Dicas de como estudar para concurso! Aprenda a estudar agora mesmo

Como estudar para concurso? A maioria dos concurseiros sempre faz essa mesma pergunta. Hoje, vou passar algumas dicas de como estudar para concurso otimizando seus estudos, além de acelerar seu processo de aprendizagem. Lógico que não há uma regra de como você vai ser aprovado em algum concurso. Até porque se existisse, não teria mais vagas para ninguém. O que vou ensinar nesse artigo é baseado na minha experiência e observação.

E antes de qualquer coisa, esteja disposto a saber que sua vida, a partir do momento em que virar concurseiro, será cheia de altos e baixos. Aquelas amizades que você julgava serem fieis não vão te apoiar, e por vezes você vai se sentir só no meio do oceano. E saiba que você vai precisar de muita força para pode nadar.

Está mesmo disposto a entrar de cabeça nessa aventura proporcionada aos concurseiros? Então vamos começar.

como estudar para concurso

Dicas de como estudar para concurso

Direção

Escolha uma área de atuação – preferencialmente aquela em que você mais se identifica. Já ouviu aquela frase: “Quem muito quer, pouco tem!” Estudar para concurso é a mesma coisa, não adianta querer atirar para todo lado. Caso faça isso, infelizmente você vai acabar perdendo dinheiro e tempo.

É muito comum ficar perdido quando se está começando a estudar para concurso. Você quer abraçar o mundo e estudar todas as matérias de todas as áreas de uma só vez. Por isso, antes de prestar qualquer concurso, veja se você se adequa ao cargo e se você tem afinidade com as disciplinas cobradas no edital.

Caso você tenha muitas dúvidas se quer atuar na área policial, fiscal, administrativa ou outra, te aconselho a dar uma lida no artigo Qual concurso fazer.

observação: isso não quer dizer que você não possa fazer concursos menores e que sejam de outras áreas. É claro que pode! Mas você deve focar seus estudos em uma única direção.

Plano de estudos

Analisou bem qual cargo você se daria melhor seguindo as dicas de como estudar para concurso? Pois bem, está na hora de planejarmos um Cronograma de Estudos. Eu sei que muita gente vai dizer: eu gosto de estudar por cronograma e fulano que não gosta passou em tal concurso. Ok! Mas preste atenção.

Isso deu certo pra mim, por isso vou te dar exemplos para te convencer que um cronograma é o melhor passo para se passar em um concurso. Sabe quando você diz que vai construir uma casa? Ninguém chega lá no terreno joga as telhas sobre o cimento e os tijolos que estão no chão e diz que vai morar. Antes disso, deve se fazer um projeto do que será feito e como será feito.

Se o projeto não for bom, sua casa pode ficar desnivelada, com rachaduras e até mesmo cair. Daí a gente tira uma lição: Tudo que nós temos que fazer de importante nessa vida requer um projeto. Por que você acha que ao estudar para concurso público seria diferente?

Nosso projeto no concurso não é apenas dizer: “Hoje vou estudar a matéria que mais gosto”. Montar um cronograma de estudos é extremamente essencial para que nossa “casa” não tenha rachaduras ou caia.

Edital

O edital é a bíblia do concurseiro. Um concurseiro que não lê o edital tem grandes chances de não ser aprovado e continuar se frustrando em outras provas.

Lá, você vai descobrir o que deve estudar e o que não deve. Duração de prova. Se tem teste de aptidão física ou psicológica. Se terá prova discursiva. Saberá datas e poderá tirar todas as suas dúvidas. É assim que você vai fazer para estudar para concurso.

Vencer a preguiça

Ta aí algo que anda lado a lado com a maioria dos concurseiros.. rs. Na maioria das vezes tem outros nomes: dor de cabeça, indisposição, mal estar, cansaço e por aí vai. Estudar para concurso sempre vai ficar de fora.

estudar para concurso

Vencer essa barreira emocional não é tão difícil como muitos pensam. Lembre-se do seu desejo de conquistar uma vida melhor, de sair dessa vida de não ter R$1,00 no bolso. Sim, gente, essa é a vida de concurseiro. Sempre faço isso, e no mesmo momento já sinto uma vontade enorme de voltar a estudar para concurso.

Além disso, daí vem a importância do seu plano de estudos mencionado lá em cima. Ele também vai te auxiliar no cumprimento de suas metas, e assim vai ser difícil ter espaço para a preguiça.

Tempo para ser aprovado

Todo mundo que começa a estudar, sempre se faz essa pergunta: “Quanto tempo vou estudar antes de passar?”. E eu já vou te dizendo, isso pode ser coisa de semanas, meses ou anos. Tudo vai depender da bagagem que você já carrega contigo em relação às matérias cobradas no seu concurso. Às vezes, até mesmo a sorte pode te ajudar, mas vai por mim, faça por merecer. Nunca dependa da sorte.

Se você é ansioso, e acha que não vai dar conta de estudar por anos para ser aprovado, te aconselho a dar uma lida no artigo Motivação: o caminho dos vencedores.

Aprenda que com tempo e dedicação maravilhas serão realizadas na sua vida.

Escreva e Revise

Se você não é um gênio, eu sinto te informar que o nosso processo de aprendizagem se baseia em atividade motoras e repetitivas. E com a quantidade de informações que temos acesso nos dias de hoje, nosso cérebro se tornou muito seletivo. E, às vezes, parece que ele só seleciona o que a gente não quer.

Por isso, mesmo com essas dicas de como estudar para concurso, é necessário escrever,revisar, escrever, revisar… Além dessas técnicas é importante que você aprenda a fazer mapas mentais, pois isso pode acelerar seu processo de memorização e entendimento da matéria. Assim, você chega em um momento que você aprende a matéria e já fica no ponto até mesmo de poder dar aula.. rs.

Otimize seus estudos

Ao seguir essas dicas de como estudar para concurso, procure intercalar entre as matérias que você gosta e aquelas que você não têm afinidade. Assim, você se forçará a ver todas as matérias do edital.

Outra opção para otimizar seus estudos é instalar aplicativos de estudo para concurso em seus celular.

Se, ao seguir essas dicas de como estudar para concurso, você tentar estudar somente as matérias que você gosta, quando chegar no momento das matérias que você não gosta seu cérebro vai te enganar, e você vai ter dores de cabeça, vai arrumar outras coisas para fazer e no final das contas você não terá terminado seu edital e nunca passará em um concurso.

Estudar por um bom cursinho (atualização)

Até pouco tempo atrás eu não havia comentado nesse artigo sobre qual o melhor cursinho para estudar para concurso. É até estranho falar em dicas de como estudar para concurso, e não falar qual o melhor cursinho. Mas como eu estou sempre renovando todos os textos para que fiquem sempre atuais, eu resolvi colocar aqui esse tema que muitas pessoas me perguntam por e-mail: “Qual o melhor cursinho para estudar para concurso?”

A verdade é que não existe o melhor cursinho, na verdade até existe, mas depende de qual concurso você vai fazer. Eu por exemplo passei em três concurso da área policial estudando só pelo Estratégia Concursos. Mas tenho amigos que passaram para outras áreas estudando por outros cursinhos.

Eu já estudei por vários cursinhos e como muitos concurseiros têm dúvida sobre qual é o melhor eu escrevi vários artigos aqui no site apresentando os mais váriados cursinhos. O que mais teve aceitação e que gerou vários comentários positivos foi o artigo: 5 fatos que me fazem crer que o Estratégia Concursos é bom.

PS: Cá entre nós? Na minha opinião o Estratégia é o melhor mesmo!

Manual da Aprovação

Esse livro abriu minha mente e mudou minha forma de estudar para concurso, por isso eu estou sempre indicando ele aqui no site para que novos concurseiros possam conhecê-lo, pois vale muito a pena.

O Manual da aprovação em concursos públicos é um livro do Guilherme Silveira, que estudou para concursos por apenas 2 anos e que durante esse tempo teve ótimos resultados. Ele passou dentro das vagas em 3 concursos públicos, sendo que sua última aprovação foi no Tribunal Regional do Trabalho.

Não é à toa que, estudando por esse Manual, eu passei em dois concursos do Distrito Federal em um intervalo de 6 meses entre um e outro. E quem já fez concurso aqui no DF sabe que o nível é Hard Core.

Se você tiver interesse em conhecer o livro, eu até escrevi um artigo aqui no site sobre ele. É só dar uma olhada aqui → COMO O MANUAL DA APROVAÇÃO ME AJUDOU A PASSAR EM CONCURSO. Você também pode ir direto pra página do Manual. Eu pedi ao Guilherme, e ele me enviou um cupom com 80% de desconto só pro pessoal aqui do site só CLICAR AQUI. É dinheiro de pinga convertido em aprendizagem (risos).

Tenho um convite para você!

Se você gostou do artigo com as dicas de como estudar para concurso e as informações, quero lhe convidar para deixar um comentário aqui embaixo com suas dúvidas, críticas ou sugestões sobre o que publicamos. Isso nos ajuda a melhorar nossos artigos e trazer conteúdo sempre com mais qualidade 🙂

Pode ter certeza que eu vou ler todos os comentários e também responderei a todos.

Dicas de como estudar para concurso! Aprenda a estudar agora mesmo
4.5 (90%) 4 votes
  • Karla Nascimento

    Obrigada pelas dicas de como estudar para concurso… Eu estou começando a estudar para concurso agora e estava mesmo precisando de umas dicas assim. Agora é botar tudo em prática..
    Eu comprei esse Manual da Aprovação em outro site espero que me ajude tbm.. Ah, outra coisa, teria como você dar dicas para quem estuda sozinho para concurso? obrigada de novo

  • Anônimo

    eu sou muito crua em qualquer assunto, por onde começar? e tbm tenho o dom de me protelar….. preciso mudar de vida e minha unica chance é passando em um concurso. adorei o artigo me fez confiar q sou capaz.

    • Concurseiro da Madrugada

      eu também já estive assim. Quando estudava para concurso (apesar de que ainda estudo.. rs) ficava meio desesperado e sem saber por onde começar… A forma mais fácil é decidir para qual área você deseja estudar e após isso você define um plano de estudo. Lógico que existem várias formas de estudar, mas para quem está começando eu aconselho que siga algumas dicas de quem já passou por isso. Outra coisa que me ajudou muito foi esse Manual que eu disponibilizei o link.. se você não puder pagar, junte uma graninha e tente investir. Em concurso você vai ter que fazer isso várias vezes, sempre vai ter alguma coisa ou outra que você tem que comprar, mas no final das contas vale muito a pena

  • Um dos pontos mais importantes para a aprovação e fazer um bom estudo do edital, concurseiro deve conhecer muito bem a banca.

  • Tiepolo Pimenta

    Boa noite, eu literalmente não sei como estudar para concursos, não sei só lendo os conteúdos e atualidades ou se só fazendo exercícios (questões). Poderiam me dar uma ajuda nisso?? Desde já agradeço.
    Sim me foco é na área policial!

  • Lydia Araujo

    Muito bom as dicas, pois o passo principal é começar e acredito que seja a dificuldade de muitos. além de motivar, passou uma forma de começar.