APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como aprender a estudar sozinho

A vida de concurseiros e vestibulandos não é fácil. Às vezes, são necessários vários anos de estudos para ser aprovado. Mas chega um momento em que fazer cursinho presencial já não é mais necessário. Então surge a ideia: quero aprender como estudar sozinho.

A falta de tempo ou de dinheiro podem ser os principais motivos para fazer com que alguém decida estudar só. Muitos candidatos saem do emprego para se dedicar exclusivamente aos estudos, outros permanecem no emprego e por isso lhes faltam tempo para fazer cursinhos.

Mas independente dos seus motivos, se você é um desses guerreiros, preste atenção neste artigo e conheça algumas dicas de como estudar sozinho para concurso público, enem, OAB ou até mesmo pro colégio.

Como se organizar para estudar sozinho

Antes de se organizar para começar a estudar para concurso ou enem sozinho você precisa saber quais são os prós e contras.

Os contras

  • Você não tem um professor para dizer o que estudar. Você terá que se virar só.
  • Debater questões e tirar dúvidas com outras pessoas é uma excelente forma de aprender.

Lógico que mesmo que você estude sozinho você pode criar ou entrar em grupos de estudos. Você só vai perder um pouco de tempo para achar pessoas que vão fazer o mesmo concurso que você.

Os pontos a favor

Eu estudo sozinho há mais de 4 anos e não há nada melhor do que o sossego da minha casa ou de uma biblioteca para estudar e conseguir me concentrar.

Já tentei fazer cursinhos presenciais, mas definitivamente não deu certo. Até o passarinho fazendo um ninho em uma das árvores do pátio chama mais minha atenção do que aquele professor engessado resolvendo aqueles exercícios que nem caem mais no concursos. E olha que eu estudei em um cursinho que já foi bem grande aqui em Brasília.

Os cursinhos online com toda certeza são os pontos fortes de se estudar sozinho. Você tem em suas mãos o poder para decidir que o professor do cursinho X vai te ensinar Direito Penal e um professor do cursinho Y vai te ensinar Direito Administrativo.

Você só precisa saber como se organizar para estudar sozinho. Quais técnicas utilizar, quais os melhores cursinhos, qual é a sua área de atuação, se manter motivado e acabar com a procrastinação.

Seguindo esses passos dá até para estudar para medicina sozinho. Agora que você já sabe quais são os prós e contras de como estudar em casa sozinho, vamos ao que interessa: as dicas.

5 dicas de como começar a estudar sozinho para concurso

Se engana quem acha que estudar sozinho é trilhar seus próprios caminhos sem a ajuda dos outros. Se você é concurseiro e está disposto a entrar no serviço público saiba que ninguém trabalha só. O mesmo vale para quem vai fazer Enem, vestibular, OAB etc.

Por mais que você queira começar a estudar para o vestibular sozinho, você sempre vai depender de um livro, um cursinho online, um colega ou até mesmo um professor.

Apesar de não ter listado como uma dica, vamos dizer que é um bônus: seja humilde.

1 – Faça um teste vocacional

Pode parecer besteira, mas escolher a área de atuação é essencial, seja estudando sozinho ou em cursinhos. Na internet existem vários testes vocacionais. Descubra sua área.

Alguns concurseiros não se preocupam com a área de atuação, querem apenas passar em qualquer concurso. Eu até entendo a situação, às vezes a grana aperta e você só quer estar trabalhando e recebendo um salário, mas focar em algo que você gosta pode acelerar o processo de aprovação.

Entretanto, se mesmo assim você não se importar com qual carreira seguir, saiba que estudar para áreas distintas pode dificultar o processo de aprovação. Então escolha uma área e estude somente pra ela, por exemplo, área bancária ou policial ou administrativa.

como se organizar para estudar para concurso sozinho

Isso não quer dizer que você não deva fazer provas de outras áreas, não é isso. Quanto mais provas você fizer, melhor vai ser, afinal de contas você estará ganhando experiência, mas você não deve se esquecer qual é o seu foco.

Inclusive, eu aconselho você a dar uma lida neste artigo –> COMO ESCOLHER QUAL CONCURSO FAZER.

2 – Prioridade

Se você largou seu emprego para estudar, então estude. Não é porque você está em casa que você vai fazer outras coisas. Defina para você mesmo qual a prioridade do estudo para a sua aprovação.

Entenda que o horário dedicado aos estudos é como se fosse o seu horário de trabalho. Então, se você trabalhava das 9h00 às 18h00 faça isso nos estudos.

No começo é um pouco difícil estudar 6, 7, 8 horas diárias, mas com o tempo você vai se acostumando. Veja como criar o hábito de estudar todos os dias.

3 – Material de estudo

Agora eu vou bater um papo de amigo com vocês. Gente, pirataria é crime e isso pode te tirar de um concurso. Quem acompanha meu site sabe que eu não tenho vínculo com cursinho nenhum e eu produzo todo esse conteúdo por conta própria simplesmente porque eu gosto.

Desde 2017, as Polícias Civis e Federal fazem várias investigações com o intuito de derrubar grandes empresas de rateio espalhadas por todo o Brasil. Em 2017, por exemplo, vários candidatos a um concurso no Rio de Janeiro foram reprovados em um concurso pra área de segurança pública porque foram descobertos nesses grupos do facebook que disponibilizam material de cursinho.

Neste caso, essas pessoas haviam disponibilizado o curso Português Total da professora Flávia Rita de graça. Eles caíram no crime de pirataria e, por isso, foram reprovados na etapa de investigação criminológica. Sabe aquela história de que isso só acontece com os outros? Nem sempre é verdade.

Eu sei que muitos estudantes optam por estudar sozinho para concurso pelo fato de não ter condições de comprar um curso, mas comprar de grupos de rateio não deve ser uma opção. Então, se a grana estiver curta, você pode complementar seus estudos com vários sites e canais do youtube.

Você pode conferir sites gratuitos e canais do youtube nestes artigos:

Pois bem, continuando a falar sobre os métodos de estudar sozinho para concurso, nesta parte sobre material de estudo você deve achar o que é melhor para você.

Muitas pessoas gostam estudar por apostilas – eu não gosto muito. Se eu pudesse dar uma dica – e posso – eu aconselho a começarem estudando por videoaulas porque é mais fácil para compreender a matéria.

Quando você já estiver dominado a matéria, pode avançar para os livros. Foi assim que eu passei em dois concursos estudando sozinho.

4 – Planejamento

Eu sempre digo que somente quem sabe se planejar passa em concurso. Sabe aquele “concurseiro” que só decide no dia o que vai estudar?! Ele vai fazer isso a vida inteira e não vai passar.

Para se organizar para estudar para concurso sozinho você deve ter um planejamento de estudos, seja um ciclo ou um cronograma.

Aqui no site tem o conteúdo mais completo sobre como montar o Ciclo de estudos do Alexandre Meirelles. Mas se você for aquele estudante da antiga pode estudar também pelo novo Plano de Estudos.

5 – Motivação

Como estudar sozinho para concurso é algo tão complicado e difícil, eu costumo dizer que quem estuda sozinho para concurso mata vários leões por dia. Eu sei como é complicado se manter fora do alcance da televisão, internet e tal. Por isso, todos os dias quando eu acordo vou no youtube ou em jornais procurar exemplos de motivação.

Por isso é comum vocês verem aqui no site vários e vários artigos de pessoas que conseguiram tirar um bom proveito da vida, como no caso do senho de 82 que se formou em medicina ou no caso da catadora de latinhas que passou no TJDFT.


FAQs: Principais perguntas

Como estudar psicologia sozinho

Se você está pensando em começar a estudar psicologia sozinho pode fazer um teste vocacional antes ou ver a grande curricular do curso em qualquer faculdade.

Como estudar português para concurso sozinho

Infelizmente aquele livro velho do ensino médio não será suficiente para seu estudo. A melhor forma de estudar português sozinho é usando livros específicos ou apostilas de professores como a Flávia Rita.

Métodos para estudar sozinho

Conhecer métodos de estudos como o Pomodoro ou até mesmo o Tripé da Aprovação já é suficiente para que você consiga estudar sozinho.

Como estudar redação sozinho

O primeiro passo é entender como funciona o processo de construção da redação. Sabendo fazer um bom cabeçalho, um desenvolvimento criativo e uma conclusão fatal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo