Como estudar para o Enem | Dicas para garantir a sua vaga

É muito comum vermos candidatos a uma vaga nas universidades federais terem muitas dúvidas sobre como estudar para o Enem e sobre como aproveitar melhor o tempo disponível.

Os questionamentos advém das mais variadas formas possíveis. Por vezes, se devem a falta de uma boa base na educação fundamental; outras vezes é causada pela falta de informação; e ainda existe o problema da falta de comunicação dentro das próprias escolas, que deveriam fazer esse papel de intermediador entre o aluno e as universidades. Quando ocorre pelo menos um desses fatores, você precisa recorrer à internet para descobrir como estudar de forma correta para o Enem. E é isso que você vai ver hoje aqui.

como estudar para o Enem

Se você chegou a este artigo por ter muitas dúvidas sobre como estudar para o Enem, acompanhe este artigo e siga todos os passos que eu vou passar. Assim não terá como não ser aprovado no Enem. Como muitos candidatos têm me perguntando sobre o curso Descomplica Enem, eu resolvi escrever um artigo e explicar qual o segredo do sucesso dos alunos que estudam pelo Descomplica. Veja aqui: Descubra por que o curso Descomplica Enem é o mais usado entre vestibulandos.

Como estudar para o Enem do jeito certo

Matérias a serem estudadas para o Enem

Antes de qualquer coisa, você deve saber exatamente o que estudar. Não adianta simplesmente dizer que vai estudar uma matéria qualquer. Você deve se basear no edital.

As matérias que caem no Enem são: Português; Matemática; Física; Química; Biologia; História; e Geografia. Lógico que o edital vem especificando exatamente o que cai em cada uma dessas disciplinas. Mas para o nosso artigo não ficar imenso e, para mantermos o foco, vou apenas passar algumas dicas.

Ao analisarmos quase todas as provas realizadas pelo Enem, podemos chegar a conclusão de que não são todos os conteúdos dessas matérias que estão no edital que caem. Algumas caem com mais frequência e por isso devem ter um destaque maior durante seus estudos, como é o caso de Interpretação de texto, em Português, e Fisiologia, em Biologia.

Importância de um bom plano de estudos para o Enem

Outro fator que faz com que vários candidatos bons não passem no Enem, é a falta de organização. Por isso, ter um bom plano de estudos pode te levar a sua vaga. A maioria das pessoas que se preparam para o Enem ainda estão cursando o Ensino Médio e não trabalham. E o que deveria ser uma vantagem, se torna um problema por causa da falta de organização ou da imaturidade.

Para passar no Enem, é interessante que o candidato tenha um bom planejamento do que vai estudar. Eu resolvi não me alongar muito nesse tópico. Afinal de contas, vou deixar um link onde você vai aprender a fazer um plano de estudos além de poder baixar um pronto: VEJA AQUI COMO FAZER UM PLANO DE ESTUDOS PARA O ENEM.

Como estudar para o Enem sozinho

Sempre falo para qualquer um que deseja passar tanto no Enem quanto em vestibular que estudar só, em casa, é melhor que estudar por cursinhos. Lógico que tudo depende do seu tempo, da sua facilidade em aprender e “N” motivos.

Hoje, eu vou te mostrar que existem duas formas de se passar no Enem: o jeito difícil e o jeito simples. Pode ser que você já esteja fazendo um ou outro, mas eu te aconselho que faça da forma simples.

Talvez você conheça alguém (ou até mesmo seja você) que tem o costume de estudar cerca de 8 horas por dia, mas no dia seguinte não se lembre mais de nada. Isso é muito normal acontecer quando você não tem um método de estudos eficiente e que seja baseado apenas na quantidade.

Para passar numa prova do nível do Enem – um dos vestibulares mais difíceis do mundo – você deve se basear tanto em quantidade como em qualidade. De nada adianta estudar 10 horas por dia se você não vai se lembrar do conteúdo no dia seguinte.

Tudo isso que estou falando não é baseado em pesquisas realizadas por mim, mas por pesquisadores de verdade. Acompanhe os gráficos abaixo e entenda mais sobre o assunto.

curva-do-esquecimento

De acordo com a tabela, percebemos que cerca de uma hora depois de termos estudado mais de 55% do que vimos já foi esquecido. Não tem jeito, para combater esse esquecimento existem técnicas e métodos que devem ser seguidas.

Dica do Professor Ricardo Alencar

O professor Ricardo Alencar é Mestre e Doutorando em Educação Científica, além de professor universitário há mais de 20 anos. Segundo ele, grande parte dos alunos e dos candidatos a uma vaga nas universidades federais não passam no Enem por não saberem estudar da forma correta.

O professor Ricardo analisa todos os seus alunos desde quando ele começou a dar aulas em universidades. Segundo ele, o problema é o mesmo: falta técnica eficiente e métodos para a aprovação. Para ele, a memória do próprio candidato é o seu principal concorrente. Segundo uma pesquisa, mais de 90% dos candidatos reprovados em vestibulares e concursos tiveram o famoso “branco” no momento da prova.

Percebendo isso, o professor desenvolveu um método utilizando seus alunos como “cobaias” com o fim de comprovar a eficiência do teste. Quem quiser saber mais sobre essa técnica do professor Ricardo Alencar, bastar acessar o site dele CURSO APRENDER A APRENDER.

Vale a pena fazer cursinhos?

Outra dúvida sobre como estudar para o Enem é em relação a fazer cursinhos ou não. Eu acredito que todo mundo tenha ao menos uma disciplina em que não tenha um domínio. Para ser aprovado na prova do Enem, você deve dominar praticamente todos os assuntos. Já imaginou ficar fora de uma vaga por causa de um ponto? Deve ser desesperador, não é?! Por isso, invista seu dinheiro ou peça para seus pais pagaram um cursinho.

De nada adianta você perder um ano da sua vida estudando para o Enem de forma errada. O pior nem é isso! As coisas pioram quando o candidato não sabe nem mesmo qual conteúdo deveria estar estudando ou não segue uma sequência em que facilite o entendimento.

Por exemplo, você sabia que na disciplina de português você vai ter mais facilidade em aprender o conteúdo quando você estudar Interpretação de texto antes de Gramática? Pois é, e isso se reflete em todas as matérias. E um cursinho é bom exatamente por isso. Geralmente os cursinhos já seguem essa sequência que facilita o entendimento.

Eu conheço muitos cursinhos. Mas o que mais me chama a atenção pela qualidade e entre outros tantos pontos a favor é Descomplica. Sem dúvidas o melhor cursinho para o Enem e um dos que mais aprova também. Esse cursinho é tão bom que já foi até objeto de artigo aqui no site. Eu aconselho que você uma lida e conheça o Descomplica melhor. Só clicar no link: VEJA POR QUE O DESCOMPLICA É O MELHOR CURSO PARA QUEM DESEJA UMA VAGA.

Como estudar para o Enem | Dicas para garantir a sua vaga
5 (100%) 4 votes

Sobre Wellington Beltrão

Após vários anos de estudos eu consegui obter minha aprovação em vários concursos e hoje faço parte da Polícia Civil de Goiás. Mesmo assim, ainda mantenho os mesmos hábitos de estudos com o objetivo de conseguir algo ainda melhor.

Website: https://concurseirosdamadrugada.com.br

  • Patrick

    Obrigado pelas dicas de como estudar para o enem. Eu realmente estava um pouco perdido em relação aos estudos.

  • Claudio

    COm todas essas dicas não é possível que eu não consiga uma vaga. Gostei bastate dessas dicas de como estudar para o Enem.