8 Dicas de como melhorar a memória para estudar

Não tem jeito, todo estudante reclama dos problemas relacionados aos lapsos de memória. Às vezes você acabou de estudar, mas já não lembra de mais nada. Isso é ruim, afinal de contas como a maioria dos concurseiros faz um plano de estudos, fica quase impossível ver a matéria novamente logo em seguida. Se você também tem esses problemas (e eu acredito que tenha..rs) fique atento a essas dicas de como melhorar a memória para estudar.

como melhorar a memoria para estudar

As dicas serão bem variadas, afinal de contas seu problema pode estar atrelado a vários fatores e não apenas a um, mas com toda certeza você saberá como melhorar a memória para estudar para concursos, vestibulares ou até mesmo para outras atividades.

8 dicas de como melhorar a memória para estudar

Sobre o ambiente

Ter um ambiente adequado pode te ajudar quando se fala em melhorar a capacidade de absorver e reter a informação. Esse ambiente adequado seria algo como um quarto ou até mesmo uma biblioteca. O importante é que não se tenha muito barulho, nem silêncio total (neste artigo –LINK– eu explico por que não é bom estudar em total silêncio). Outro ponto importante é a iluminação, afinal de contas seu problema em não memorizar, pode estar relacionado a não conseguir prestar atenção naquilo que está fazendo.

como-melhorar-memória-para-estudar

Uma outra dica “meio hippie” sobre o ambiente, é em relação as cores usadas nas paredes do seu quarto, por exemplo. Você sabia que algumas cores facilitam o processo de memorização?

A cor amarela é a cor mais ligada ao processo de memorização, ela estimula os sistemas nervoso central e autônomo, favorecendo o raciocínio e a memória. Dúvida? Você já se perguntou por que o seu marca-texto ou aqueles post it (papéis de anotações) são coloridos? Pois é, talvez você não tenha prestado atenção, mas eles servem exatamente para isso: facilitar sua memorização relacionando a cor utilizada ao que está escrito.

Tipos de memória

É muito comum vermos pessoas que se adequam a certos tipos de memória. Alguns memorizam mais por meio da memória motora, outras visual etc. O importante é você prestar atenção em qual você se adapta melhor.

Você consegue memorizar melhor quando um professor está falando ou quando tem um desenho em um quadro, por exemplo? Veja qual dos dois casos é o seu e tente adaptar seus estudos por meio dessa técnica. Se você gosta memorizar os desenhos, abuse dos gráficos e dos mapas mentais. Neste outro artigo –LINK– você pode aprender técnicas de como fazer mapas mentais.

Alimentos

Alguns alimentos ricos em antioxidantes e ácidos graxos ômega-3 são capazes de aumentar a capacidade de memorização, de proteger os neurônios e fortalecer o sistema nervoso. Veja alguns desses alimentos:

  • Amêndoas;
  • Sementes Pretas (Nigella Sativa);
  • Groselha indiana;
  • Brahmi;
  • Alecrim; e
  • Peixes em geral.

Além disso, os suplementos alimentares também são ótimos, afinal de contas eles possuem vários destes nutrientes encontrados nos alimentos. 

Infelizmente, algumas pessoas também recorrem a medicamentos para tentar obter rendimento nos estudos. Eu escrevi um artigo muito importante explicando por que os estudantes não devem fazer uso de medicamentos como ritalina. Eu aconselho dar uma lida aqui –> SAIBA POR QUE VOCÊ NÃO DEVE TOMAR RITALINA.

Plano de estudo

Fazer um plano de estudos adequado antes de começar a estudar também pode ajudar no processo de memorização, afinal de contas ficar muito tempo sem estudar uma determinada disciplina pode fazer com que você esqueça o que já foi estudado.Plano-de-estudos-tradicionalNão vou me alongar muito nesse tema, pois aqui –> APRENDA A FAZER UM PLANO DE ESTUDOS você pode ver tudo o que precisa sobre como fazer um plano de estudos adequado para o seu concurso. Além disso, você também pode aprender como fazer a técnica do professor Alexandre Meirelles, o Ciclo de Estudos —> SAIBA O QUE É O CICLO DE ESTUDOS que na minha opinião é bem melhor que o plano de estudos.

Mnemônicos

O mnemônicos ou acrônimos, como você preferir, são siglas que você inventa para poder gravar assuntos em que não se exige entendimento. Como no caso dos famosos princípios do Direito Administrativo LIMPE:

  • Legalidade
  • Impessoalidade
  • Moralidade
  • Publicidade
  • Eficiência

Ondas Alfa

Essa é uma técnica da qual eu gosto muito. Pois além de me ajudar a memorizar, me ajuda na concentração. Eu não sei explicar cientificamente como ela funciona e pode ser até mesmo que seu efeito seja apenas placebo, mas mesmo assim dá certo, e por isso continuo usando. Dá uma olhada neste vídeo (LINK) e me diga se você não consegue prestar atenção durante todo o tempo. Dê uma atenção especial também ao som usado ao fundo, é ele quem te deixa fisgado ao vídeo e por isso dá certo estudar usando esse tipo de técnica.

Instituto Auto-HipnoseResumos

Essa também é uma das melhores formas de como melhorar a memória para estudar tanto para concurso quanto para vestibular. Fazer resumos te ajuda a rever a matéria estudada, e é exatamente isso que nosso cérebro precisa: reforço da informação. Do contrário em menos de uma semana já teremos esquecido pelo menos 75% do que estudamos. Por isso, a revisão deve ser feita de 4 em 4 dias pelo menos.

Associação

É necessário um pouco de criatividade, mas é a técnica que eu mais gosto. O seu objetivo é linkar o que está vendo com alguma coisa parecida. No começo, pode parecer coisa de idiota, mas eu vou te contar algo: essa técnica “idiota” pode te dar aquele um ponto necessário para passar na prova.

O programa Leitura Neuro Associativa talvez seja a melhor técnica de como melhorar a memória para estudar e é o que posso indicar de melhor para que você. O método de leitura neuro associativa é um conjunto de estratégias que englobam interpretação, compreensão, memorização e  velocidade. Sendo que a aplicação correta dessas técnicas podem te dar uma grande vantagem em relação aos outros estudante. No próprio site é possível fazer um teste. Veja o LINK.

Avalie este artigo!
  • Muito interessante, curti mesmo. Valeu por compartilhar