Melhores faculdades de direito do Brasil em 2020

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

As melhores faculdades de direito do Brasil serão apresentadas à você com uma breve descrição. Todo estudante que deseja entrar para essa área, deve se preocupar com a rede de ensino que está escolhendo. Por isso, ao sabemos dessa necessidade – imprescindível – resolvemos dar uma pequena resenha de algumas das melhores do país.


Melhores faculdades de direito do Brasil em 2020

Mesmo que você ainda não tenha decidido se fará ou não este curso, saber sobre os melhores locais para estudar pode ser ideal, caso venha a ter certeza. Logo, vamos ao que interessa! Trouxemos as 5 melhores faculdades de direito do Brasil  – 1° ao 5° lugar – para você analisar.

1. USP – Universidade de São Paulo

A USP é sem dúvidas a melhor faculdade brasileira! Se tratando da faculdade de direito, ela também é a primeira indicada. De cunho federal, passar nessa universidade pode ser um pouco suado devido à disputa, mas você certamente consegue! A USP foi fundada em 1934 e desde então, possui uma excelente referência do curso de direito.

2. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro 

A UFRJ é a segunda colocada para as melhores faculdades de direito do Brasil. Fundada em 1920, essa é uma das federais mais disputadas do Brasil. Os professores são avaliados como uns dos melhores do país, no quesito dedicação ao ensino. Por mais que seja muito boa, a UFRJ fica em 5° lugar na avaliação da qualidade de ensino.

3. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Terceira colocada no ranking das melhores faculdades de direito, a UFMG foi fundada em 1927 e na verdade possui um ponto muito importante e que deve ser considerado. Sua avaliação na qualidade de ensino, nesta área, ganha o 2° lugar. Por mais que fique abaixo da UFRJ, levando em conta este ponto de análise, pode valer mais a pena conquistar uma vaga aqui.

4. FGV – Escola de Direito de São Paulo 

Chegando nas faculdades privadas, temos a FGV de São Paulo que fica em 3º lugar quando o assunto é a avaliação de ensino. Essa é uma das melhores faculdades de direito do Brasil e por se tratar de um ensino privado, certamente possui muitos pontos positivos que devem ser buscados e analisados.

5. UFPR – Universidade Federal do Paraná 

Retornamos novamente para as Federais. Aliás, como já estamos chegando ao fim do nosso ranking, faça uma pesquisa bruta sobre cada uma das instituições. A UFPR ganha a posição de 7° lugar na avaliação de ensino – o que de fato nos interessa aqui. Sem dúvidas, é uma das melhores faculdades para você que deseja cursar direito no próximo ano.


Chegamos ao fim do nosso ranking de melhores faculdades de direito do Brasil e você precisa saber que ele foi apresentado com base na qualidade de ensino, avaliação do mercado, qualidade dos professores, etc. Trouxemos principalmente as posições de qualidade de ensino, pois é o que mais interessa, certo? Portanto, não deixe de verificar a grade curricular, conhecer melhor o sistema de funcionamento da faculdade de seu desejo, etc.

Ter consciência e conhecimento do local que está escolhendo para dar o pontapé na sua carreira é mais que essencial. Além disso, quando fizer a sua escolha, dedique-se ao máximo! Um profissional de qualidade é aquele que sempre busca o aprimoramento e o conhecimento que sempre se renova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.