7 dicas para fazer uma boa prova de concurso público

Tempo de leitura: 3 minutos

Fazer uma boa prova é algo extremamente importante, principalmente quando se trata de um concurso ou do exame de aprovação no vestibular. No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas práticas para que você possa se dar bem nas provas sem sofrimento.

Quem sofre de ansiedade se vê atormentado quando o assunto é prova. Se em situações comuns do dia a dia o transtorno já os deixa fora de controle, imagine em algo tão importante que pode definir o rumo de suas vidas.

Como você provavelmente já deve ter ouvido falar, manter a calma nessas horas é fundamental. Ter uma boa noite sono, e suspender os estudos no dia anterior à prova também é uma ótima ideia. Vamos conhecer agora quais são as 7 dicas para se dar bem em uma prova, não deixe de ler todas e anotar sempre que necessário.

Dicas de como fazer uma boa prova de concurso público

1- Revisão

Um dos principais passos a se seguir antes de fazer uma prova é revisar todo o conteúdo. Para decidir o que deve e o que não deve entrar na sua revisão, faça uma lista contendo todos os itens que você têm dificuldade ou que não se lembra por completo.

prestar atenção para fazer boa prova

Separe o conteúdo em porções pequenas para facilitar o estudo e realize um cronograma de estudos. Regras, nesse caso, são sempre bem vindas. Se você estipula em seu cronograma que irá estudar 3 horas por dia, por exemplo, você tem grandes chances de conseguir revisar todo o conteúdo estudado sem fazer esforço.

2- Prática

Muita gente pensa que estudar é ler o material apenas uma vez e nunca mais voltar a colocar os olhos sobre ele. Esse tipo de pensamento é muito errado e não contribui em nada com o seu aprendizado.

Não adianta nada ler o conteúdo somente uma vez, e ler com pressa, como se estivesse apostando corrida com alguém, se você não consegue absorver o que está escrito.

Não importa qual for a sua área de estudo ou a prova com a qual você tenha que lidar. O mais importante é criar uma rotina de estudos. Na internet, é possível encontrar vários simulados para os mais diferentes tipos de prova, e é interessante que você faça pelo menos um deles.

Lidar diretamente com questões que podem cair na sua prova ajuda bastante nos estudos

se dar bem em uma prova

3- Tranquilidade

Manter a calma na hora da prova é fundamental. Para não ser surpreendido pelos famosos “brancos” ou acabar tendo uma reação física de ansiedade, procure dormir bem na noite anterior à prova, deixar os estudos de lado nos 3 dias que antecedem o exame, e se possível, tomar alguma espécie de chá natural para acalmar os ânimos.

4- Alimentação

Comer bem também pode ajudar. Procure manter uma alimentação equilibrada e fuja dos excessos, como gorduras, frituras e doces. Dê preferência para frutas, legumes e hortaliças. Existem alguns alimentos que podem ajudar na memória, pesquise sobre eles e procure incluí-los em sua alimentação também.

5- Cronometre o seu tempo

Assim como é importante criar um cronograma de estudos para conseguir estudar todo o conteúdo da prova, no dia do teste, é importante cronometrar o seu tempo também. Passar muito tempo em uma única questão pode te fazer perder metade da prova. Se sentir que não sabe a resposta, passe para a próxima, e quando terminar tudo, volte na questão em branco.

dica para fazer uma boa prova

6-  Seja paciente

Estudar tudo de uma vez ou em um tempo recorde não vai te ajudar a se dar bem em uma prova. Procure estudar tudo com calma, revisar cada conteúdo e fazer anotações sempre que considerar um tópico importante ou que tiver dúvida sobre ele.

7- Estude por um bom cursinho

Estudar sozinho não é sinônimo de não fazer cursinhos. Eu, por exemplo, sempre estudei sozinho, mas os cursinhos online me ajudaram bastante. Um cursinho que sempre esteve ao meu lado foi o Ponto dos Concursos, mas isso é uma questão pessoal. Caso você conheça outro cursinho que seja melhor, estude por ele!

7 dicas para fazer uma boa prova de concurso público
Avalie este artigo!