Muitos estudantes esquecem de corrigir a postura na hora de estudar. Eles buscam um local confortável, onde possam iniciar os estudos, porém, os locais escolhidos não são os indicados para que o aprendizado renda.
Alguns ajustes na hora de estudar podem melhorar a em 100% a sua performance e o seu aprendizado.
Pensando nisso, o Concurseiro da Madrugada separou algumas dicas para auxiliar o aluno na criação de hábitos construtivos na hora do aprendizado.
Vamos conferir!
Dicas de como melhorar a postura
É comum encontrarmos estudantes que buscam locais como sofá ou a cama para estudar. A princípio isso parece confortável, mas não é.
E quem insiste em estudar em um ambiente que não é propício para tal pode prejudicar o aprendizado e causar danos sérios à coluna e ao restante do corpo.
Por mais que a vontade de estudar seja boa, é preciso mais. Neste caso, o aluno tem que aprender a estudar em um lugar propício para não afetar a coluna.
Busque cadeira e mesa apropriada
Quem deseja ficar um bom período praticamente na mesma posição deve buscar locais que sejam confortáveis.
Então, procure sentar-se em uma cadeira com um encosto onde toda a extensão da coluna de encaixe perfeitamente na cadeira e os pés fiquem apoiados firmemente no chão.
Os cotovelos devem ficar na altura da mesa e o aluno não deve adquirir o hábito de ficar muito tempo debruçado sobre os livros.
Para aliviar essa carga, busque um apoio para os livros se erguerem num ângulo de 45º – assim o aluno não força a visão nem a coluna para ler as matérias.
Alongar-se
Ficar longo período na mesma posição sem um descanso pode ocasionar um desgaste físico maior. Desta forma, o aprendizado é totalmente comprometido.
Por isso, busque se alongar a cada 40 ou 50 minutos no máximo. Não pense que isso é desperdício de tempo ou que vai tirar a sua concentração.
Assim que o aluno voltar a estudar vai perceber a musculatura mais relaxa e preparada para mais um período de estudos.
Alongar-se fora do ambiente também é um procedimento válido. Ponto positivo para quem pratica algum exercício físico ou tem uma rotina de atividades físicas regulares.
O corpo fica melhor preparado para suportar longos períodos de estudos, então até o que você faz fora do ambiente de estudo pode influenciar dentro dele.
A Alimentação na hora de estudar é extremamente importante. Tenha sempre uma garrafa de água à disposição na mesa. Estas sugestões podem fazer seus estudos renderem mais.
Você pode alongar-se sentado, alongamentos para os braços, coluna e pescoço podem ser feitos quando você está na cadeira. Mas não esqueça que a coluna deve estar ereta para não prejudicaras extensões.
Se policie
Ninguém adquire uma rotina de estudos saudável da noite para o dia. Para isso, é preciso passar por um processo de adaptação.
Nessa fase é necessário criar o hábito de se vigiar para que você não fique um longo período sentado inadequadamente.
Veja o que é possível fazer para efetivar esse habito:
- Anote em um post-it ou em um lugar visível lembretes para se alongar periodicamente. Assim sempre que passar os olhos por ali vai lembrar que é necessário se alongar.
- Apoie os braços na mesa, mas não apoie a cabeça sobre as mãos. Esse é um erro comum, sabe aquele jeito “Chico Xavier” de estudar, então, ele compromete o seu corpo e gera um desconforto muito grande.
- Prepare um canto de estudos onde tudo esteja sempre em ordem. Isto vai ser o principal motivo para seu aprendizado render.
Dicas de como melhorar a postura: buscar o auxílio de um médico especialista em ortopedia pode prevenir doenças geradas pelo estresse e má postura de quem passa muito tempo estudando.
Hoje há atividades físicas ligadas diretamente com saúde e o esporte. É o caso da medicina esportiva.
Assim, quem procura um tratamento para recuperação ou prevenção de problemas ortopédicos pode encontrar clinicas de medicina esportivas preparadas para atender os diversos públicos, não é somente para atletas. Lembre-se que a prevenção é o melhor jeito de encarar qualquer problema de saúde.