APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como passar em medicina? Descubra o segredo dos aprovados

Se você tem o sonho de entrar numa universidade para cursar medicina, com certeza já deve ter visto que a concorrência para este curso é extremamente alta, certo? Pois bem, muito candidatos acabam desistindo do seu sonho de se tornar médico após descobrir que a média é de 70 a 80 candidatos por vaga. Mas nesse artigo de hoje, você vai aprender a deixar esses números de lado, focar na motivação e aprender como passar em medicina.

Com toda a minha experiência com estudantes, o que eu consigo perceber é que a maior falha dos alunos não é estudar pouco, mas sim estudar errado.

A maioria dos alunos não sabe estudar da forma correta, e por isso não é aprovado. Seu sonho é cursar medicina? Acompanhe esse artigo e transforme seu sonho numa meta.

como passar em medicina

Como passar em medicina

Hoje em dia, ainda vejo muitos alunos que acreditam que como passar em medicina é como ganhar na loteria. A verdade é que se você também pensa assim, é hora de esclarecermos alguns pontos:

  • Primeiro, você deve saber a verdade sobre como passar em medicina pelo Enem. A quantidade de inscritos por vaga realmente é enorme, além de ser o curso com a maior nota de corte, ficando entre 800 e 850. Esse número é bastante alto, é praticamente gabaritar a prova. Por isso passar no Enem é difícil.

Sim, eu sei que você deve ter tomado um susto quando viu esses dados, mas não pense que eu quero te desanimar. Pelo contrário, hoje você vai sair daqui com muito mais motivação para continuar estudando.

Entretanto, você precisa saber que ganhar na loteria não é como passar em medicina. Na loteria você vai precisar de sorte, no Enem você vai precisar estudar. Estudar da forma certa!

  • Em segundo lugar, não acredite em quem diz que passou em medicina estudando somente em casa, através dos livros. Isso não é verdade. Você vai precisar fazer um bom cursinho e com bons professores.

Mas vale a pena fazer cursinho para medicina?

Imagine que como passar em medicina é como ser o melhor jogador de futebol do mundo. Parece estranha a comparação, mas não é!

Por mais que você ache que Messi ou Cristiano Ronaldo atuem sozinhos para ser o melhor do mundo, por trás existe toda uma equipe como técnico, médicos, torcida e os outros jogares.

Além disso, também é necessário uma grande preparação por parte desses jogadores. Para saber como passar em medicina você vai usar esse mesmo princípio: Você quer ser o “melhor do Enem”?

Então você vai precisar dessa equipe:

  • Um técnico, que será seu cursinho. Acredite, você vai precisar de alguém para direcionar seus estudos;
  • Tenha uma torcida, como seus pais ou seus amigos. Para isso, mostre a eles que você é capaz de ser aprovado;
  • Ande com quem tenha os mesmos objetivos. Monte grupos de estudos;
  • Estude e estude mais.

Agora, eu espero que você tenha percebido como é importante fazer cursinhos. Se você não tem dinheiro e precisa que seus pais banquem seus estudos, faça o seguinte: convença seus pais de todos os benefícios que eles terão quando você se tornar médico.

Confia em mim, o sonho de qualquer pai é que seus filhos se tornem médico, além disso você será o orgulho e o exemplo da família. Mas você vai ter que estudar de verdade para ganhar a confiança e o investimento dos seus pais.

DICA DE PORTUGUÊS – VOCÊ SABE QUANDO USAR O MENOS MAU OU MENOS MAL?.

Se você não sabe qual cursinho fazer, fique tranquilo porque mais abaixo eu vou indicar alguns cursos bem específicos para quem quer cursar medicina. Mas antes você precisa conhecer a preparação que deve ser feitas antes de comprar um cursinho.

Se descubra: que tipo de aluno você é?

Estudar não é simplesmente pegar livros, apostilas e começar a ler. Você precisa se conhecer para se adaptar e para aprender a aprender.

Isso mesmo, aprender a aprender. Se você tem dificuldade de aprendizagem é por que, provavelmente, não estuda pelo melhor método para você.

Eu, por exemplo, aprendo mais escrevendo, mas pode ser que você aprenda de forma mais eficiente ouvindo ou lendo. Cada um tem uma forma e você precisa se conhecer antes de começar a estudar.

Existem basicamente três tipos de modos de aprendizagem:

modos de aprendizagem visual auditivo cinestesico

O aluno visual

Como o próprio nome sugere, o aluno visual é aquele que se utiliza das imagens para estudar. Ele aprende muito melhor vendo as coisas, e por isso gosta de grifar o caderno com marca-texto, esquematiza os textos, cria mapas mentais, escreve bastante.

O aluno auditivo

O nome também é bem intuitivo. Esse aluno é aquele que gosta de estudar ouvindo e prestando atenção em tudo que é dito.

Se você é esse tipo de aluno, ande sempre com um gravador na bolsa ou na mochila. Seu estilo de aprendizagem é bem peculiar, pois tende a repetir tudo que ouve, além de associar palavras com formas ou objetos.

O aluno cinestésico

Bom, esse tem um nome que é meio difícil de associar a algo, né?! Mas a grande maioria dos alunos está neste grupo.

Podemos dizer que o aluno cinestésico é aquele que aprende de forma motora, ou seja, coloca a mão na massa. No caso de nós, estudantes, são aqueles que gostam de escrever tudo o que veem, escultam e leem.

Sua melhor forma de estudar é através de aulas práticas, além de aprender melhor fazendo longas pausas.

Aprenda a estudar em grupo

Um outro modo de aprendizagem que está fora desses três acima, mas que é o melhor de todos é estudar em grupo. Talvez você não saiba, mas uma das melhores formas de se aprender o que é estudado é ensinando.

Nos grupos de estudos, tentem se reunir pelo menos uma ou duas vezes por semana. Separem tópicos que devem ser explicamos por cada um, como se fosse uma apresentação da escola, mas nada muito rigoroso. Ensinando aos demais o que você estudou, fará com que você fixe o que foi estudado.

Mas lembre-se que esse grupo deve ser de estudos e precisa ter no máximo 5 alunos, mais que isso pode virar bagunça.

Caso você perceba que este grupo não está dando certo por causa de brincadeiras ou por não ter foco saia dele. Não jogue seu tempo fora.

Por falar em não jogar o tempo fora, a melhor forma de aproveitar seu tempo é utilizando um bom plano de estudos. Ele será o seu guia nessa caminhada.

Por isso um plano de estudos bem estruturado e organizado será o responsável por como passar em medicina.

Montando o plano de estudos para medicina

Simplesmente pegar as disciplinas cobradas no Enem e jogá-las num papel e começar a estudar não fará com que você seja aprovado em medicina.

Você precisa se organizar e construir um projeto. Assim como se fosse construir uma casa, não adianta você ter telhas, tijolos e cimentos se você não tem um projeto de como vai ser essa casa ou qual a ordem das etapas a serem seguidas.

Esse plano de estudos para medicina que vou passar é apenas uma sugestão e você tem total controle sobre ele. Podendo fazer todas as alterações que sejam necessárias para adaptar aos seus horários.

O princípio básico que você deve seguir na hora de alterar o seu cronograma de estudos de medicina é o seguinte:

  • Você deve dedicar maior parte do seu tempo as matérias que você tem mais dificuldade
  • Separe os tópicos das disciplinas por semana
  • Estude por 50 minutos e de intervalos de 10 a 15 minutos para descansar
  • Estude mais de uma matéria por dia para o estudo não ficar cansativo
  • alterne entre matérias que você gosta e que você não gosta, assim você estuda tudo
  • Estipule dias da semana somente para resolver exercícios

Prova discursiva

A prova discursiva não tem pra onde fugir, é a parte mais importante da sua prova e você vai ter que aprender a construir uma. E nós vamos ver isso agora.

Para construir uma redação digna de nota mil, você precisa ser objetivo, ter foco e conhecer o assunto. Então nada de tentar enrolar.

Além disso, você precisa estar atento ao principais temas da atualidades. No vídeo abaixo você pode conferir 6 dicas para fazer uma boa redação.

Minha dica é que você leia muitos jornais, se mantenha informado e faça uma redação por semana, no mínimo. Se você não tem base para fazer redação, é um pouco difícil explicar em um artigo. Por isso, o que eu posso fazer é indicar a apostila Manual da Redação Nota Mil da professora, escritora e fundadora da escola Em Bom Português Eliana Martins Jacob.

Resolva questões, simulados e provas do Enem

Eu costumo dizer que a melhor forma de fazer revisões do seu estudo é por meio de exercícios. Resolver questões ajuda bastante na fixação do conteúdo, além de também ser um fator de parâmetro, pois ao responder as questões você vai perceber se está indo bem ou não nos estudos.

Se você ainda não assina nenhum cursinho, fazendo uma rápida pesquisa no google é possível encontrar milhares de questões para o Enem.

Escolha a disciplina e comece a responder. Uma dica importante é que você nunca deve responder questões assim que terminou de estudar o tema, pois você acertará a questões e ficará confiante de que não precisa revisar mais aquele conteúdo.

Então resolva questões do conteúdo estudado há dois dias, assim você realmente terá certeza de que aprendeu ou não.

Resolva todas as provas do Enem de 2009 até 2016. Não adianta responder as provas de antes de 2009 pois eram no formato antigo do Enem.

Quando você for responder essas provas, faça como se estivesse realmente fazendo a prova atual do Enem. Separe um dia somente para isso, e respeite os mesmo horários do Enem.

Isso te dará confiança na hora do vamos ver e evita que você fique muito nervoso na hora da prova.

Escolha um bom material de estudos

Sem dúvida essa é a parte mais importante dos seus estudos. Como eu disse acima, estudar por um bom material será essencial para a sua aprovação. Não vacile, faça um bom cursinho.

Na hora de escolher um bom cursinho você deve prestar atenção em alguns fatores:

Se você usa apostilas de banquinha de revistas e acha que vai ser aprovado, você está muito enganado. Geralmente essas apostilas são mal escritas, desatualizadas e as questões têm gabaritos trocados.

Às vezes achamos apostilas de até R$ 20 mas o barato pode sair caro, você vai estudar o ano inteiro por ela e quando chegar a prova você não vai ser aprovado. Então saiba ter estratégia de estudos. Não vá pelo mais barato.

Utilize mais de uma fonte de estudos se você quer saber como passar em medicina. Não é por que você comprou um cursinho online que você só vai estudar por ele.

Além dos cursinhos, você também pode estudar por aulas do youtube. Eu não aconselho que você estude somente pelo youtube, você vai precisar de algo a mais, como um cursinho online.

Eu disse cursinho online, abaixo você vai entender por que não é presencial.

Cursinho online ou presencial

O Ensino À Distância, mais conhecido por muitos como cursinho online, aumentou mais de 500% nos últimos anos. Muitos cursinhos tradicionais migraram pra plataforma online e vários outros cursinhos já nasceram nessa era digital.

Com essa nova evolução, muitos alunos ficam em dúvida na hora de decidir onde estudar para saber como passar em medicina. Meu objetivo hoje é listar os prós e contras de ambos cursinhos, mas já quero deixar claro que prefiro os cursinhos online.

[mks_button size=”large” title=”CURSINHO PROENEM É BOM AO PONTO DE ME FAZER PASSAR? CONFIRA” style=”squared” url=”https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/curso-proenem-e-bom-vale-a-pena/” target=”_blank” bg_color=”#1e73be” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=””]

Cursos online

Vantagens:

  • A flexibilidade é o sobrenome dos cursinhos online. Você mesmo monta sua grade horária e estuda a disciplina que você achar melhor para o seu aprendizado
  • Se o aluno não entendeu o conteúdo, ele pode pausar e ver quantas vezes quiser
  • O aluno pode guardar o dinheiro que ele usaria pra comprar o lanche ou pagar o transporte e investir em material de qualidade
  • Você não precisa pegar trânsito
  • O valor do cursinho online é muito mais barato que o presencial
  • Não há distrações como conversas paralelas ou os famosos “perguntadores”
  • Pode estudar de pijama

Desvantagens:

  • Não existe interação com o professor ou outros alunos, a não ser por email
  • O aluno precisa ser organizado, comprometido e ter disciplina

Cursos presenciais

Vantagens:

  • Você pode tirar dúvida com o professor na mesma hora
  • Nos intervalos você pode socializar com os demais alunos

Desvantagens:

  • Todos os que eu estudei eram desorganizados
  • Se faltar um professor você praticamente perde o dia
  • Tem que pegar trânsito
  • é mais caro
  • Tem gastos adicionais com passagem e alimentação
  • A grande maioria dos alunos têm dificuldades e fazem perguntas a todo momento
  • Você precisa seguir o cronograma da instituição
  • Professores chatos dão sono

E qual é o melhor?

Por todos esses motivos eu parei de estudar por cursinhos presenciais há muito tempo. Essas vantagens dos cursos presenciais não foram capazes de me fazer continuar estudando por este meio, por isso parti pro online.

Nunca gostei de tirar minhas dúvidas com o professor porque isso diminuía meu senso de compreensão, nunca gostei de nada mastigado.

Quando eu ficava com alguma dúvida, eu pesquisava na internet ou em livros e isso facilitava minha compreensão sobre o assunto. Já o fato de poder socializar também não me afetou muito.

Apesar de gostar de fazer amigos, eu sabia que aquele momento era para estudar e ser aprovado.

Eu estudei por vários cursinhos como Stoodi e Descomplica para saber como passar em medicina. O que eu posso dizer é que se você quer ser aprovado em medicina escolha o cursinho Descomplica. Ainda mais agora que eles têm um plano específico para quem quer saber como passar em medicina.

[mks_button size=”large” title=”CONHEÇA MELHOR O CURSO DESCOMPLICA MEDICINA” style=”squared” url=”https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/descomplica-e-bom/” target=”_blank” bg_color=”#1e73be” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=””]

2 Comentários

  • Parei de ler onde diz que não é possível passar estudando em casa. Não desanime jovem, estudando em casa ou em cursinho a vaga vem por mérito e esforço! Lute até o fim pq a vaga é sua!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo