18 Dicas de como estudar para concurso público | [Fui aprovado assim]

Tempo de leitura: 23 minutos

A maioria dos concurseiros desistem do sonho de se tornar funcionário público ainda no primeiro ano de estudos. Isso se deve ao fato de não conseguir entender como começar a estudar para concurso público. Hoje você vai conhecer as melhores dicas de como estudar para concurso público do começo à aprovação.

Por isso, eu te convido a acompanhar esse artigo do começo ao fim, além de seguir todas as indicações que eu colocar aqui. Nesse texto, vou passar algumas dicas de como estudar sozinho para concurso público para acelerar seu processo de aprendizagem.

Lógico que não há uma regra de como você vai ser aprovado em algum concurso ou o que estudar para concurso publico. Até porque se existisse uma regra, não teria vagas para mais ninguém. Basicamente, o que vou ensinar nesse artigo é baseado na minha experiência e nas minhas aprovações.

E antes de qualquer coisa, esteja disposto a saber que sua vida, a partir do momento em que virar concurseiro, será cheia de altos e baixos. Aquelas amizades que você julgava serem fieis não vão te apoiar, e por vezes você vai se sentir só no meio do oceano. E saiba que você vai precisar de muita força para poder nadar.

Está mesmo disposto a entrar de cabeça nessa aventura proporcionada aos concurseiros? Então conheça as melhores dicas de como estudar para concurso público.

Dicas de como estudar para concurso

Dicas de como estudar para concurso

Direção

Escolha uma área de atuação e escolha para qual cargo da Carreira Pública estudar – preferencialmente aquela em que você mais se identifica. Já ouviu aquela frase: “Quem muito quer, pouco tem!” Estudar para concurso é a mesma coisa, não adianta querer atirar para todo lado. Caso faça isso, infelizmente você vai acabar perdendo dinheiro e tempo.

É muito comum ficar perdido quando se está começando a estudar para concurso. Você quer abraçar o mundo e estudar todas as matérias de todas as áreas de uma só vez.

Por isso, antes de prestar qualquer concurso, veja se você se adéqua ao cargo, se você tem afinidade com as disciplinas cobradas no edital, se você quer estudar para concurso público municipal, estadual ou federal.

(Primeira indicação) – Caso você tenha muitas dúvidas se quer atuar na área policial, fiscal, administrativa ou outra, te aconselho a dar uma lida no artigo Qual concurso fazer.

observação: isso não quer dizer que você não possa fazer concursos menores e que sejam de outras áreas. É claro que pode! Mas você deve focar seus estudos em uma única direção.

Plano de estudos

Analisou bem qual cargo você se daria melhor seguindo as dicas de como estudar para concurso? Pois bem, está na hora de planejarmos um Cronograma de Estudos. Eu sei que muita gente vai dizer: eu gosto de estudar por cronograma e fulano que não gosta passou em tal concurso. Ok! Mas preste atenção.

Ps: meu maior conselho até aqui é que você dê uma lida nesse artigo: Aprenda a fazer um plano de estudos.

Isso deu certo pra mim, por isso vou te dar exemplos para te convencer que um cronograma é o melhor passo para se passar em um concurso.

Sabe quando você diz que vai construir uma casa? Ninguém chega lá no terreno joga as telhas sobre o cimento e os tijolos que estão no chão e diz que vai morar. Antes disso, deve se fazer um projeto do que será feito e como será feito.

Se o projeto não for bom, sua casa pode ficar desnivelada, com rachaduras e até mesmo cair. Daí a gente tira uma lição: Tudo que nós temos que fazer de importante nessa vida requer um projeto. Por que você acha que ao estudar para concurso público seria diferente?

organização-para-estudar-enem

Nosso projeto no concurso não é apenas dizer: “Hoje vou estudar a matéria que mais gosto”. Montar um cronograma de estudos é extremamente essencial para que nossa “casa” não tenha rachaduras ou caia.

O que devo estudar para o concurso público

Edital

O edital é a bíblia do concurseiro. Um concurseiro que não lê o edital tem grandes chances de não ser aprovado e continuar se frustrando em outras provas.

Lá, você vai descobrir o que deve estudar e o que não deve. Duração de prova. Se tem teste de aptidão física ou psicológica. Se terá prova discursiva. Saberá datas e poderá tirar todas as suas dúvidas. É assim que você vai fazer para estudar para concurso.

Quero estudar para concurso público, mas tenho preguiça

Vencer a preguiça

Ta aí algo que anda lado a lado com a maioria dos concurseiros.. rs. Na maioria das vezes tem outros nomes: dor de cabeça, indisposição, mal estar, cansaço e por aí vai. Estudar para concurso sempre vai ficar de fora. E essa é uma das melhores dicas de como estudar para concurso.

estudar para concurso

Vencer essa barreira emocional não é tão difícil como muitos pensam. Lembre-se do seu desejo de conquistar uma vida melhor, de sair dessa vida de não ter R$1,00 no bolso. Sim, gente, essa é a vida de concurseiro. Sempre faço isso, e no mesmo momento já sinto uma vontade enorme de voltar a estudar para concurso.

Além disso, daí vem a importância do seu plano de estudos mencionado lá em cima. Ele também vai te auxiliar no cumprimento de suas metas, e assim vai ser difícil ter espaço para a preguiça.

Tempo para ser aprovado

Todo mundo que começa a estudar, sempre se faz essa pergunta: “Quanto tempo vou estudar antes de passar?”. E eu já vou te dizendo, isso pode ser coisa de semanas, meses ou anos. Tudo vai depender da bagagem que você já carrega contigo em relação às matérias cobradas no seu concurso.

Às vezes, até mesmo a sorte pode te ajudar, mas vai por mim, faça por merecer. Nunca dependa da sorte.

Aprenda que com tempo e dedicação maravilhas serão realizadas na sua vida.

controlar seu tempo de prova

Estudar para concurso público online

Escreva e Revise

Se você não é um gênio, eu sinto te informar que o nosso processo de aprendizagem se baseia em atividade motoras e repetitivas.

Com a quantidade de informações que temos acesso nos dias de hoje, nosso cérebro se tornou muito seletivo. E, às vezes, parece que ele só seleciona o que a gente não quer.

Por isso, mesmo com essas dicas de como estudar para concurso, é necessário escrever,revisar, escrever, revisar… Além disso é importante que você aprenda a fazer mapas mentais. Isso pode acelerar seu processo de memorização e entendimento da matéria.

Otimize seus estudos

Ao seguir essas dicas de como estudar para concurso, procure intercalar entre as matérias que você gosta e aquelas que você não têm afinidade. Assim, você se forçará a ver todas as matérias do edital.

Outra opção para otimizar seus estudos é instalar aplicativos de estudo para concurso em seus celular.

Se, ao seguir essas dicas de como estudar para concurso, você tentar estudar somente as matérias que você gosta, quando chegar no momento das matérias que você não gosta seu cérebro vai te enganar.

Os principais sintomas é dores de cabeça, ou querer arrumar outras coisas para fazer e no final das contas você não terá terminado seu edital e nunca passará em um concurso.

Estudar por um bom cursinho

Até pouco tempo atrás eu não havia comentado nesse artigo sobre qual o melhor cursinho para estudar para concurso. É até estranho falar em dicas de como estudar para concurso, e não falar qual o melhor cursinho.

Mas como eu estou sempre renovando todos os textos para que fiquem sempre atuais, eu resolvi colocar aqui esse tema que muitas pessoas me perguntam por e-mail: “Qual o melhor cursinho para estudar para concurso?”

A verdade é que não existe o melhor cursinho, na verdade até existe, mas depende de qual concurso você vai fazer. Eu por exemplo passei em três concurso da área policial estudando só pelo Estratégia Concursos. Mas tenho amigos que passaram para outras áreas estudando por outros cursinhos.

Eu já estudei por vários cursinhos e como muitos concurseiros têm dúvida sobre qual é o melhor eu escrevi vários artigos aqui no site apresentando os mais váriados cursinhos. O que mais teve aceitação e que gerou vários comentários positivos foi o artigo: 5 fatos que me fazem crer que o Estratégia Concursos é bom.

PS: Cá entre nós? Na minha opinião o Estratégia é o melhor mesmo!

Umas das técnicas utilizadas pela maioria dos concurseiros que estão começando é estudar para os concursos menos concorridos. Abaixo você pode ver o motivo.

Descubra quais são os concursos menos concorridos no país

Durante sua trajetória de concurseiro, você já chegou a questionar: Quais são os concursos menos concorridos no Brasil?

Analisar a possibilidade de participar de concursos com menor índice de concorrência pode ser uma excelente alternativa para aumentar suas chances de assumir um cargo público.

Para situá-lo sobre quais são estes concursos, disponibilizamos algumas informações que muito lhe ajudarão nesta empreitada. Acompanhe!

edital do concurso ses df

Concursos públicos em cidades do interior

Os concursos na esfera municipal, especialmente nas localidades mais afastadas das capitais, encabeçam a relação dos menos concorridos no país.

Isso ocorre porque muitos buscam cargos nas capitais ou cidades próximas a elas e acabam sequer verificando as vagas existentes no interior.

Para quem tem disponibilidade de mudar de cidade e morar em um local menos agitado, é uma ótima ideia a se considerar. Esse ponto é necessário também para quem tem pressa em como estudar para concurso publico em pouco tempo.

Nível superior, médio ou fundamental?

Uma informação que muitos estudantes desconhecem é que nos concursos, geralmente os cargos de nível médio tem maior nível de concorrência, enquanto que os de nível superior, apresentam uma relação de candidato/vaga bem menor.

Para o nível fundamental, a concorrência ainda é bem grande, muitas vezes até maior que a nível médio.

Por isso, caso você tenha formação superior ou já esteja cursando, pense seriamente na possibilidade de começar a estudar para concursos com vagas específicas para este nível de escolaridade. Essa é uma das melhores dicas de como estudar para concurso.

Quanto às vagas

Por incrível que pareça, informações com base nos concursos anteriores, demonstram que quanto menor a quantidade de vagas ofertadas no edital, menos concorrido é o concurso.

Isso ocorre porque muitos candidatos, ao verem uma quantidade reduzida de vagas, sentem-se despreparados para serem aprovados e desistem de efetuar a inscrição.

dia anterior às provas de concursos

Cadastro de reserva

Este termo costuma ser fonte de muita frustração para quem tem interesse em participar de concursos públicos.

Significa que as vagas disponibilizadas no edital não são para preenchimento imediato, mas sim, para posse a longo prazo, dependendo da demanda do órgão.

Por esta razão, os concursos para provimento de cadastro de reserva são os menos concorridos. Essa é uma das melhores dicas de como estudar para concurso.

Caso você esteja disposto a esperar um pouco mais de tempo para ingressar na carreira pública, eles consistem numa excelente opção.

Quanto à remuneração

Remunerações mais elevadas nem sempre significam maior concorrência. Este fator se deve ao fato de que, na maioria das vezes, as melhores remunerações estão associadas a maior conhecimento e domínio de diversas disciplinas, principalmente da área jurídica.

Portanto, se quiser aumentar suas chances de passar nos concursos públicos, tente pensar na alternativa de passar mais tempo estudando as disciplinas específicas exigidas.

vale a pena estudar para concurso

Áreas de gestão pública

A administração pública tem passado por um intenso processo de modernização da sua estrutura. Devido a isso, existe uma grande demanda de servidores para atender as áreas de planejamento, gestão e controle.

banner curso estrategia

Entretanto, a maioria dos candidatos não se interessa por elas. Geralmente, o maior número de inscritos ainda é para cargos de execução.

Caso você tenha formação superior em administração, economia ou contabilidade, focar nos concursos relacionados às áreas de planejamento, gestão e controle pode lhe trazer ótimas oportunidades. Os órgãos abaixo são ótimas dicas de como estudar para concurso pouco concorridos.

Órgãos com concursos menos concorridos

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – Embora se trate de um excelente concurso, é um dos pouco concorridos pelo fator do nível de exigências referentes aos conhecimentos de leis específicas do Poder Executivo.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – Acredite, é um dos concursos menos concorridos do país. O motivo é a quantidade baixa de vagas oferecidas que, como mencionamos acima, intimida os candidatos.

ANCINE – Agência Nacional do Cinema – Por motivos de pouca concorrência muito semelhantes aos da ANEEL, a ANCINE também se apresenta como um dos concursos com baixo número de inscritos devido à exigência de formação superior concluída e conhecimentos específicos sobre legislação do Poder Executivo.

CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – Está entre os concursos que são menos divulgados e, por esta razão, apresenta pouca concorrência. Os cargos ofertados por este concurso são para os níveis de assistente e técnico (agrícola ou de tecnologia da informação).

Conteúdo para estudar para concurso público

Manual da Aprovação

Esse livro abriu minha mente e mudou minha forma de estudar para concurso, por isso eu estou sempre indicando ele aqui no site para que novos concurseiros possam conhecê-lo, pois vale muito a pena.

Manual da aprovação em concursos públicos é um livro do Guilherme Silveira, que estudou para concursos por apenas 2 anos e que durante esse tempo teve ótimos resultados. Ele passou dentro das vagas em 3 concursos públicos, sendo que sua última aprovação foi no Tribunal Regional do Trabalho.

Não é à toa que, estudando por esse Manual, eu passei em dois concursos do Distrito Federal em um intervalo de 6 meses entre um e outro. E quem já fez concurso aqui no DF sabe que o nível é Hard Core.

Eu pedi ao Guilherme, e ele me enviou um cupom com 80% de desconto só pro pessoal aqui do site. É dinheiro de pinga convertido em aprendizagem (risos).

Acabar com o fantasma da ansiedade antes da prova

Muitas vezes a ansiedade é a causa de muitos problemas, ela pode causar estresse e ainda fazer com que as pessoas se saiam muito mal no dia da prova, por isso a solução para extravasar toda essa ansiedade já foi descoberta.

Para evitar o desconforto da ansiedade nada melhor do que uma boa atividade física e uma alimentação balanceada.

A atividade física libera uma substância chamada serotonina, essa substância é a responsável por causar o bem estar, e por isso a atividade física é a melhora de muitos problemas de saúde e psicológicos.

banner curso estrategia

Além disso, a serotonina reduz cerca de 30% os sintomas e efeitos da ansiedade, de uma maneira mais saudável, sem que você precise usar medicamentos, que muitas vezes podem causar efeitos colaterais.

Qualquer atividade física vale, desde que seja feita com vontade, então um boa caminhada vale, uma dança, uma luta e até mesmo a academia, lembrando que quanto mais cansativo for a atividade maior será a liberação de serotonina, desde que você respeite os limites do seu corpo.

O correto seria você passar por um médico para que ele possa indicar uma atividade física, mas nada impede que você peça orientações para um educador físico de como fazer, caso você vá fazer algo sozinho.

Assim você estará deixando a sua vida mais gostosa, lembrando que o cuidado com a alimentação também deverá ser tomado, evitar frituras, açúcar e alimentos que contenham cafeína, irá fazer com que a sua ansiedade diminua.

Atividades como Yoga, Pilates e até mesmo sessões de massoterapia podem ajudar muito, mas nestes casos você terá que desembolsar uma quantia e muitas vezes nós, concurseiros, não temos condições. Então escolha de acordo com a que mais te agrada e se encaixa com o seu bolso. Essas são boas dicas de como estudar para concurso.

ansiedade antes da prova

Como estudar para concurso público em pouco tempo

Grande parte das vezes, quando estamos estudando, nos damos conta de que nosso pensamento não está naquilo que deveria. O pensamento voa, e a gente nem se dá conta disso. O que acontece? Onde foi parar a concentração?

Quando estamos estudando, principalmente para concursos públicos, precisamos ter a atenção voltada exclusivamente para o aprendizado, para reter a matéria que estamos aprendendo.

Para quem se pega viajando no pensamento, nada melhor do que aprender alguns truques para amarrar a concentração, ligar-se naquilo que está fazendo e esquecer o mundo em volta.

Vamos ver alguns desses truques que podemos usar, principalmente quando o assunto é dicas de como estudar para concurso, que exige de você mais do que concentração:

Fique atento ao que está fazendo, não se ligue em distrações

Uma das melhores dicas de como estudar para concurso é: Quando estiver estudando, volte-se para o que está fazendo. E isso quer dizer que o celular deve ser deixado de lado, em qualquer outro lugar que não perto de você, desligado, de preferência para que seu toque, mesmo distante, não seja um motivo para você se distrair.

