APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Estude um ano e passe no concurso da Polícia Militar em 2020

Os concursos da Polícia Militar são os mais buscados nos processos seletivos. Por esse motivo, podemos considerá-lo o concurso mais disputado do país. Afinal de contas, eles possuem salários bons, poucos requisitos e uma carreira um tanto interessante e repleta de desafios. Devido a esses pontos, se você pretende prestar esse concurso, deve começar imediatamente a estudar. Mas atente-se também a idade máxima para entrar na polícia militar.

Mas afinal, se esse é um dos processos mais disputados, como seria possível passar por ele e ser aprovado? É justamente isso que vamos auxiliar neste artigo. Aqui você compreenderá quais são os pilares que devem estar no topo para que sua aprovação seja bem sucedida.

Neste artigo você vai ver:

  1. Porque escolher os concursos da Polícia Militar;
  2. Entenda a carreira de um policial militar;
  3. O edital;
  4. As fases dos concursos da PM;
  5. Plano de Estudos ideal;
  6. Como se preparar para o TAF;
  7. Exames de saúde;
  8. Investigação Social;
  9. Idade máxima para entrar na polícia militar;
  10. Mais de 30 anos e contratar advogado.

Porque escolher os concursos da Polícia Militar?

Além de ser um dos que mais possuem benefícios, quem deseja seguir a carreira militar tem grandes chances de ter uma vida estável. Bom, sabemos que essa carreira é um tanto arriscada, por isso, antes de entrar o candidato precisa estar completamente decidido de sua vontade.

O salário da carreira de policial militar varia entre os estados, porém, sua base é de 3 mil réis para cima. Com esse salário e com a chance de subir na carreira,  se tornar um policial militar pode ser o grande sonho de alguém como você. Então, sem mais delongas vamos conversar abertamente sobre como estudar para os concursos da Polícia Militar.

Compreenda antes de tudo, a carreira de um policial militar

De nada adianta se dedicar aos estudos mas não estar ciente do que faz um policial militar. Muitas pessoas caem de cara nos estudos para passar nas provas mas não procuram saber sobre o cargo de destino. Isso, querendo ou não, é um péssimo hábito e precisa ser modificado entre alguns participantes. Portanto, pesquise sobre a carreira antes de prestar os concursos da Polícia Militar.

Para lhe ajudar, a Polícia Militar se trata de um órgão estadual. Este órgão é completamente encarregado de cuidar da segurança do estado através do policiamento. Por isso, ao ser aprovado em alguns dos estados brasileiros, terá de cumprir com a responsabilidade pela segurança e a ordem.

Atente-se ao edital

Não só para esse processo mas também, todos os outros concursos. Ler o edital é um dos primeiros passos que devem ser dados o decidir prestar um concurso, seja ele qual for. Essa importância é devido aos mínimos detalhes que são fornecidos no edital como pré-requisitos, matérias da avaliação, informações sobre a prova de aptidão física, idade máxima para entrar na polícia militar, etc.

E claro, como as informações necessárias para a prova estão presentes no edital, é através dele que você conseguirá montar um ótimo plano de estudos. Além disso, é no edital que você ficará sabendo o dia e a hora da avaliação, então, tenha bastante atenção!

As fases dos concursos da Polícia Militar

Normalmente (mas isso também vem no edital), os concursos da PM possui 5 fases até que você seja verdadeiramente aprovado. Dentre as fases estão:

  • Prova objetiva;
  • Exame de saúde;
  • Exame de aptidão mental;
  • Exame de aptidão física;
  • Investigação social.

Dentre as 5 fases para entrar na carreira de policial militar, a fase da prova objetiva é classificatória e também eliminatória. Porém, as seguintes fases são todas eliminatórias, ou seja, são ainda mais importantes do que a prova objetiva.

Monte seu plano de estudos ideal

Jamais… J-A-M-A-IS, baseie seu plano de estudos em materiais de concursos da Polícia Militar de um estado diferente. Afinal, por mais que sejam concursos para a mesma área há uma variação de conteúdos de estado para estado. Isso acontece devido às diferenças entre as bancas, que são as responsáveis pela elaboração da prova.

Outro ponto muito importante é buscar informações sobre a banca que irá trabalhar no concurso. Através das informações em relação a banca e às provas que elaboram para as avaliações, você saberá a prioridade que deve ser dada para cada matéria em seus estudos.

Então, monte seu plano de estudos para a avaliação com datas e horas de estudos, além disso, determine as matérias que serão estudadas por prioridades. Nós gostamos sempre de indicar um quadro de tarefas com post-its pois fica mais fácil de se organizar.

O exame de aptidão física e mental

O exame de aptidão física consiste em testar a capacidade corporal do candidato em relação à força, agilidade, coordenação, velocidade, equilíbrio e flexibilidade. Temos um artigo aqui no concurseiros que explica exatamente como funciona o TAF (Teste de Aptidão física).

Em relação ao exame de aptidão mental, ele é feito para analisar algumas características dos candidatos. Através delas é possível compreender como seria o policial em sua atuação diária. Dentre as características analisadas estão: controle emocional, autoconfiança, agressividade adequada, capacidade de adaptação às situações e muitas outras.

O exame de saúde, prepare-se!

Este é o exame que muitos ficam com medo, afinal, eles analisam detalhadamente dos pés aos fios de cabelo dos candidatos. Algumas das análises feitas são sobre a presença de doenças ou alguns sintomas que podem desabilitar o participante. Nesta análise são revisadas a altura, gordura corporal, massa corporal e problemas cardíacos.

Por isso, se deseja mesmo prestar para os concursos da Polícia Militar alimente-se bem, faça um check up geral e muitos exercícios. Inclusive, os exercícios são bons não só para a sua saúde mas também, para lhe ajudar a ter resistência no teste de aptidão física.

A investigação social nos concursos da Polícia Militar

Essa investigação social diz respeito a conduta do participante. Normalmente, ela é realizada por último e a análise é em relação aos aspectos morais, sociais e profissionais. Com os dados coletados, os investigadores dirão se você está apto ou não a entrar para a carreira policial.

Neste caso, não há como se preparar! Então, a única ação que você deve ter é esperar o resultado final da investigação.

Idade máxima para policia militar

Como o concurso da Polícia Militar é um concurso estadual, a lei para este concurso será a lei que vigora em cada estado. Sendo assim, tudo vai depender de um estado para o outro, além disso, será preciso que você conheça a lei de cada cargo específico. Entretanto, a regra geral de idade máxima para entrar na polícia militar é a que vou passar abaixo.

Em quase todos os estados brasileiros a idade máxima para entrar na polícia militar é de 30 anos para o quadro de praças. No caso do quadro de oficiais superiores é até 35 anos. A idade mínima geralmente não muda, sendo 18 anos. Mas essa limitação por idade gera bastante desconforto entre os candidatos que tem a idade superior a permitida.

Toda esta questão de limite de idade gera muita polêmica, pois limitar a idade é como uma forma de discriminação, sabendo que os concursos podem admitir pessoas de até 70 anos.

O que podemos entender é que em cargos da Polícia Militar a pessoa precisa estar com o físico em dia. Afinal de contas, os treinamentos são pesados e a rotina de um Policial não é uma das mais tranquilas.

Sendo assim, acredita-se que após os 30 anos, a pessoa comece a ter um declínio em sua vida, ou seja, seu metabolismo, raciocínio e reflexos começam a reduzir. Estas diferenças são mínimas, e é claro que tudo vai depender da vida que a pessoa leva. Não é raro encontrarmos pessoas de 50 anos que são muito mais ativas do que pessoas de 20, mas para generalizar o que vale é a idade cronológica.

Então, antes de tudo, é preciso que você confira o edital do processo seletivo do seu estado. Verificando se há restrições quanto a idade máxima para entrar na polícia militar.

Tenho mais de 30. Compensa contratar advogado

Caso tenha e você esteja fora do quadro, procure um advogado para verificar o que poderá ser feito. Sabe-se que a lei não permite a limitação de idade em concursos públicos. Porém você precisará ver a lei do seu estado.

Somente assim você poderá ser nomeado caso seja aprovado no concurso. Então converse com o advogado e veja com ele se vale a pena você fazer a inscrição. Afinal de contas, os processos são demorados, assim você não perderá o prazo de inscrição nem a prova.

Essas foram as nossas dicas para que você possa estudar sem errar para os concursos da Polícia Militar. Foque nos estudos para sua prova objetiva mas não se esqueça de se preparar para a aptidão física também. Com disciplina e determinação você alcançará sua carreira como Policial Militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo