APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Dicas de Língua Portuguesa pra CLDF 2018

A prova de Língua Portuguesa sempre foi temida entre os concurseiros. Não é?! A dúvida é sempre a mesma: Como será a prova? Essas dicas de Língua Portuguesa que vou passar abaixo é para você que está se preparando para o concurso da CLDF 2018.

Boa parte dos candidatos acredita não ter o domínio da gramática e acabam criando uma imagem deturpada da nossa língua.

Um erro recorrente entre os falantes é o de que saber Português é saber os fatos gramaticais, que é o conjunto de regras que chamamos de língua padrão ou culta.

Isso gera uma insegurança quando temos que demonstrar nosso conhecimento em provas objetivas ou discursivas. São na realidade, feitas algumas confusões em estruturas da Língua Portuguesa.

Nesse artigo houve a preocupação de passar para o leitor algumas estruturas que são necessárias para que haja um bom desempenho em provas.

Se o candidato tiver uma boa capacidade de interpretar, pelo menos 50% da prova já estarão resolvidas, é o que dizem especialistas. Atentem-se a algumas estruturas, que facilitarão sua compreensão.

Dicas de Língua Portuguesa pra CLDF 2018

Fonética – Estudo dos sons da fala. Correta articulação e emissão dos fonemas, acentuação correta, escrita correta das palavras e figuração gráfica dos fonemas.

Morfologia – Estudo da palavra isolada, analise das estruturas, formação, flexões e propriedade.

Sintaxe – Estudos das palavras associadas na frase. Função que a palavra tem dentro do período, a dependência que a palavra tem dentro da frase (oração), aspecto de subordinação (sintaxe de regência), ângulo da flexão (sintaxe de concordância), a disposição (sintaxe de colocação).

Semântica – Estudo da significação das palavras há duas formas de semântica, a descritiva e a histórica. A descritiva de preocupa com o sentido atual da palavra. Já a histórica, se interessa nos aspectos evolutivo da palavra através do tempo.

Estilística – Grosso modo é o que chamamos de figura de linguagem. É lado estético, emocional da língua.

Para um bom resultado na prova, é necessário que o candidato leia atentamente o que está sendo pedido.

É indicado que o mesmo leia mais de uma vez para se certificar do que realmente respondeu a questão. Fique concentrado e confiante, isso o ajudará a conquistar a vaga no concurso da Câmara Legislativa do DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo