APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como parar de procrastinar em até 5 dias

A definição de procrastinação não é uma das piores. Significa apenas ADIAR. Em síntese o grande problema é que esse ADIAR se torna um vício e muitas pessoas não sabem mais como deixar de procrastinar.

Essa atitude pode estar presente na vida de muitas pessoas por diversos motivos. A genética pode ser uma delas, acredita? Muito tempo atrás, as pessoas seguiam seus afazeres através dos impulsos da vida cotidiana. Ao invés de realizarem as tarefas mais importantes, davam maior atenção ao que precisava ser feito ali, naquele momento.

Nos dias atuais, essa realidade mudou mas muitas pessoas não conseguem acompanhar. Sendo genético ou não, há outros fatores que podem levar a procrastinação e o emocional é um deles. Por exemplo, algum desentendimento familiar, amoroso, no trabalho podem contribuir com a falta de vontade para realizar os afazeres que são importantes.

Confira sete dicas para deixar de procrastinar e começar a render mais nos estudos e no seu dia.

Foco no início do seu dia

A primeira dica sobre como deixar de procrastinar é ter em sua mente que após o toque do despertador o ideal é se levantar.

procrastinar ao acordar

A função soneca deve ser eliminada, principalmente se você tem mania de ativá-la diversas vezes. Então levante, lave o rosto e aproveite o tempo que estaria em soneca para comer algo e tomar um café.

Como deixar de procrastinar sendo tão exigente?

O correto é que você pare de se cobrar tanto. A ação de se cobrar muito pode te cansar antes mesmo de começar seus estudos. Então, não fique pensando em tudo que precisa ser aprendido, apenas estude aos poucos e consuma bem o que está sendo trabalhado naquele momento.

Normalmente, exigir demais de si pode ser um grande problema. As cobranças em excesso podem te deixar em estado de esgotamento, portanto, não se cobre demais.

Siga um Plano de Estudos

Ter um bom plano de estudos pode te afastar da procrastinação. Por conseguinte um dos planos mais recomendados é o famoso Ciclo de Estudos, do professor Alexandre Meirelles. O segredo deste método está na forma em que você irá estudar.

Se você sente que tem dificuldades em seguir um cronograma baseado em um calendário o Ciclo ajudará nesta adaptação. Portanto para aprender como deixar de procrastinar, eu aconselho que você veja o vídeo em que ensino a estudar pelo Ciclo de Estudos.

Peça a contribuição dos amigos

Você não precisa ignorar seus amigos, mas tem que ser firme em suas decisões. Não custa nada sair de vez em quando e espairecer um pouco. Seus amigos podem ser uma ótima companhia, mas não dá para sair sempre que eles chamarem. Avise que precisa estudar, eles vão entender.

Todavia se você tem amigos ou um relacionamento que não aceitem sua realidade o melhor é decidir o que é mais importante para você.

Como deixar de procrastinar sem se distrair

Redes sociais, filmes e até a borboleta que pousa na sua janela… Tente não cair nas distrações ao redor. Se o problema é a internet, que tal desligar o wi-fi?

estudar sem distração

Também é muito importante estar confortável para estudar, a alimentação e o estado pessoal contribuem muito neste momento.

Como deixar de procrastinar com intervalos pequenos

Parar um tempo e tomar um ar não será um problema. Quando o cérebro não encontra algumas pausas, você pode ter problemas de aprendizagem e memorização. Essa é uma das melhores formas para deixar de procrastinar. 10 ou 15 minutos é o tempo suficiente, você pode aproveitar para comer algo, por exemplo.

Estude por cursinhos

Estudar sozinho é uma opção barata e eficiente. Mas esta é uma opção apenas para aqueles que conseguem manter o foco e têm disciplina. Porém, se você tem vontade de estudar em casa, estudar por cursinhos online pode ser uma boa escolha – mesmo que você esteja no vício da procrastinação.

Vale lembrar que os bons cursinhos têm um cronograma de estudos, e você precisa segui-lo. Por isso estudar por cursinhos, mesmo que online, pode te ajudar a acabar com a procrastinação. Assim sendo você pode conhecer mais sobre os cronogramas anti-procrastinação do Estratégia Concursos.

Não se esqueça que a procrastinação é um grande empecilho para seus ótimos resultados. Estudar é importante, coloque essa tarefa como foco em seus dias e terá as notas que sempre desejou.

Deixe seu comentário abaixo se também está convivendo com o mal da procrastinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo