APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como estudar matemática para o Enem

Talvez, uma das disciplinas mais complexas e difíceis para muito estudantes. Por isso, hoje você vai descobrir como estudar matemática para o Enem.

Olá pessoal, a partir de agora estarei abrindo uma brecha no site para estudarmos os conteúdos do Enem. Muitos estudantes pediram para eu escrever artigos e disponibilizar materiais de estudos.

Apesar de ter estudado para o Enem há muito tempo, uma equipe especializada vai escrever os próximos artigos para você.

Como estudar matemática para o Enem

Mais do que qualquer outra disciplina, a matemática é vista por muitos como um verdadeiro bicho de sete cabeças.

Por vezes, isso se deve a péssimos professores ou pela falta de atenção do aluno. Sim, a culpa pode ser sua ou do seu professor.

Mas isso nem vem ao caso, o importante é que a partir de agora, sabendo ou não essa matéria, você aprenderá como estudar matemática para o Enem.

O que estudar para o Enem

Se você não tem afinidade com esta matéria, agora é um pouco tarde para aprender tudo. A matemática é grande, infinita como seus números.

Se você nunca foi um aluno exemplar, tentar estudar todos os campos da matemática para fazer a prova do Enem seria suicídio.

O mais aconselhado é que você aprenda os pontos mais importantes e os que mais caem.

Eu fiz uma pesquisa a partir de provas antigas e vi o que mais cai em matemática no Enem:

  • Função
  • Estatística
  • Probabilidade
  • Análise combinatória

Abaixo vamos conferir cada um desses tópicos e como estudar.

por onde começar a estudar matemática para o Enem

Funções de 1 e 2 grau

O candidato deve fazer muitos exercícios de funções de 1 e 2 grau, pois as questões de função podem aparecer com as mais variadas abordagens e, geralmente, o enunciado propõe uma situação em que o uso da função será necessário, mas sem deixar claro.

A resolução de questões ajudará para que o candidato não erre na resolução da equação. Eu diria que essa é um dos conteúdo mais importantes na hora de estudar matemática para o Enem.

INFORMATIVO: Top sites para estudar de graça para o Enem.

Estatística

Ao começar a estudar estatística, o candidato deve estudar média aritmética, a moda ou a mediana.

Na prova de matemática de 2014, por exemplo, houve ao menos quatro questões relacionadas a probabilidade, nas quais os candidatos deveriam prever alguma ocorrência com base em dados prévios.

Probabilidade e análise combinatória

Essa é muito conhecida pelos concurseiros nas provas de raciocínio lógico. Costuma ser o conteúdo cobrado com um nível mais elevado, com questões confusas e de difícil elucidação.

Por isso, o candidato deve resolver várias questões de probabilidade junto com análise combinatória.

O importante é você saber que a prova apresenta questões com vários níveis de dificuldade e, nos últimos anos, as perguntas realmente complicadas são mais raras e quase não caíram mais.

Dica extra

Se você tem dificuldade em saber por onde começar a estudar matemática para o Enem eu aconselho fazer um cursinho online. Pagar professor particular vai sair muito caro. Não compensa.

3 Comentários

    • muitas pessoas estão começando a pegar estratégias de estudos por ele e me indicaram, por isso postei aqui… que bom que realmente vale a pena

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo