Como usar o método de estudo Cornell

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se você está aqui é por que, provavelmente, já deve ter escutado falar no método de estudo Cornell. Dentre os variados métodos de estudo, este também é um dos mais eficazes. Portanto, se você está na universidade, estudando para concursos ou se profissionalizando através de mini palestras, usá-lo será muito bom.

Antes de falar sobre o método em si, vamos as devidas apresentações:

O método de estudo Cornell foi criado pelo Dr. Walter Pauk dentro da Universidade de Cornell. Esse método é muito útil para palestras e leituras mas serve também para lhe auxiliar nos estudos, seja ele qual for, basta usá-lo com eficiência.

O objeto central do método Cornell são as anotações. Nem preciso dizer que anotações são de extrema importância para quem deseja adquirir conhecimento. Por isso, se você já tentou de tudo e acreditou que nada funciona, utilize o método como teste. Nós temos certeza que ele poderá te ajudar e muito nos seus momentos de estudo.


IMPORTÂNCIA DAS ANOTAÇÕES

Diversos alunos no mundo inteiro sentem a necessidade de dar auxílio aos seus estudos com anotações e estas devem ser excelentes. Afinal de contas, as anotações são tão eficazes quanto a leitura. Por isso, o método de estudo Cornell pode ser muito eficiente para seus momentos de estudo.

Anotações são importantes pois ajudam o estudante a resumir o conhecimento adquirido. E quem é que consegue fixar todo conteúdo apenas realizando leituras, não é? Apenas realizar a leitura é um método que já está mais que ultrapassado. Portanto, aprender a utilização de métodos de estudo diversos pode ser a melhor solução.


COMO CONSISTE O MÉTODO DE ESTUDO CORNELL

Certamente, você compreende a importância de estudar através de bons métodos de estudo. Então, chegou a hora de conhecer como funciona o método de estudo Cornell e começar a praticá-lo.

Este método é muito simples pois basta fazer a divisão de uma única página em 3 seções diferenciadas. Uma delas deve ser usada para parafrasear o conteúdo que você achar importante, outra para fazer o resumo de cada uma delas e por último, uma para anotar perguntas.

Vamos ver como deve ser feito:

Separe um caderno somente para o método

É importante que você possua um caderno somente para as suas anotações. Em seguida. você fará as divisões necessárias:

  1. Faça uma linha horizontal no fim da página (5 cm). Esta área será usada para fazer a paráfrase;
  2. Em seguida, faça uma linha vertical na esquerda do caderno, também de 5 cm até que encontre a linha horizontal. Essa parte será usada para anotar as suas perguntas;
  3. Por fim, o espaço que sobrar à direita – e que deve ser o maior – é onde você fará as anotações gerais.

Se você está confuso, dê uma olhada na imagem abaixo:

método de estudo Cornell


COMO FAZER AS ANOTAÇÕES

Na linha superior do seu caderno, você deve anotar a matéria ou curso que está sendo estudado. Em seguida no canto da direita, inicie as anotações necessárias do que está sendo apresentado à você. O ideal é que você anote os pontos que estão sendo sempre repetidos pelo instrutor.

Além disso, o ideal também é que você não anote frases inteiras e sim, coisas que te façam lembrar do que foi dito. É muito comum que os professores utilizem slides para ensinar a matéria, portanto não anote tudo que está lá, apenas pequenos pontos úteis.

Em relação às perguntas, você pode deixar para incluí-las após sua revisão da matéria com calma. Aliás, inserir as questões que tenham ligação com as anotações gerais é a melhor forma de compreender o conteúdo. Desta forma, de um lado você possui as questões necessárias e de outro, as anotações relacionadas às suas questões.  Por fim, faça um resumo geral em relação às suas perguntas e anotações na parte final da página.

É importante que você utilize o método de estudo Cornell separadamente para cada assunto. Desta maneira, você não se confundirá na hora de estudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.