Se estiver estudando sozinho, procure um lugar onde não seja incomodado, feche a porta e deixe um recado: não incomode. Avise as pessoas de sua casa que você vai estudar e que não há motivo algum para que seja interrompido.

Caso esteja no computador, evite conferir caixa postal, redes sociais ou qualquer site que não seja referente ao concurso público para o qual está estudando. Qualquer coisa que possa tirar a sua atenção do estudo irá fazer você perder tempo e vai exigir também que você se concentre novamente, que revise a matéria que está lendo.

Procure um ambiente tranquilo e adequado

Como falamos em estudo em casa no item acima, analise bem o ambiente em que está estudando. Você sabe que matérias para concurso público são bem aprofundadas e precisam de um ambiente tranquilo para manter a concentração.

O local deve ter luminosidade apropriada para não forçar sua visão, sem barulhos que possam tirar a sua atenção e você precisa até mesmo ficar distante de uma janela. Pense que sua concentração é importante e qualquer coisa que possa tirar você desse estado irá fazer com que perca tempo e energia.

Se você não tiver um espaço assim em sua casa, o ideal é procurar uma biblioteca pública, onde é exigido o silêncio e onde existe um clima mais apropriado para concentrar-se no que está estudando.

Faça pausas necessárias de tempos em tempos

Não force o seu cérebro em demasia. A concentração é necessária para o aprendizado, mas a pausa também é para não forçar o cérebro. Utilize o espaço de uma hora para isso, ou seja, estude durante 50 minutos e descanse 10. Enquanto descansa, relaxe o corpo, ande um pouco, faça alongamentos, respire profundamente.

Isso é importante para seu estado mental. Se você fica muito tempo debruçado sobre os livros, seu cérebro irá se cansar e, adeus concentração! Pense que o tempo estabelecido para aulas, tanto nos colégios como nas universidades, tem razão para ser, respeitam um determinado limite para que seja possível assimilar o que está aprendendo.

Cuide da sua postura

Para finalizar este texto com as dicas de como estudar para concurso não se estuda corretamente se você não mantiver a postura correta para isso. Você deve estar sentado, com a coluna no lugar, o corpo ereto, joelho dobrado a 90 graus, sem forçar qualquer músculo. Para manter a concentração, o corpo precisa estar relaxado, não o cérebro.

Não fique deitado, seja no sofá ou na cama, ou relaxado numa poltrona. Isso vai acabar dando sono, e você não irá aproveitar o que está estudando.

Aproveite seu próprio ritmo

Cada pessoa é mais ativa em um período do dia e nem todos são iguais. Há pessoas que aproveitam mais a manhã: são os matutinos. Outros, à tarde ou à noite, que são os vespertinos e noturnos. Você deve conhecer o seu ritmo biológico e aproveitá-lo.

Isso é um fato natural que você deve fazer trabalhar a seu favor, sabendo que nesse período em que está mais ativo, será mais fácil se concentrar.

Vale a Pena Largar o Emprego para Estudar em Tempo Integral?

Uma das maiores dificuldades para quem tem o sonho de se tornar um funcionário público é dividir sua preparação com o trabalho. Essa é certamente um desafio muito grande que para uns torna a aprovação mais difícil, frente a concorrência que tem como se dedicar integralmente aos estudos.

Se hoje você vive esse dilema, recomendo que pense bem antes de tomar qualquer atitude. Uma decisão importante como essa pode afetar não só a sua vida mas como a vida das pessoas que estão próximas a você e que por ventura possam depender dos seus recursos financeiros.

Essa certamente é uma decisão onde o concurseiro deve ter o apoio de seus familiares, como esposa ou marido. Além do apoio, é necessário fazer um planejamento estratégico antes de tomar qualquer decisão. O planejamento deve considerar a falta do recurso (salário) até que você seja aprovado.

Essa decisão pode parecer simples, mas não é. Alguns concurseiros certamente vão ter dificuldades com isso pois vão determinar uma data para sua aprovação, que é o tempo em que conseguem ficar sem receber recurso algum. Por isso a grande necessidade de ver dicas de como estudar para concurso.

Com o surgimento de uma data limite para a sua aprovação, alguns candidatos podem começar a ficar estressados, nervosos e angustiados, isso pode afetar profundamente sua preparação.

De uma forma bem objetiva podemos dizer que o concurseiro deverá ter ciência que o projeto de ser aprovado em um concurso é algo de médio a longo prazo. Com isso seus recursos financeiros devem acompanhar esse prazo.

Existe um prazo para ficar sem trabalhar?

Não existe, mas se ficar 1 ou 2 anos sem trabalhar para você pode te trazer problemas financeiros então não peça demissão. Monte uma estratégia para que você consiga estudar e trabalhar. Falamos um pouco sobre esse tema no artigo 5 dicas para aprender como estudar e trabalhar sem enlouquecer.

Largar o emprego para se dedicar exclusivamente aos concursos só deve ser feito se não trouxer prejuízos para você em algum aspecto de sua vida, como a financeira, emocional etc. Um concurseiro emocionalmente abatido e angustiado dificilmente vai conseguir aprovação em algum concurso.

Se você se planejou para esse momento, fazendo economias, investindo recursos para que o mesmo se multiplique e após alguns anos viu que tem condições de largar o emprego sem nenhum prejuízo para sua família então faça. Certamente haverá um ganho na sua preparação com mais tempo disponível.

Uma outra dica é se certificar que na sua atual ocupação é fácil voltar ao mercado após um afastamento de alguns anos. Se sua profissão hoje te proporciona um mercado de trabalho mais tranquilo para se recolocar após um período de afastamento, ótimo.

Mas se sua profissão é mais dinâmica e se afastar pode representar muita dificuldade pra voltar ao mercado então pense duas vezes. A facilidade de voltar ao mercado após um período de afastamento é um ponto positivo que facilita a sua tomada de decisão.

O concurseiro deve se conhecer bem e avaliar o que está atrapalhando nesse momento. Então analise e veja se o tempo é algo que atualmente está jogando contra você ou quem sabe a falta de foco. Muitos são os problemas que se analisados podem ser corrigidos facilmente. Com certeza você aprendeu algo com essas dicas de como estudar para concurso.

Tenho um convite para você!

Se você gostou do artigo com as dicas de como estudar para concurso e as informações, quero lhe convidar para deixar um comentário aqui embaixo com suas dúvidas, críticas ou sugestões sobre o que publicamos. Isso nos ajuda a melhorar nossos artigos e trazer conteúdo sempre com mais qualidade 🙂

Pode ter certeza que eu vou ler todos os comentários e também responderei a todos.

9 Comentários


  1. Obrigada pelas dicas de como estudar para concurso… Eu estou começando a estudar para concurso agora e estava mesmo precisando de umas dicas assim. Agora é botar tudo em prática..
    Eu comprei esse Manual da Aprovação em outro site espero que me ajude tbm.. Ah, outra coisa, teria como você dar dicas para quem estuda sozinho para concurso? obrigada de novo

    Responder

  2. eu sou muito crua em qualquer assunto, por onde começar? e tbm tenho o dom de me protelar….. preciso mudar de vida e minha unica chance é passando em um concurso. adorei o artigo me fez confiar q sou capaz.

    Responder

    1. eu também já estive assim. Quando estudava para concurso (apesar de que ainda estudo.. rs) ficava meio desesperado e sem saber por onde começar… A forma mais fácil é decidir para qual área você deseja estudar e após isso você define um plano de estudo. Lógico que existem várias formas de estudar, mas para quem está começando eu aconselho que siga algumas dicas de quem já passou por isso. Outra coisa que me ajudou muito foi esse Manual que eu disponibilizei o link.. se você não puder pagar, junte uma graninha e tente investir. Em concurso você vai ter que fazer isso várias vezes, sempre vai ter alguma coisa ou outra que você tem que comprar, mas no final das contas vale muito a pena

      Responder

  3. Um dos pontos mais importantes para a aprovação e fazer um bom estudo do edital, concurseiro deve conhecer muito bem a banca.

    Responder

  4. Boa noite, eu literalmente não sei como estudar para concursos, não sei só lendo os conteúdos e atualidades ou se só fazendo exercícios (questões). Poderiam me dar uma ajuda nisso?? Desde já agradeço.
    Sim me foco é na área policial!

    Responder

  5. Muito bom as dicas, pois o passo principal é começar e acredito que seja a dificuldade de muitos. além de motivar, passou uma forma de começar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.