Veja o que o estresse faz com um vestibulando e aprenda a se livrar desse mal

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O estresse no vestibular é muito comum. No momento de iniciar os estudos para essa avaliação, muitos sentimentos podem começar a surgir no caminho. Medo de não conseguir dar seu melhor, ansiedade para a data da avaliação e diversos outros. Com isso, o estresse vai se instalando cada vez mais, deixando alguns estudantes muito nervosos e alterados.

O maior problema desses sentimentos, principalmente se eles estiverem descontrolados e unidos é o baixo rendimento de estudos. Então, se você anda tendo muito estresse no vestibular, confira essas 6 dicas que podem te ajudar a ficar mais relaxado.

[mks_tabs nav=”horizontal”]
[mks_tab_item title=”Medicina”]
Revelado o segredo sobre como passar em medicina em seis meses de estudos.
[/mks_tab_item]
[/mks_tabs]

6 dicas para evitar estresse no vestibular

1 – Acima de tudo, permaneça confiante!

O que mais pode causar o estresse no vestibular é a falta de confiança. Então, é muito comum que essa insegurança desperte medo, irritação e ansiedade. Por isso, tente ao máximo confiar em si mesmo, pois quanto mais fizer isso mais chances terá de ser aprovado.

2 – Tenha uma rotina de estudos pro vestibular

Lembre-se que você tem uma missão e crie planos pra ela. Ainda que pareça difícil, monte um quadro de tarefas com prioridades na frente do seu local de estudos. O mais importante é que você siga a risca essas tarefas e se dedique à elas.

Lembre-se de pedir para que seus familiares colabore com seus horários de estudos. Desta maneira, ninguém vai te atrapalhar e ocasionar um surto estressante. No fim de tudo, valerá a pena fazer um bom plano de estudos.

Neste seu plano de estudos, é importante colocar o horário que você estuda. Para ganhar tempo, opte por cursinhos online, como o Descomplica.

3 – Converse sobre o vestibular

Converse sempre com amigos e familiares sobre seus estudos e sobre o vestibular. O estresse no vestibular acontece muitas vezes porque os alunos não conversam sobre. Esqueça a ideia de que seus estudos devem ser um segredo e fale. Se estiver sentindo dificuldade, fale. Se estiver tendo um bom rendimento, fale também!

4 – Evite a procrastinação

O ato de procrastinar… muitos estudantes sofrem com ele! Nessa jornada você terá que ser forte. Evite que a procrastinação ou o “amanhã eu estudo”, se estabeleça em sua rotina diária. Caso contrário, a única finalidade que terá seu vestibular é a reprovação.

Inclusive, muitos alunos passam por estresse no vestibular por não sentirem que estão indo bem. Se isso vier a acontecer com você, questione os motivos e se for procrastinação, elimine-o como puder.

[mks_tabs nav=”horizontal”]
[mks_tab_item title=”Dica de Estudo”]
Conheça 7 (sete) maneiras eficientes para deixar de procrastinar em até uma semana
[/mks_tab_item]
[/mks_tabs]

5 – Tenha momentos de lazer

Se divertir é o fator principal para não se sentir estressado. Portanto, não sobrecarregue sua mente o tempo todo e saia para momentos tranquilos e felizes. E claro, esses momentos serão reduzidos mas devem acontecer para a sua saúde mental funcionar bem. Administre bem seus momentos de estudo e lazer e ficará tudo bem.

6 – Cuide bem da sua saúde

Um dos mais importantes cuidados para evitar o estresse no vestibular é o do próprio corpo. Portanto, hidrate-se, alimente-se bem e tenha boas noites de sono. Aliás, fazer exercícios matinais como alongamentos e corda pode te deixar ainda mais concentrado e fortificado para as atividades diárias.

Com essas 6 dicas em prática, o estresse no vestibular pode até surgir, mas controlá-lo será uma tarefa fácil. Então, desejamos bons momentos de estudo e um bom resultado no seu vestibular!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.