Como estudar para OAB 1ª e 2ª fase | 8 Dicas e 3 Cursinhos

Tempo de leitura: 7 minutos

Como não sou perito, nem a pessoa mais indicado para falar sobre como estudar para OAB, vou passar a palavra para o advogado Ricardo Lemos.

Olá, concurseiros e estudantes, aqui é o Advogado Ricardo Lemos, vamos conversar um pouco sobre o exame.

Tirar OAB é difícil?

A prova da Ordem dos Advogados do Brasil está entre um dos exames de ordem mais difíceis do Brasil, por isso é comum vermos pessoas comentando que “a prova é feita para reprovar”, e de fato é mesmo!

Quem chegou a ver as últimas provas da OAB pode perceber como o nível de dificuldade está sempre maior. Por isso, eu não vou te dar uma fórmula mágica para passar na prova. Até porque isso não existe!

Passar em uma prova como essa depende muito do esforço individual e emocional de cada um. Pensando nisso, vou passar algumas dicas de estudos que vão te ajudar durante a preparação.

Para quem quer ter uma boa fonte de estudos vou indicar ao final do artigo um cursinho gratuito e um pago.

Como estudar para OAB

estudar para OAB

Prepare-se antecipadamente

Acredito que essa seja a dica de ouro para quem quer estudar para OAB. Ou seja, comece a estudar ainda durante a graduação. Eu digo isso pois sempre tem aquele pessoal que é meio aventureiro, vai para a faculdade sem interesses curriculares.

Procure fazer uma faculdade e consiga notas entre boas e excelentes. A vida não dá mole para ninguém e bancas como FGV ou CESPE muito menos.

Saiba o que cai na primeira fase da OAB

Muitos candidatos vão para a primeira fase da OAB sem saber como funciona a prova. Então vamos falar sobre a prova.

A prova é realizada pela FGV e tem 80 questões de múltipla escolha, divididas entre 17 disciplinas, quais sejam:

  • Ética
  • Filosofia do Direito
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Direitos Humanos
  • Direito Ambiental
  • Direito Tributário
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Internacional
  • Direito do Consumidor
  • Direito Civil
  • Direito Empresarial
  • Processo Civil
  • Direito do Trabalho
  • Processo do Trabalho
  • Direito Penal
  • Processo Penal

Cada uma das 80 questões vale 1 ponto e para ser aprovado você deve fazer o mínimo de 40 pontos.

Um fato interessante é que mesmo os candidatos que estão se preparando de forma “adequada” se surpreendem no dia da prova. Para não dar aquele branco na hora da prova, você precisa utilizar a técnica correta.

Nestes casos, eu aconselho que você conheça o método Ciclo Eara, que consiste em:

  • Estudar;
  • Aplicar;
  • Revisar; e
  • Adaptar.

Leis atualizadas

Assim como em concursos públicos, é essencial que você estude por leis atualizadas, então invista nisto. Sim, eu sei que a quantidade de livros que se tem que comprar para a faculdade é enorme, mas isso não nos exime de ler a lei seca.

Se a grana estiver curta, saiba como conseguir livros de graça do Senado Federal.

Linguagem

Um dos fatores de se ler os livros da faculdade é para que você esteja familiarizado com a linguagem utilizada pelos juristas.

Fazer a prova da primeira ou segunda fase da OAB sem saber a linguagem utilizada é como você viajar para a Russia e não saber falar a língua local.

Grupos de estudo

Procure ajuda de colegas que também estão no mesmo barco que você. O objetivo da prova da OAB é filtrar aquelas pessoas que realmente têm capacidade de exercer a advocacia.

Quem melhor do que seus amigos concurseiros ou colegas de classe para montar um grupo para estudar para OAB?

Quer fazer concurso e OAB?

Se você ainda consegue um tempinho para estudar para concurso também, não tem problema. Aproveite e intercale as matérias. Mas tente definir seus objetivos, tenha foco e saiba que uma coisa é estudar para OAB outra é estudar para concurso.

Estude em casa, na rua, na chuva ou na fazenda…

Isso mesmo. Estude em todos os lugares possíveis. Seja no conforto da sua casa ou na solidão de uma biblioteca. Se você estiver no transporte público use um tablet para estudar, se estiver no seu carro ouça Podcast.

O importante aqui é não parar de estudar. Se for a um lugar onde não consiga levar seus livros, instale aplicativos para estudar.

Emocional

Se você já prestou o exame outras vezes e não passou, é bem provável que o seu problema já não seja apenas sobre como estudar para OAB, mas talvez seja um problema emocional.

Um problema familiar, a pressão dos pais ou talvez por você se cobrar demais pode estar te atrapalhando a conquistar seus objetivos.

Esse estresse pode estar sendo causado também pelo próprio cansaço mental.

REVELADO: Como combater o cansaço mental nos estudos.

Material de estudos para OAB

É muito difícil passar no Exame da Ordem quando você não tem um material de estudo de qualidade. Quando resolvi estudar para OAB utilizei vários cursinhos.

Antes de ser aprovado, eu já tinha tomado bomba no ano anterior, e por isso eu resolvi mudar minha técnica de utilizar vários cursinhos.

Na verdade, meus colegas de faculdade que foram aprovados no ano em que reprovei me indicaram o curso Master OAB.

Como funciona o Master OAB

O primeiro ponto que me chamou a atenção foi o baixo valor, pois eu estava quebrado e ele era um dos mais acessíveis e que ajudaria na 1ª e 2ª fase.

Logo de cara eu gostei do site porque ele é totalmente atualizado. Pra mim, isso era ótimo, pois eu não tinha tempo de ficar pesquisando material atualizado na internet.

Outro ponto a favor, é um cronograma disponibilizado pela plataforma para quem não tem bastante tempo disponível para estudar. A partir do seu horário é criado um plano de estudos para você estudar para OAB.

O site também te dá um prazo de alguns dias para você fazer o teste. Caso não goste, eles devolvem seu dinheiro.

Acredito que isso dê mais segurança na hora de assinar, pois a gente nunca sabe se vai gostar ou não.

O melhor mesmo é que você vai aprender exatamente o que estudar para a OAB. Assim você não precisa perder tempo estudado disciplinas que não caem.

Todo mundo fala bem desse site, e o número de pessoas que diz que passou na OAB estudando por ele é enorme, inclusive eu.

Cursinho gratuito para OAB

Como dito no começo deste artigo, vou deixar um link onde você pode estudar para OAB de graça, mas antes já quero adiantar que é bom conciliar com um cursinho pago.

Isso é uma coisa que eu aprendi estudando todos esses anos, se você quer passar vai ter que desembolsar uma grana. Isso é fato!

O passo a passo para acessar o cursinho gratuito você pode ler no artigo como estudar de graça para OAB.

Estratégia Concursos para OAB

Para conciliar com este curso gratuito eu aconselho que você utilize o material do Estratégia, mas por favor: nada de baixar o cursinho desatualizado da internet.

Lembre-se, ter um material atualizado é a dica mais importante de todas.

À época que eu resolvi estudar para OAB, eu estava totalmente sem dinheiro, mas peguei emprestado comprei esse curso do Estratégia e o Master OAB. E quer saber? Não me arrependo!

Por fim, como tudo nesta vida quando estiver chegando o dia da prova tente manter a calma e o seu controle emocional. Nada de se desesperar, ok?!

Se você estudou todo o conteúdo de forma correta, é bem provável que você passe.

Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário abaixo.

5 Comentários


  1. A prova tá chegando e com certeza essas dicas de como estudar pra oab vão me ajudar bastante, meu caro.

    Responder

  2. o curso fórmula da OAB me ajudou basntante no último exame, porém cometi alguns erros e não consegui a pontuação, mas vamos lá de novo. PS: valeu pelas dicas de como estudar para OAB

    Responder

  3. valeu..
    to usando o fórmula da OAB e to gostando…
    Espero que dê resultado na hora da prova

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.