Passar no concurso INSS: Dicas para ser aprovado 

Às vezes, por mais que estejamos estudando dia e noite, parece que os estudos não rendem e a qualidade vai ficando pior ao chegar do grande dia: a prova. Se você está passando por isso, sente aí e dê uma pausa nos estudos. Essa leitura não vai levar mais que 5 minutos do seu tempo e com essas dicas, você vai passar no concurso INSS.

Nervosismo, material de  estudo com qualidade duvidosa ou obsessão pelas horas de estudos. Este é o fator perfeito para se sentir desmotivado em fazer o concurso do INSS, além da enorme concorrência, claro. Pois bem, neste artigo, meu objetivo é te dar uma dose de motivação.

Meu objetivo não é te ensinar sobre direitos fundamentais, uso da crase ou os princípios Administrativos, mas sim, te mostrar o que pode estar errado nos seus estudos. Ah! E essas dicas vão servir tanto para os cargos de Analista como Técnico.

BÔNUS: No final da página têm links para as apostilas e simulados.

passar concurso inss

5 Dicas de como passar no concurso INSS

Antes de qualquer coisa, esse é o concurso que você realmente deseja passar? Faz seu perfil ou seu interesse é apenas em ter um cargo público? Esse artigo é para aquelas pessoas que têm o desejo de trabalhar nesse órgão. Mas se você veio parar aqui deve ter algum motivo. Se você está fazendo esse concurso por fazer e está mais perdido que cego em tiroteio, te aconselho ler este artigo antes de prosseguir para as próximas dicas.

5. o estudo

Se você realmente quer passar no concurso INSS você terá que estudar por um bom material. De nada adianta você passar horas estudando se o material não for de qualidade. Por tanto, escolha um bom cursinho e meta as caras no estudos. Se você está em dúvida sobre qual cursinho fazer dê uma lida no artigo 5 motivos que me fazem acreditar que o Estratégia Concursos é bom.

4. Material de estudo

De nada adianta você passar horas e horas estudando, abdicar da vida social para passar no concurso INSS se você não estiver usando um material de qualidade. Se você não tem o costume de comprar material e prefere baixar da internet (não estou julgando ninguém pelo que faz.. Rs) eu aconselho seriamente que dê uma olhada no material antes de iniciar um cronograma de estudo e entrar de cabeça nessa jornada.

Material desatualizado ou de pouca credibilidade vai te deixar de fora desse concurso. Não sei se vocês já pararam para pensar, mas esse concurso do INSS é um dos mais esperados dos últimos tempos, seja pela escassez de concursos ou pela quantidade de vagas.

3. Cronograma de Estudos

Gente, eu sou concurseiros como vocês, e sei que muita gente vai dizer: eu gosto de estudar por cronograma e fulano que não gosta e passou em tal concurso. Ok! Mas isso deu muito certo pra mim, por isso vou te dar exemplos para te convencer que um cronograma é o melhor passo para se passar em um concurso.

Sabe quando você diz que vai construir uma casa? Ninguém chega lá no terreno joga as telhas sobre o cimento e os tijolos que estão no chão e diz que vai morar. Antes disso, deve se fazer um projeto do que será feito e como será feito. Se o projeto não for bom, sua casa pode ficar desnivelada, com rachaduras e até mesmo cair. Quando uma montadora vai montar um carro, ela não chega com as peças do carro joga tudo dentro da lataria e diz que está pronto para vender.

Ou seja, daí a gente tira uma lição: Tudo que nós temos que fazer de importante nessa vida requer um projeto. E você acha mesmo que com o concurso público vai ser diferente? Nosso projeto no concurso não é apenas dizer: Hoje vou estudar a matéria que mais gosto. Montar um cronograma de estudos é extremamente essencial para que nossa “casa” não tenha rachaduras ou caia.

2. Qualidade/Quantidade

Uma das coisas que mais ouço por aí são pessoas desanimadas por achar que não tem tempo de estudos suficientes. E os comentários são: Caio estuda 10 horas por dia, Tício estuda 20 e Mévio estuda 30 horas por dia. P0rr4 nenhum, tudo mentira desses delinquentes só pra abalar seu psicológico. E se você estiver em um momento meio pra baixo, você não vai passar em um concurso exatamente por isso.

A gente tem que parar de se preocupar com horas excessivas de estudo. Temos que estudar até onde aguentamos. Se após 6 horas de estudo você já está morrendo e seus estudos não rendem mais, por que vai continuar?

Primeiro que seu estudo não vai render e consequentemente você não vai passar no concurso inss. Segundo que você vai estar fechando seu cronograma de estudo sem ter aprendido a matéria.

Se fulano aguenta estudar 12 horas por dia, parabéns pra ele. É sinal de que isso já virou uma rotina e ele está num caminho muito bom pros estudos e é bem provável que você também chegue nesse ritmo algum dia, mas tanto faz se ele passar no concurso INSS em 1º e você em 2º desde que tenham pelo menos duas vagas (rs).

1. Motivação

Junte todas as outras dicas. Junte sua vontade de melhorar de vida. Tente imaginar você trabalhando para o INSS. Pense na remuneração… na sua família.

Todos os dias da minha vida eu tenho que entrar no youtube e assistir um vídeo motivacional ou entrar em algum site e ler relatos de pessoas que estiveram na pior, mas foram salvas pelos estudos.

Eu tomo doses e doses de motivação! Isso me faz estudar com objetivos, me fez criar esse site para ajudar vocês. Acredito que essa é a dica mais importante. Se você não tem algo que te motive, você não vive, apenas sobrevive em meio a outras pessoas.

No artigo Motivação: o caminho dos vencedores você pode ver o meu relato em um dos concursos que passei. Você vai ver que sempre têm aquelas pessoas que confiam no acaso e acham que vai passar sem estudar. Dê uma lida vale a pena.

Dica Extra

Como uma dica extra eu deixo esse vídeo do meu amigo Robério Bastos “Análise da última prova CESPE para o INSS – Técnico do Seguro Social” e aqui está o Projeto Concurso INSS na prática. Não cheguei a ver, mas ouvi dizer que é muito bom.

Materiais Complementares

E você tem alguma dica extra para ajudar os demais colegas? Posta aqui embaixo nos comentários.

Um abraço aos Concurseiros da Madrugada

Gostou do texto? Avalie