Qual concurso fazer?

Arrow
Arrow
Slider

Tenho certeza de que em algum momento da sua vida você parou e se perguntou: “Será que devo focar na carreira policial, fiscal ou quem sabe administrativa? Qual concurso fazer?” Não se preocupe, você não tem nenhum problema, e também não é diferente dos demais concurseiros. Acredito que uns 10% (e olha que to chutando muito) tem real certeza de qual cargo querem passar e ficar o resto da vida. Mas se você faz parte dos 90% que estão indecisos este artigo é pra você. Fique aqui e descubra qual concurso fazer.

descubra qual concurso fazer

Afinal de contas, qual concurso fazer?

É fato que na hora de escolher uma profissão nada é fácil. Você já se encontra em uma das decisões mais difíceis da sua vida, e ainda tem o pai que quer te ver trabalhando em tal lugar e a mãe em outro lugar. No final das contas todo mundo opina. E opina mesmo!

E enquanto você não assume a responsabilidade sobre o teu futuro tudo fica mais confuso e mais difícil. Quando você está começando, você se vê em um dilema: será que passo seis meses, um ano, três anos estudando para uma área que pode ser que eu nem goste? Quando você já estuda há muito tempo, você já tem certeza de que passa para qualquer concurso que estudar, mas será que vai gostar do local de trabalho?

Ainda existem os aventureiros. Sempre tem! Sabe aquela pessoa que todo final de semana está fazendo uma prova diferente para concurso? Pois é, experiência é importante, mas vamos com calma. Primeiro você deve ter um foco. Não adianta atirar para todo lado. Esse tá mais perdido que cego em tiroteio.

Mas então o que devo fazer?

Então, não tem jeito mesmo. O melhor a se fazer é procurar se conhecer, conheça seus gostos, sua verdadeira vocação. Parece óbvio, e é mesmo, ninguém é feliz trabalhando onde não gosta. Além disso, nunca, EU DISSE NUNCA, se deixe levar somente pelo salário.

Você já é especialista em alguma área? Se sim, você está na frente de muita gente. Aproveite as suas habilidades.

O mais importante é saber se você realmente gostaria de trabalhar para o Estado. Se você já tem um bom emprego na área privada e gosta dele, procure conhecer pessoas que trabalham em órgão públicos. Não se deixe levar pela estabilidade e alguns outros benefícios, as más condições de trabalho por falta de estrutura podem arruinar seus sonhos. Então, procure algo que realmente te motive a prestar um serviço de qualidade.

Se você resolveu dedicar sua vida aos estudos, assim como eu, procure fazer para algo que você goste. Afinal de contas, de que adianta passar anos estudando e depois ir trabalhar com algo que não gosta, não é?!

Entenda quais são algumas áreas de atuação

  • Área Fiscal: Com certeza é uma das preferidas dos concurseiros mais experientes, talvez por ter os maiores salários entre as áreas que não exigem graduação específica. Os cargos mais conhecidos são de auditor e analista da Receita Federal e Ministério do Trabalho.
  • Área Bancária: Se você tem um grande domínio nas áreas de exatas, talvez essa vaga seja seu tipo. Apesar da grande quantidade de inscritos, sabemos que poucas são as pessoas que se dedicam de verdade para esses cargo. Os órgãos mais conhecidos são Banco do Brasil, bancos regionais, Banco Central e Caixa.
  • Área Policial: É operacional? Quer correr atrás de bandido, ter porte de arma, quer investigar crimes e contravenções penais? Por ser monopólio do Estado, sua única alternativa é prestar concurso público mesmo. Apesar de serem concursos com muitas vagas, o que atrai mesmo os candidatos é a tal da vocação. Um dos Órgãos mais importantes e mais falados da atualidade é a Polícia Federal. Mas também temos a Policia Rodoviária Federal e as policias estaduais.
  • Área Administrativa: Uma das áreas mais concorridas e com mais vagas, talvez por não exigir nível superior na maioria dos casos. Extremamente importante conhecer as jurisprudências mais recentes. Também costuma servir de trampolim para quem está começando e quer ter um cargo mais alto e com melhores salários. Praticamente todos os órgãos possuem cargos de natureza administrativa.

Estudando

Agora que você já sabe qual concurso fazer, vou passar algumas dicas de como estudar.

É muito comum ficar perdido quando se está começando a estudar para concurso. Você quer abraçar o mundo e estudar todas as matérias de todas as áreas de uma só vez. Por isso, antes de prestar qualquer concurso, veja se você se adequa ao cargo e se você tem afinidade com as disciplinas cobradas no edital. Aqui você pode ver um artigo cheio de dicas detalhadas de como estudar para concurso. LINK AQUI

Se você tem problemas de concentração, atenção, foco e memória, te aconselho a dar uma lida neste artigo que explico sobre a RITALINA, uma droga que dizem ser o remédio da inteligência. Lá eu explico por que a droga não funciona, além de mostrar uma outra técnica que eu utilizei e que me causou um efeito muito melhor do que a ritalina e que foi muito mais barato que um comprimido. Veja o link aqui.

Agora se você quer conhecer alguns sites para estudar sem ter que pagar um centavo, dê uma olhada aqui (LINK). O artigo reune vários sites que disponibilizam ferramentas para que você possa estudar totalmente de graça.

Se você gosta de passar horas e horas na frente do celular, alguns aplicativos podem regular suas horas de estudos, além de ter vários exercícios. Muito bom pra baixar de graça. LINK

Agora que você já conhece um pouco dos cargos e sabe qual concurso fazer, lembre-se: pense e repense sobre o que você realmente gosta, e saiba desde já que nem sempre você vai passar naquele concurso que você tanto quer. Mas o importante é não desistir.


Pesquisas que levaram a este artigo

  • qual concurso fazer
  • Maria Clara

    Muito bom