Talvez, uma das disciplinas mais complexas e difíceis para muito estudantes. Por isso, hoje você vai descobrir como estudar matemática para o Enem.
Olá pessoal, a partir de agora estarei abrindo uma brecha no site para estudarmos os conteúdos do Enem. Muitos estudantes pediram para eu escrever artigos e disponibilizar materiais de estudos.
Apesar de ter estudado para o Enem há muito tempo, uma equipe especializada vai escrever os próximos artigos para você.
Como estudar matemática para o Enem
Mais do que qualquer outra disciplina, a matemática é vista por muitos como um verdadeiro bicho de sete cabeças.
Por vezes, isso se deve a péssimos professores ou pela falta de atenção do aluno. Sim, a culpa pode ser sua ou do seu professor.
Mas isso nem vem ao caso, o importante é que a partir de agora, sabendo ou não essa matéria, você aprenderá como estudar matemática para o Enem.
O que estudar para o Enem
Se você não tem afinidade com esta matéria, agora é um pouco tarde para aprender tudo. A matemática é grande, infinita como seus números.
Se você nunca foi um aluno exemplar, tentar estudar todos os campos da matemática para fazer a prova do Enem seria suicídio.
O mais aconselhado é que você aprenda os pontos mais importantes e os que mais caem.
Eu fiz uma pesquisa a partir de provas antigas e vi o que mais cai em matemática no Enem:
- Função
- Estatística
- Probabilidade
- Análise combinatória
Abaixo vamos conferir cada um desses tópicos e como estudar.

Funções de 1 e 2 grau
O candidato deve fazer muitos exercícios de funções de 1 e 2 grau, pois as questões de função podem aparecer com as mais variadas abordagens e, geralmente, o enunciado propõe uma situação em que o uso da função será necessário, mas sem deixar claro.
A resolução de questões ajudará para que o candidato não erre na resolução da equação. Eu diria que essa é um dos conteúdo mais importantes na hora de estudar matemática para o Enem.
INFORMATIVO: Top sites para estudar de graça para o Enem.
Estatística
Ao começar a estudar estatística, o candidato deve estudar média aritmética, a moda ou a mediana.
Na prova de matemática de 2014, por exemplo, houve ao menos quatro questões relacionadas a probabilidade, nas quais os candidatos deveriam prever alguma ocorrência com base em dados prévios.
Probabilidade e análise combinatória
Essa é muito conhecida pelos concurseiros nas provas de raciocínio lógico. Costuma ser o conteúdo cobrado com um nível mais elevado, com questões confusas e de difícil elucidação.
Por isso, o candidato deve resolver várias questões de probabilidade junto com análise combinatória.
O importante é você saber que a prova apresenta questões com vários níveis de dificuldade e, nos últimos anos, as perguntas realmente complicadas são mais raras e quase não caíram mais.
Dica extra
Se você tem dificuldade em saber por onde começar a estudar matemática para o Enem eu aconselho fazer um cursinho online. Pagar professor particular vai sair muito caro. Não compensa.
Muito bom esse curso fórmula do enem.. obrigada
muitas pessoas estão começando a pegar estratégias de estudos por ele e me indicaram, por isso postei aqui… que bom que realmente vale a pena