Músicas para estudar realmente melhoram a concentração?

Ouvir músicas para estudar pode ser uma boa técnica, afinal de contas a música é capaz de mexer com os sentimentos de qualquer ser humano. E, na maioria das vezes, é capaz de despertar interesses, nos deixar alegres ou até mesmo tristes. Além disso, a música pode causar efeitos bem interessantes em nosso corpo, sendo capaz até mesmo de enganar nosso cérebro e influenciar nossos hábitos, a forma como percebemos o passar do tempo e ainda pode auxiliar nos estudos.

Antes de qualquer coisa eu tenho que te fazer uma pergunta: você já experimentou ouvir músicas para estudar? Eu acredito que a maioria dos estudantes já fizeram isso, nem que tivesse sido para testar e ver se realmente funcionava.

Bom, há muito tempo eu estava em um momento muito difícil. Eu estudava cerca de 8 horas por dia, mas no final do dia parecia que eu não havia estudado nem meia hora. Os estudos não rendiam e eu já não sabia o que fazer, foi aí que eu resolvi testar essa técnica de ouvir músicas para estudar. Logo na primeira semana adivinhem o que me aconteceu. NADA! Mas fiquem calmos, essa técnica realmente dá certo, e agora eu vou explicar por que ela não tinha dado certo comigo e por que pode não estar dando certo com você.genius-x-2

Quais músicas para estudar vão me ajudar?

Sabe aquela velha história de que todo mundo que vai experimentar escutar músicas para estudar tem que colocar música clássica? Pois é, eu fui nessa, e exatamente por isso deu errado no começo. Não tem essa de que somente a música clássica vai dar certo, você terá que procurar qual o melhor estilo para você.

Da mesma forma que uma música pode te fazer chorar, em mim pode não ter efeito algum. Para estudar é exatamente assim.

Volume

O volume é outro fator que deve ser levado em consideração na hora de estudar. Afinal de contas, se o volume estiver muito alto enquanto usa fones de ouvido pode ser que atrapalhe mais do que ajude. Além disso, estudar com música também pode ser importante, pois você se acostumará com o ruído e o barulho, assim se você tiver que fazer uma prova e tiver fazendo barulho você provavelmente não ficará distraído.

Como a música pode me ajudar no aprendizado e concentração

Você já parou pra pensar por que nossos filhos são tão ligados à música durante o processo de aprendizagem nos primeiros anos de escola? Eles aprendem a contar os número, aprendem cores e até o alfabeto usando música e ouvindo música.

O processo de ouvir uma música exige o desenvolvimento da capacidade de concentração do aluno, de acordo com Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora de Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Ela explica ainda que o processo começa com a penetração das vibrações sonoras no ouvido interno, provocando movimentos nas células ciliares que variam de acordo com a frequência das ondas. Os estímulos sonoros seguem pelo nervo auditivo até o lobo temporal onde se conecta em circuitos de ida e volta com o hipocampo, uma das áreas ligadas à memória.

Algumas pessoas recorrem a remédios como a Ritalina para melhorar a capacidade de concentração, quando a solução para os problemas pode estar em simplesmente ouvir música.

Gostou do texto? Avalie

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin