Quem precisa estudar para a prova do Enem já tem uma nova alternativa. O “Eu me garanto”, é um jogo criado no Espírito Santo e tem questões de vestibulares de todo o Brasil. O jogo desenvolvido pela empresa capixaba BluePixel, lançou também uma versão para celulares.
Um dos idealizadores do jogo, Rafael “Lontra” Teixeira, explica que o game foi inspirado em jogos de baralho, como o poker, em que os estudantes são desafiados a responderem perguntas de questões dos vestibulares de todo o Brasil.
“O jogo remete ao poker, só que buscamos trazer elementos da educação. A dinâmica do jogo permite que os usuários interajam. É importante dizer que esse é o diferencial. Até cinco pessoas podem jogar ao mesmo tempo. Existem algumas ferramentas que preparam para o Enem, mas a nossa é multiplayer, gera essa interatividade maior”, explicou um dos Rafael.
[mks_col]
[mks_one_third][mks_separator style=”solid” height=”2″]CONHEÇA UM SUPER KIT PARA PASSAR NO ENEM[/mks_one_third]
[mks_two_thirds]A plataforma está disponível na internet há três meses, mas em maio os usuários também puderam baixar o aplicativo em celulares com sistema Android. .[/mks_two_thirds]
[/mks_col]
“Vimos a necessidade de também fazer um aplicativo. Os jovens querem baixar coisas, a ordem do momento é download de aplicativo. Hoje qualquer um consegue acessar o site pelo celular, mas mesmo assim é legal ter um app, é um mais um meio para divulgar”, disse
Rafael explicou ainda que a ferramenta ainda é uma versão Beta, ou seja, recebe atualizações constantes. “O interessante é que a gente recebe muito retorno dos usuários. É com a ajuda deles, na conversa com os usuários, que conseguimos melhorar o jogo. Seguindo a demanda de quem usa”.
Sobre a resposta do público, Rafael afirma que não são só os estudantes que gostam da plataforma, professores também a utilizam. “A gente está divulgando muito em escolas, estamos em parceria com o Sesi para poder usar em todas as escolas Sesi do país. Ouros educadores também procuram a gente para aplicar o mesmo modelo do jogo em outras frentes, como preparação para o Enade e concursos públicos”, contou.
Em janeiro, o aplicativo foi apresentado em um evento na Alemanha, um convite do Fraunhofer Institute, sediado em Leipzig. “Esse instituto de educação alemã se interessou a desenvolver o jogo para imigrantes na Alemanha aprenderem a língua e a cultura do país. Ainda não desenvolvemos o projeto, mas estamos em negociação.
Para os interessados em conhecer o game, o ‘Eu Me Garanto’ pode ser acessado pelo site www.eumegaranto.com.br ou baixado na loja de aplicativos Play Store, dos dispositivos Android.