APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como fazer faculdade no exterior – Vale a pena, quanto custa e é preciso ser fluente?

Está procurando saber como fazer faculdade no exterior? Estudar é muito importante, independentemente do lugar em que vivemos. Tudo a nossa volta depende de estudos e a faculdade é um dos melhores caminhos para isso. Aliás, para alguns os estudos valem ainda mais a pena se forem feitos no exterior, mas será que isso é verdade?

Por outro lado, antes de cair de cabeça nessa jornada é preciso entender quais são os custos e se é necessária a linguagem fluente do idioma local. Então, logo, você verá que o processo é mais simples do que o nosso Enem. Vamos ver como todo esse processo funciona!

É possível fazer faculdade no exterior?

Sim, é muito possível! Para aqueles que estão saindo do ensino médio pode ser ainda mais fácil, mas também há um prazo de 1 ano após a conclusão do ensino básico.

Porém, neste período de um ano é necessário fazer coisas de valor e que agregue em seu conhecimento. Se você quer ficar um ano de folga das matérias e provas escolares, opte por fazer algum curso na área que você gosta ou entrar em uma profissão com nível médio.

Para entender como fazer faculdade no exterior, também é necessário compreender que é preciso de muito foco e organização, acima de tudo, mental. Ou seja, antes de se jogar você deve estar ciente de que precisará se mudar, conviver com um pouco de saudade e acima de tudo, estudar muito!

Ao contrário do que imaginam, o processo de entrada em uma faculdade no exterior pode acontecer de diversas formas e não apenas com a execução de provas. Em primeiro lugar, o ideal é ter sido um bom aluno anteriormente e saber o que deseja.

Quais são as opções para fazer faculdade no exterior?

Você pode optar por iniciar e terminar a graduação na universidade escolhida ou fazer mobilidade entre universidades. Para a segunda opção, o correto é que a universidade de origem e a de destino possuam o seu curso com a mesma grade curricular.

Porém, como compreendemos a sua necessidade de saber um pouco mais a fundo, veja as opções de ingressar na faculdade exterior.

Intercâmbio

Este é um dos processos mais comuns e fáceis. Através da ajuda de uma agência de intercâmbio, a questão de como fazer faculdade no exterior pode ficar mais simples de resolver. Essas agências fazem praticamente 70% do processo para os alunos que desejam estudar fora.

Documentações necessárias, valores de investimento do aluno por todo período de estadia fora do país e comunicação direta com as universidades. Logo, vale muito a pena contar com a ajuda de agências de intercâmbio.

Inscrição direta com a faculdade/universidade

Se você deseja entrar mesmo na universidade do exterior, uma das dicas é se inscrever diretamente no processo. Além disso, é muito simples participar e ser classificado. Portanto, fique de olho nas datas e processos que devem ser feitos. As chances de ganhar uma oportunidade são muito reais.

Bolsas de estudo

Uma das opções de como fazer faculdade no exterior é participar do processo de bolsas oferecidas. Muitas universidades estrangeiras oferecem bolsas todos os anos para diversas áreas de graduação e pós-graduação.

É necessário falar o idioma local?

Sim, na grande maioria das universidades estrangeiras é preciso saber pelo menos o inglês. Porém, se você deseja fazer uma faculdade na Espanha, por exemplo, o mais indicado é que saiba espanhol. Da mesma forma acontece para outros países.

Mas se essa é uma grande preocupação, saiba que você pode ir treinando agora mesmo e chegar no local em busca de um curso da língua exigida. Isto é, será quase impossível estudar sem compreender o idioma local, então providencie isso imediatamente.

Quanto custa para fazer faculdade no exterior

Essa é uma questão que não há uma resposta definitiva e sim, várias. Você pode encontrar intercâmbios de diversos valores e cada universidade tem um custo, a não ser que você ganhe bolsa de estudos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os valores vão de 15 a 40 mil dólares. No Reino Unido, cerca de 2 e 14 mil libras. No Canadá, os valores são de 16 e 31 mil dólares canadenses e por fim, na Austrália cerca de 28 e 34 mil dólares australianos.

Ainda que pareça muito simples, o valor final é variável devido ao tempo de estudos no país escolhido. Com isso, existem também as diversas despesas que devem ser arcadas pelo estudante como alimentação, moradia, lazer, materiais e tudo que for necessário.

Em casos onde o estudante que deseja saber como fazer faculdade no exterior, ganha uma bolsa de estudos, os custos são menores. Muitas vezes, as universidade possuem alojamentos e servem as refeições tornando a vida do aluno ainda mais fácil. Ou seja, tudo é questão de organização dos fatos para dar o primeiro passo!

[mks_tabs nav=”horizontal”]
[mks_tab_item title=”Dica de Estudo”]
Veja a forma mais simples de fazer medicina na Argentina sem pagar nada.
[/mks_tab_item]
[/mks_tabs]

Vale a pena estudar no exterior?

Quer ser um profissional renomado e cheio de sucesso pela frente em sua carreira, sim, vale muito a pena! Estudar é um dos caminhos mais preservados em nosso planeta para aqueles que desejam o sucesso. Por isso, é ideal é que você saiba exatamente o que deseja em sua trajetória.

Ter certeza de suas escolhas te ajudará a chegar longe e não perder um caminho que você deve seguir. Pessoas que estudam no exterior tem chances muito maiores de serem selecionadas em determinados cargos de uma empresa. Ou seja, é um grande investimento em seu futuro e felicidade profissional.

Além disso, se você desejar continuar no país em que estudou, terá chances ainda maiores de ser bem sucedido. Muitos imigrantes formados no Brasil, chegam em outros países e não exercem suas funções certificadas. Portanto, se tem algo que vale a pena é estudar no exterior.

Dicas básicas

Ainda que possa parecer uma grande missão saber e compreender como fazer faculdade no exterior, não desista. Pense e repense sobre seu futuro e analise todas as opções  para que este plano dê certo. Porém, se o seu objetivo é passar em alguma Universidade brasileira, nós recomendamos que você estude pelo Descomplica. De longe é o melhor cursinho para Enem.

Em conclusão, dedique-se ao máximo e tenha um bom caminho de conhecimentos e inovações em sua vida. A sorte anda ao lado de quem corre atrás de seus objetivos e metas. Por isso, desejamos uma boa sorte na conclusão das suas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo