Fazer um Plano de estudo (Parte I)

Ao decidir para qual concurso você vai estudar, é extremamente necessário fazer um plano de estudo. Algumas pessoas não gostam e preferem estudar livremente. Se você é um desses, hoje vou tentar te explicar o motivo de um bom plano de estudo ser tão importante, além de te ensinar um passo a passo de como fazê-lo.

Plano de estudo

Para não estender muito esse artigo resolvi dividi-lo em três partes: 

  • Nesta primeira parte você vai descobrir a importância de se usar um bom plano de estudo. 
  • Na segunda parte você vai aprender em 5 passos como criar o seu cronograma de estudo. 
  • E na terceira parte, eu vou explicar um pouco sobre o Ciclo de estudos, uma técnica que vem fazendo muito sucesso. PS – é a que eu uso hoje em dia.
  • Como bônus ainda vou deixar um link que vai te ajudar na sua aprovação: Como fazer Mapas Mentais.

O que é o Plano de estudo?

Apesar de ser tão conhecido entre os concurseiros, o plano de estudo, por vezes, não é usado corretamente, gerando uma certa confusão e, às vezes, até mesmo atrapalhando os estudos. E todos nós sabemos que para se passar em um bom concurso hoje em dia é necessário saber como estudar e utilizar as melhores estratégias.

O plano de estudos é uma meta que DEVE SER CUMPRIDA, isso mesmo. Não é apenas jogar todas as matérias do seu concurso em um papel e dizer que vai terminá-las no tempo mais rápido possível.

Essa meta a ser cumprida é algo muito mais amplo do que um simples cronograma. A maioria dos concurseiros simplesmente joga suas matérias em um calendário e diz que seu “plano de estudo” está pronto. Ao fazer o cronograma você deve ter foco e disciplina, ou seja, você deve ser capaz de cumpri-lo.

Sempre gosto de fazer essa analogia: Quando você diz que vai construir uma casa, antes de qualquer coisa deve ser feito um projeto. Ninguém chega lá no terreno joga as telhas sobre o cimento e os tijolos que estão no chão e diz que vai morar. Se o seu projeto não for bem feito, sua construção estará abalada correndo o risco de não dar certo.

Quando falamos em concurso, esse projeto será o nosso plano de estudo. E se este não for bem feito, a chance de se passar em um concurso de alto nível é muito pequena.

Quais as vantagens de fazer um plano de estudo?

Cumprir metas

Nós somos preguiçosos por natureza (rs). Não é culpa sua, mas o nosso cérebro funciona assim mesmo. Se não temos objetivos e metas a serem cumpridas, nós sempre vamos deixando tudo para depois. E quando criamos um plano de estudo essa rotina serve para enganar o cérebro dizendo que sempre temos uma meta para o dia.

Organização

Novamente o vilão é o nosso próprio cérebro. Ele odeia bagunça. Já percebeu como trabalhar em um lugar bagunçado geralmente não rende. Com um plano de estudo pronto antes de começarmos a estudar, fica mais fácil estudar, pois não precisamos ficar perdendo tempo para encaixar alguma matéria de última hora.

Melhora a qualidade e tempo de estudo

Ter horários sempre estabelecidos previamente nos mantêm focados, o que consequentemente faz aumentar nossa carga horária de estudos e a qualidade.

Balanceamento

Ao criar um plano de estudo é interesse colocar uma carga horária maior para aquelas matérias que temos menos afinidades, para que possamos aprender mais sobre ela. Se você vai fazer um concurso X, por exemplo, onde tem Direito Penal que é uma matéria que você gosta e Redação Oficial, que você não gosta, é interessante adicionar as duas ao seu cronograma, mas dando uma maior parte do tempo para Redação Oficial.

É importante também que você marque as horas líquidas que você estuda, para que você tenha uma base de quantas horas você consegue estudar por dia, e assim você ir aperfeiçoando seu cronograma. Para isso, eu indico o aplicativo de celular “Aprovado”, ele é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para IOS. Aqui tem uma lista de aplicativos que vão te auxiliar nos estudos para concurso: Top 7 aplicativos para estudar para concurso.

Bom, aqui nos chegamos ao fim da primeira parte. Deixa seu like aqui embaixo, compartilha o conhecimento com a galera do face e vamos para a segunda parte:

Parte 2: 5 passos para criar o seu plano de estudo.

Fazer um Plano de estudo (Parte I)
5 (100%) 11 votes