Como Superar a Curva do Esquecimento em 7 passos

[mks_tabs nav=”horizontal”]
[mks_tab_item title=”O que é a Curva do Esquecimento?”]
É um estudo do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus onde descreve exatamente por quanto tempo retemos um conhecimento e enquanto tempo vamos esquecê-lo se não revisarmos.
[/mks_tab_item]
[/mks_tabs]

Agora me diga: Você também tem a sensação de que não se lembra o que foi estudado nos dias anteriores? É como se tivesse esquecido todo o conteúdo ou até mesmo como se nunca tivesse o visto?

Isso acontece com grande parte dos concurseiros e gera uma grande ansiedade, pois o volume de matérias para estudar, aprender e memorizar é imenso.

De antemão, já te adianto que a culpa de tudo isso é da curva do esquecimento.

A curva do esquecimento foi identificada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, que descobriu que o nosso cérebro só consegue guardar uma informação durante um determinado tempo.

Isto é, essa informação será excluída da nossa memória caso o cérebro entenda que não é importante. Para que fique armazenada, precisamos dizer ao cérebro como essa informação é importante. Para isso, precisamos seguir alguns passos que eu vou descrever abaixo.

Neste artigo, vamos aprender como superar a curva do esquecimento, se você quiser saber mais sobre como funciona a curva do esquecimento, clique aqui.

O Segredo para superar a Curva do Esquecimento

Se você está procurando uma solução mágica, talvez se surpreenda ao descobrir que o melhor método para superar a curva do esquecimento é fazendo revisões programadas.

Talvez você esteja pensando:

“Mas, eu já faço revisões e mesmo assim sempre esqueço o que estudei. Será que esse método de revisar não funciona comigo?”

Bem, na verdade não é “qualquer” revisão que vai conseguir fazer com que você consiga “vencer” a curva do esquecimento. Para que as revisões funcionem, elas precisam ser feitas:

  • periodicamente, nos momentos “certos”;
  • respeitar o funcionamento do cérebro, e
  • sempre levar em consideração a ação da curva do esquecimento.

Para que você consiga fazer as etapas anteriores e superar a curva do esquecimento é necessário seguir os passos abaixo e aumentar a capacidade de concentração.

Algumas técnicas de memorização

Mais de 60% dos concurseiros não conseguem ao menos lembrar metade do que estudou no dia anterior, pois não conseguem superar a curva do esquecimento.

Para alguns a Capacidade de memorização é bem mais eficaz do que outras, mas isso não quer dizer que  seja um problema na sua capacidade intelectual  (Q.I), na maioria da vezes uma simples mudança pode dobrar a sua capacidade de memorizar.

Se você está achando que existe uma Formula mágica para a memorização, está completamente engando. A Técnica de Memorização está associada a ATENÇÃO, ASSOCIAÇÃO E OBSERVAÇÃO.

Muitas pessoas confundem memória fraca com distração, embora ande de mãos dadas são coisas completamente diferentes. Mas como saber se minha memorização é fraca  ou se sou distraído ?

Como Saber se Tenho Memória Fraca?

A afinidade de pensamentos está ligada a objetos semelhantes ou iguais parcialmente. Quando pensamos em Hexa lembramos da Seleção Brasileira,  é um pensamento ligado ao objeto uma coisa puxando a outra.

Todo pensamento está ligado direta ou indiretamente a um objeto e só saber como associá-los, portanto não há de se falar em memória fraca, mas sim de memória destreinada.

A memória destreinada ela é unilateral, ou seja , não está apta a coordenar fatos. Há pessoas que gravam números de telefones e nomes de pessoas facilmente, mas não conseguem assimilar o telefone a pessoa.

Alguns tem uma memória boa, mas lenta  e outros a capacidade de memorização dura por um período de tempo muito curto, ou seja, gravam rapidamente e deixam de lembrar com a mesma velocidade.

Como Saber se sou Distraído?

A capacidade de memorização está diretamente ligada a distração, mas como saber se você está se distraindo e dificultando a sua capacidade de memorização ?

Distração nada mais é que falta de atenção, se você prestar atenção onde coloca objetos você saberá onde encontrá-los.

Não basta guardar sua informações em apostilas, celulares, tabletes, computadores , você precisa colocá-las em prática trazer essa informações para o seu meio social.

Ao se empenhar em aplicar essas informações adquiridas você irá sentir-se satisfeito com os resultado e irá motivar-se para futuras informações, isso diminui a sua distração, aumenta a sua capacidade de memorização e ajuda a superar a curva do esquecimento.

Como Aumentar a capacidade de Memorização?

Existem alguns métodos para melhorar a capacidade de memorizar, vou citar algumas formas que com a devida certeza alguma irá lhe ajudar.

1. Plano de Estudo

O plano de estudo é o principal fator a ser observado , a maneira como vai conduzir seus estudos vai lhe ajudar muito em sua memorização, levando você a estudar com organização e sem perder o foco do que está sendo lido.

Para elaboração de um bom plano de estudo você deve observar tudo o que está em jogo: Objetivo, Dificuldades, Horários, etc…

Um bom começo para elaboração de um plano de estudo é colocar toda a sua meta em um papel ou Planilha de Estudos isso vai lhe ajudar a ter um compromisso e forçá-lo a cumpri-lo, pois como todos nós sabemos são raros os casos de pessoas que realmente gostam de estudar.

Aqui no blog temos um tópico que fala como elaborar esse plano de estudo!

2. Concentração

Não perca o foco no que você está estudando, deixe o celular de lado, escolha um ambiente agradável no qual você não será interrompido, se você estuda pelo computador e se for possível feche as redes sociais e se atente apenas a leitura.

Falta de Concentração trás cansaço O cansaço impede a Assimilação. Uma má Assimilação atrapalha o Empenho.Esses fatores, desencadeados nessa ordem, abatem o Entusiasmo impedindo o bom Desenpenho que por fim atrapalha na capacidade de memorização.

3. Foco nas Siglas

A síntese é o que dá propulsão a memória. É a ferramenta mental que você vai utilizar para lembrar de algo.

Então como usar as Siglas para memorizar?

Usando as palavras-chave daquele assunto a ser lembrado. Um exemplo de sigla :” LIMPE “. quem  já estudou Direito Administrativo com certeza já deve ter ouvido falar, que nada mais é do que um método de memorização dos princípios expressos que regem a Administração Pública.

  • L – legalidade
  • I  – Impessoalidade
  • M – Moralidade
  • P – Pessoalidade
  • E – Eficácia

Veja que a sigla Limpe se refere a primeira letra de cada palavra o que facilita bastante na memorização, pois ao lembrar das siglas você irá associá-las a s palavras automaticamente.

4. Horários

Fator importantíssimo para superar a curva do esquecimento é escolher o horário de estudo adequado a sua rotina.

Estude em horários mais propícios ao aprendizado, na qual sua mente está com bem mais sede de conhecimento. mas qual seriam esses horários ? Temos uma matéria que trata só desse assunto de Horários de estudo. Dê uma Olhada aqui!

5. Descanso

Faça pausa entre os estudos, não há um tempo específico para esta pausa mas aconselha-se algo em torno de 45 a 60 minutos.

Não adianta virar a noite estudando que isso não vai fazer você memorizar mais, pelo contrário é raro os que aprendem nesse horário, guarde o seu horário de sono, durma no mínimo 8 hrs por dia para que mente tenha o seu devido descanso e esteja pronta para a próxima maratona de estudos.

6. Alimentos

Há uma série de alimentos ajudam na capacidade de memorizar, eis alguns deles: Amendoim, Salmão, Soja, Fígado, Feijão,etc…

Esses e outros alimentos trazem benefícios como:

  • Ajuda a formar novos neurônios;
  • Reparação das células cerebrais danificadas;
  • Produção da Acetilcolina – fundamental para a memória e o aprendizado;
  • Melhora as funções cognitivas.

7. Grupos de Estudo

E a ultima e não menos importante, estudar em Grupo. Expor seus conhecimentos a outras pessoas é uma ótima maneira de exercitá-los.

Não guarde apenas para você, pois o que você fala durante o grupo de estudo vai te ajudar a refletir sobre o que você estudou, além de ser de  grande ajuda na fixação da memória.

– Considerações finais:

Seguindo essas dicas citadas você irão dobrar sua capacidade de memorização. Recomendo a vocês um complemento com ótimos cursos de renomados no mercado, como:

  • Turbine sua Mente. Esse curso apresenta vários métodos para aumentar a sua memorização exercitando ela de maneira fácil, aumento em até 3x a sua capacidade de ler e memorizar.

O que você achou da matéria? Deixe sua opinião nos comentários !

No próximo artigo irei falar um pouco mais sobre como fazer revisões mais eficientes, dedicando apenas poucos minutos por dia para isso.

Enquanto isso, se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário logo abaixo que terei o prazer de lhe responder.

Um abraço e até a próxima.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo