alexandre Meirelles, o Ciclo de estudos (Link).

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