Ciclo EARA – Como fui aprovado com o método de aprovação

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você está em busca de criar um projeto para sua aprovação em qualquer concurso veio ao lugar certo. Este post foi feito exclusivamente para falar sobre o livro Ciclo Eara, de Fernando Mesquita.Nos dias de hoje, para ser aprovado é necessário ir além dos estudos.

A fase do planejar é essencial. Fernando Mesquita, aprovado em 14 concursos e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, escreveu um livro onde colocou a técnica que o levou à aprovação nestes cargos: a obra Ciclo Eara – o Processo da Aprovação. Antes de falar no livro Ciclo Eara, acredito que seja importante falar um pouco sobre seu autor, Fernando Mesquista.

Autor do Ciclo Eara – Fernando Mesquita

Hoje, Fernando Mesquita, FM, é professor, escritor, palestrante e servidor público. Sua jornada no mundo dos concursos começou em 2002.

De lá pra cá, FM já foi aprovado em 14 concursos públicos federais e estaduais – entre eles o cargo que exerce de Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Fernando se tornou conhecido pelo fato de ajudar vários concurseiros em suas preparações. Além do livro Ciclo Eara, FM também é autor do livro Sucesso nos Concursos de A a Z.

Fernando ajudava outros concurseiros ensinando as técnicas que ele mesmo utilizou para passar em todos esses concursos. De tanto estudar para ser aprovado, FM se tornou “perito” em técnicas de concentração, estresse, procrastinação, motivação e outras que influenciam os estudos.

Assim, o Ciclo Eara é não só o método que Fernando utilizou para ser aprovado, mas também é o fruto de uma grande quantidade de leitura e aprendizagem a cerca de várias técnicas. Fora o ebook, Fernando também possui um blog e um dos maiores canais do youtube sobre aprendizagem acelerada. Apresentações feitas do autor do ebook Ciclo Eara Fernando Mesquita vamos falar sobre o livro em si.

O que significa Eara

A sigla EARA representa as seguintes palavras: Estudo, Aplicação, Resolução e Adaptação. O Ciclo é um método baseado nesses 4 pilares essenciais para o estudo. Para não ter que me alongar muito aqui, aconselho que você veja abaixo o vídeo do próprio criador do Ciclo.

Acesse a página do ebook sobre Ciclo clicando aqui!

Caso você ainda não conheça, saiba que o Ciclo é uma metodologia de estudos baseado num sistema completo que mostra como integrar as etapas mais importantes dos estudos. Todo candidato sério a concurso público deveria adotar em sua rotina.

O que é e como funciona

O Ciclo é uma metodologia de estudo para concursos públicos, criada pelo escritor, palestrante e servidor público Fernando Mesquita.

Fernando, que atualmente é Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, escreveu o livro Ciclo EARA – O Processo da Aprovação, cujo conteúdo apresenta a técnica que o levou a aprovação em cerca de 14 concursos públicos.

O que é o Ciclo EARA.

O Ciclo EARA é uma metodologia de estudos baseada em 4 pilares essenciais para aprovação em um concurso público: Estudo; Aplicação; Revisão e Adaptação. O diferencial é que pode ser aplicado para qualquer tipo de aprendizado, em um curto espaço de tempo.

Os principais assuntos abordados no livro englobam: planejamento de estudos; escolha da área do concurso; organização; tipos de materiais de estudos; modos de resolução de questões; técnicas de revisão, etc.

A metodologia do Ciclo EARA trabalha o aprendizado de maneira correta, evitando a simples decoreba e o esquecimento da matéria.

Conhecendo as Etapas

1 – Estudo

Essa etapa consiste na absorção do conteúdo que envolve duas atividades essenciais: entender realmente a matéria e aprender, ou seja absorver o que foi visto e não apenas decorar.

2 – Aplicação

Nesta etapa, o estudo será colocado em prática. É um dos pilares da preparação. Essa aplicação é essencial e pode ser feita de diversas formas: com redações, resolução de questões, exposições orais, aulas, qualquer atividade que force o candidato a mostrar que sabe a matéria.

3 – Revisão

Esta etapa é essencial para rever o conteúdo aprendido. Segundo Fernando, as revisões têm uma metodologia e ferramentas próprias, e não devem ser deixadas de lado pelos candidatos, pois a revisão é essencial para potencializar ao máximo o tempo de estudo.

4 – Adaptação

Essa etapa representa o final e ao mesmo tempo o reinício do ciclo. Nessa fase, o candidato aprende com as etapas anteriores e constrói um plano de melhorias, a partir de seu desenvolvimento. É na verdade o seu momento de evolução, quando ele passa ao próximo nível, por meio de seu aprendizado.

Como Funciona

Resumindo, o Ciclo EARA é uma nova metodologia de estudos que ensina a todo candidato, que irá prestar exame para qualquer concurso público, a integrar as 4 etapas mais importantes dos estudos, para a sua aprovação.

Capa Ciclo EARA 2a Ed 300pxAs etapas do tempo de estudo podem ser divididas em início, meio e fim. O início será aquela etapa em que você ainda está se familiarizando com o conteúdo e que por isso, pode apresentar muita dificuldade em entendê-lo. Nessa fase,o estudo ocupará cerca de 40 por cento do seu tempo.

O meio, como o próprio nome diz, é a parte intermediária dos estudos. Apesar de você já ter começado a estudar o conteúdo, ainda há muito o que aprender. Será o momento de focar mais na prática de exercícios e deixar a revisão de lado. O fim é considerado a melhor parte para se estar.

Aqui,  o candidato está mais seguro, por conhecer mais o conteúdo. Precisa aplicá-lo mais na prática, fazendo exercícios e revisá-lo (para que ele fique sempre fresco na memória). Acesse a página do autor para conferir mais detalhes e baixar o ciclo, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.