Teste de aptidão física – 6 dicas matadoras para passar no TAF

Em seu olhar era possível ver o desespero de quem estudou muito, mas pecou em não ter feito o treinamento correto para o Teste de Aptidão Física ou TAF. Enquanto estava agachado desistindo de fazer suas abdominais, ao seu redor havia várias pessoas que viam seu desespero entre suas lágrimas, mas não sabiam ao menos como conformá-lo, pois em seu laudo já estava o carimbo de inapto“.

A história parece triste. E é mesmo! Esse é um pequeno relato do teste de aptidão física em que participei. Lá tinha um candidato que, como ele mesmo disse: “não tive tempo de me preparar para o Teste de Aptidão Física, pois estudava muito e nunca arrumava tempo. Não treinei a corrida, nem a abdominal, nem a barra. Agora é isso!”.

Por isso, resolvi escrever este artigo. Sei que muitas pessoas passam horas e horas estudando para a prova escrita e não dão a importância devida ao teste físico.

O teste em que participei foi para o cargo de Agente Penitenciário do Distrito Federal, AGEPEN-DF. O teste foi muito tranquilo, mas, mesmo assim foi capaz de derrubar candidatos que não estavam preparados.

Essas dicas vão te ajudar independente do seu TAF ser para Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Federal, PRF,  ou outros concursos. Lembrando que geralmente, os teste exigidos para PM são bem mais rigorosos, e por isso é sempre bom ter a ajuda de um bom profissional da área.

teste de aptidão física TAF

6 Dicas para se sair bem no Teste de Aptidão Física

1 – O edital

A primeira dica e mais importante é: leia seu edital. Saiba quais serão os teste cobrados e quanto tempo você terá para realizada cada atividade. É muito comum os candidatos chegarem no dia da prova e não saberem nem mesmo se terá um tempo máximo para cada etapa.

2- Antecipe o treino

Já sabe quais são os testes e o tempo que terá de realizar? Então comece a se preparar. Não espere a última semana antes da prova para começar a se prepara, pois os riscos de lesão são altíssimos. Aí você já sabe, estudou tanto para nada.

Além disso, não espere passar na prova escrita para começar a se preparar. Quem está estudando há um bom tempo já tem uma boa noção se vai passar não prova escrita ou não. Já imaginou uma pessoa que não sabe nadar e ainda vai esperar o resultado da objetiva para aprender. Desastre na certa!

3 – Não exagere

Sabe aquela frase “Tudo que é demais faz mal”. Pois é, ela também pode ser aplicada aqui. Procure não exagerar nos exercícios. Se você não é atleta e está sedentário, o melhor mesmo é procurar um médico e fazer uma bateria de exames antes de começar essa jornada.

4 – Alimentação

Uma boa alimentação pode te deixar mais leve e mais condicionado para completar todas as etapas no dia da prova. Eu mesmo senti o gosto amargo de uma lesão por causa do meu peso. Sempre fui muito magro, mas quando comecei a engordar, por causa da má alimentação, tive um rompimento no Ligamento Cruzado Anterior do joelho direito. E acredite em mim, você não sabe o tamanho da dor.

5 – Utilize equipamentos

Se seu Teste de aptidão física tiver tempo para cada etapa, é bom cronometrar durante os treinamentos. Procure usar os equipamentos com precisão, pois cada segundo valeu ouro no caso de TAF com etapas eliminatórias e classificatórias. Em algumas provas também é permitido utilizar celular ou relógio para marcar o tempo. Então, seja esperto e utilize todos os recursos possíveis.

6 – Ajuda de um profissional

Se preparar para o teste de aptidão física pode parecer uma tarefa simples, mas requer muitos cuidados. Eu mesmo já vi pessoas ficando de fora dessa etapa por ter se machucado durante uma sessão de treinamentos, por isso é importante a ajuda de um profissional.

Aprova-TAF

Quando eu fui me preparar para o teste, o site Aprova TAF foi essencial na minha aprovação. Na época eu estava sedentário e havia muito tempo que não fazia exercícios físicos. Lá eles me instruíram de todas as formas para que eu tivesse um bom rendimento. Com uma semana e meia eu já estava batendo todos os tempos exigidos.

O professor do Aprova TAF é o Major do exército César Marra. Ele é doutor em saúde e foi pesquisador do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército onde se envolveu durante anos na avaliação e treinamento para Testes Físicos do Exército Brasileiro. www.aprovataf.com.br

Eu espero ter ajudado a cada um de vocês porque, na boa, é muito triste ver alguém que se dedicou nos estudos por anos e anos naquele concurso que poderia ser o sonho dele chorando por não ter passado em um teste físico.

Tem algum relato interessante, dúvidas ou dicas sobre TAF? Comenta aqui embaixo.

Gostou do texto? Avalie

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin