Acabe com a dificuldade de Concentração e Memorização

Tempo de leitura: 3 minutos

Você tem dificuldade de concentração e memorização quando está estudando? Todos nós sabemos que estudar demanda algumas exigências especiais e dificuldades como essas, podem atrapalhar bastante. 

Em primeiro lugar, quero lhe dizer que você não está sozinho! Muitos alunos passam por essa situação e estão constantemente buscando alguma solução. Logo, há quem acredite que já tentou de tudo, mas será que estão tentando da forma correta? 

Independentemente da resposta, hoje você aprenderá a controlar a sua mente e treiná-la para se concentrar e memorizar de forma eficaz. Veja as dicas que separamos! 

Com essas dicas você não terá mais dificuldade de concentração e memorização

Apesar de muitas pessoas acharem que possuem doenças como déficit de atenção, nem sempre é isso que está causando a dificuldade de concentração e memorização. Porém, se a situação for muito preocupante, o ideal é buscar ajuda médica.

Desta forma, se você realmente tiver esse diagnóstico, será receitado um medicamento específico para sua situação, como a Ritalina. Caso contrário, o problema pode estar associado à muitas coisas. Portanto, confira nossa lista de dicas que vão te ajudar a melhorar sua concentração e memória.

URGENTE: Veja como superar a Curva do Esquecimento de Hermann Ebbinghaus

A alimentação tem influência na concentração

Para muitos é bobagem, mas se você tem o hábito de comer uma macarronada ou uma feijoada antes de estudar, isso pode ser um grande empecilho. Portanto, ao se preparar para sua sessão de estudos, busque comer alimentos leves e que não irão lhe causar sonolência. 

O maior problema associado à dificuldade de concentração e memorização, são os pratos pesados. Neste caso, opte por pratos ricos em fibra e com menores taxas de gordura!

Tenha um bom lugar para estudar

Qualquer tipo de distração pode afetar seus estudos. No entanto, escolha os momentos em que não tenha nada presente para te distrair. Desligue o celular, a TV e comunique aos amigos e familiares que você está estudando. Peça-os que respeite seu momento. 

Músicas que levam concentração 

Apesar de terem pessoas que não conseguem se concentrar com sons, existem aquelas que se apoiam facilmente nas músicas. Se você nunca tentou isso, o ideal é realizar a tentativa com músicas que não possuem letra. 

Então, sons da natureza, sons de pássaros, chuva no telhado, etc. podem te ajudar. É possível encontrar vários estilos como esse na internet. Se você tem muita dificuldade de concentração e memorização e nunca tentou, vale a pena fazer o teste.

COMPLETO: veja as técnicas de Memorização mais eficientes

Organize o que irá estudar

Os estudos são como qualquer outra tarefa. Se para cozinhar, você precisa fazer o prato por partes, com seus livros deve ser da mesma maneira. Inclusive, sabemos que é difícil saber por onde começar e para isso, temos uma dica: comece pelo assunto que você tem mais facilidade. 

Escreva o conteúdo para memorizar 

Ler não é suficiente para que você absorva o conteúdo? Que tal passar o que foi entendido para o papel? Por isso, para aqueles que têm muita dificuldade de concentração e memorização, essa tática pode ser muito eficaz. 

Além disso, se você precisar revisar algum tópico depois, todo material estará disponível para você. Essa com certeza, é uma das maneiras mais fáceis de aprender as matérias. 

Por fim, essas são algumas dicas primordiais, a prática de exercícios físicos também pode te ajudar na concentração. Da mesma maneira, praticar a meditação pode ser um grande aliado para a memorização. O que importa são seus estudos, abra mão de qualquer coisa que possa te atrapalhar.

Se você se sente perdido ao estudar, veja 18 dicas de estudos que utilizei para ser aprovado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.