Concurso Agente Penitenciário CE (SEJUS/CE) terá mais de 1.000 vagas

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, assinou nesta terça-feira, durante um bate-papo ao vivo em sua página do facebook, a mensagem que autoriza a realização do Concurso Agente Penitenciário CE 2017 – Agepen-CE.

O governador também confirmou a criação de mil novas vagas para o cargo de agente penitenciário. Camilo também relatou que esse número pode aumentar para 1.500, pois essa é uma exigência da sua Secretária de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus/CE), Socorro França. Além disso, a promessa é de que o edital seja publicado ainda este semestre, afinal de contas o concurso já está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Concurso Agente Penitenciário CE

O valor aproximado que se espera utilizar no concurso é de R$12.500,00. Para concorrer a uma vaga de Agepen no estado do Ceará é necessário possuir ensino médio completo. A remuneração inicial do cargo é de R$ 2.819. A jornada de trabalho do agente de atividades penitenciárias do Ceará é de 40 horas semanais ou 12 horas de trabalho por 36 de descanso.

Requisitos do concurso AGEPEN CE

O concurso terá uma separação por sexos, sendo que será respeitada uma proporção de 20% (vinte por cento) da vagas deverão ser para candidatas do sexo feminino e 80% (oitenta por cento) para candidatos do sexo masculino. Outro ponto forte em relação ao concurso é que será exigido que os candidatos tenham apenas completado o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Além das provas objetivas também são averiguadas a capacidade física e mental do candidato, além de serem submetidos a Investigação Social, a Inspeção de Saúde e por fim um Curso de Formação Profissional.

Último edital do concurso Agente Penitenciário CE

O último concurso Agente Penitenciário CE foi realizado no ano de 2011 e preencheu 800 vagas. À época, o concurso foi organizado pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. A prova objetiva foi de múltipla escolha com 60 questões que aferiram o conhecimento dos candidatos sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Direitos Humanos e Cidadania;
  • Noções de Direito;
  • Conhecimentos Específicos; e
  • Legislação Especial.

Foi cobrado 10 questões de cada uma das disciplinas acima. Cada questão tinha apenas 4 alternativas, sendo que apenas uma era verdadeira. Cada alternativa das disciplinas de Conhecimentos Específicos e Legislação Especial valiam 1,5 pontos, fazendo assim com que a prova tivesse um valor total de 70 pontos.

Como estudar pro AGEPEN CE

Uma das melhores estratégias de estudos é aproveitar que o edital ainda não foi divulgado e começar a estudar. A preparação anterior a divulgação do edital faz com que o candidato comece a entrar no ritmo de estudos antes de seus concorrentes. Além disso, quando o edital for publicado você já estará familiarizado com o assunto. Para isso, você pode começar estudando pelo último edital de Agente Penitenciário CE. Pegue essas disciplinas que listei acima e crie um plano de estudos. Se você não sabe criar um plano de estudos dê uma lida no artigo Como criar um plano de estudos que te faça ser aprovado.

Se você está com dificuldades em achar algum cursinho pelo fato de ainda não ter o edital, eu aconselho que você estude pelo Estratégia Concursos. Eu passei em três concursos da área de segurança, um inclusive foi o Agepen DF, e em todos eu estudei pelo Estratégia, por isso sempre falo tão bem desse cursinho. O curso do Estratégia para Agepen CE têm cerca de 150 horas, um percentual muito bom que pode ser aproveitado bastante pelo concurseiro. Para conhecer mais o curso e aprender como baixar algumas aulas gratuitas você pode ver no artigo Por que o Estratégia Concursos é bom para sua aprovação.

GARANTIA DE SATISFAÇÃO:

banner curso estrategia

Curso completo pro concurso Agente penitenciário CE

Com os cursos do Estratégia você tem até 30 dias para testar o material do concurso AGEPEN CE. Caso não goste, poderá pedir o dinheiro de volta e cancelamento da matrícula. Nesta situação, o Estratégia devolve 100% do valor investido. As aulas são em vídeo e PDF.

 

Concurso Agente Penitenciário CE (SEJUS/CE) terá mais de 1.000 vagas
5 (100%) 5 votes