Como fazer um Plano de Estudo para concurso online

Você já parou para pensar porque vale a pena aprender como fazer um plano de estudo para concurso? Analisando a longo prazo, podemos dizer que a organização vai influenciar diretamente quando você será aprovado.

Neste artigo você vai aprender:

Se você veio até este artigo querendo um plano de estudos pronto sinto muito dizer que você não vai encontrar, mas vou explicar porquê. Um dos motivos que me leva a crer que cada concurseiro deve criar seu próprio plano de estudo para concurso é o fato de que cada um sabe exatamente quais são seus pontos fortes e fracos e como isso afeta de forma positiva ou não seus estudos.

Por exemplo, uns rendem bem estudando pela manhã, outros conseguem estudar melhor a noite outros se concentram e focam nos estudos independente do que estiver acontecendo a sua volta, outros não conseguem se concentrar em locais barulhentos. Isso não quer dizer que você não possa pegar um modelo como base, mas com esse artigo você aprenderá a criar o seu do zero.

Plano de estudo

Mas independente de como você “funcione”, para ser aprovado em qualquer concursos é necessário montar um plano de estudo para concurso que seja realista.

O que é o Plano de estudo realista?

Eventualmente, se elaborado de forma incorreta o plano de estudos pode atrapalhar em até 90% o rendimento do estudante.

Sob o mesmo ponto de vista, para aprender como fazer um plano de estudo para concurso, você precisa saber que não é apenas jogar todas as matérias do seu concurso em um papel e estudá-las quando quiser até a data da prova.

O plano de estudos é uma meta que DEVE SER CUMPRIDA de forma rígida.

Para fazer seu plano de estudos realista você precisa saber:

  • Quantas horas você consegue estudar por dia
  • Quais disciplinas você tem mais dificuldade
  • Qual horário você dorme e acorda mais disposto

Quando formos falar sobre como fazer um plano de estudo para concurso tudo isso será explicado mais abaixo .

Mas antes, você precisa saber por que é importante montar seu próprio plano de estudos.

como fazer um plano de estudo para concurso

Qual a importância desse método de estudo

A saber, um plano de estudos bem elaborado e otimizado faz com que seu tempo de preparação seja melhor aproveitado. Dessa forma, você irá otimizar seu tempo podendo ser aprovado em menos de um ano.

Podemos destacar as seguintes vantagens em aprender como fazer um plano de estudo para concurso público:

Cumprir metas

Nós somos preguiçosos por natureza. Não é culpa sua, mas o cérebro age assim mesmo – se você não tem objetivos e metas a serem cumpridas, sempre vai procrastinar. Então, quando criamos um plano de estudo essa rotina serve para enganar o cérebro dizendo que sempre temos uma meta para o dia.

Concentração

Com a construção adequada de um plano de estudos, o seu cérebro vai se adaptando a rotina de estudos, aos horários, etc.

Enfim, isso vai se tornando um hábito de estudos para você. Aquilo que se torna um hábito é algo que você não vai demandar esforço para executar.

Organização

Novamente o vilão é o nosso próprio cérebro. Apesar de ser preguiçoso, ele odeia bagunça.

Já percebeu como trabalhar em um lugar bagunçado geralmente não rende?

Com um plano de estudos desorganizado você não aproveita corretamente seu tempo de estudos.

Porém, se utilizar um plano de estudos adequado e coerente você consegue identificar lacunas de tempo no seu dia. Assim, consegue administrar melhor o seu dia, fazendo com que seus estudos se tornem mais produtivos e eficientes.

Como fazer um plano de estudo para concurso

O primeiro passo é criar uma planilha no Excel. Lá, coloque todas as disciplinas do seu edital. Divida quais são as disciplinas com conteúdo maior daquelas que você tem mais dificuldade e faça um balanço.

Tente colocar uma maior carga horária para aquelas matérias que tem menos afinidade.

Assim você tem a possibilidade de aprender mais sobre determinado assunto que tem menos conhecimento.

Faça seu plano de estudos semanal. Se você estiver começando a estudar, tente não colocar mais do que três matérias por dia. Além disso, dê uma pausa a cada hora de estudar. Relaxe, medite, pratique exercícios físicos.

Também é fundamental que você marque as horas líquidas que você estuda, para que você tenha uma base de quantas horas você consegue estudar por dia. Assim você pode aperfeiçoar seu cronograma.

Para isso, eu indico o aplicativo de celular “Aprovado“, ele é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para IOS.

Aqui tem uma lista dos 10 melhores aplicativos para estudar para concurso.

Porque estudar pelo Ciclo de Estudos é mais eficaz

Fiz um vídeo onde explico exatamente quais são as vantagens de estudar utilizando o Ciclo de Estudos do Alexandre Meirelles:

Sempre gosto de fazer essa analogia: Quando você diz que vai construir uma casa, antes de qualquer coisa deve ser feito um projeto.

Ninguém chega lá no terreno joga as telhas sobre o cimento e os tijolos que estão no chão e diz que vai morar. Se o projeto não for bem feito, sua construção estará abalada correndo o risco de não dar certo.

Quando falamos em concurso, esse projeto será o nosso plano de estudo. Aí está a importância sobre aprender como fazer um plano de estudo para concurso.

FAQs: Perguntas frequentes sobre plano de estudo

Como fazer um plano de estudo

Faça uma análise do edital, veja quais disciplinas você tem mais afinidade. Dê uma atenção maior para aquelas que você tem mais dificuldade. Por fim, seja realista em quantas horas você consegue estudar por dia.

Como fazer plano de estudos no excel

Com as disciplinas em mãos, coloque-as em uma planilha do excel de acordo com o grau de dificuldades. Deixe menos tempo para aquelas disciplinas que são mais fáceis ou que tenham menos conteúdo.

O que é plano de estudos

O plano de estudos é uma técnica utilizada por vários estudantes como forma de controlar as disciplinas estudadas e como está seu avanço nos estudos. É baseado em datas e horários específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo