APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

7 motivos para fazer medicina e conseguir a tão sonhada vaga

Então por que você deve fazer medicina

Hoje é dia de mais um artigo quentinho para quem estuda em busca de alcançar o sonho de fazer medicina.

Hoje em dia, vejo muitos estudantes que querem fazer medicina. Mas os mesmo sentem um pouco de medo de começar uma faculdade por vários motivos, um deles é o tempo de duração do curso, por exemplo.

Como nosso objetivo aqui é te deixar motivado e te ajudar a estudar para medicina, você vai conhecer os 7 melhores motivos para fazer medicina. Além disso, eu aconselho que antes de começar a ver os 7 motivos você dê uma lida no artigo Descubra como passar em medicina.

motivos para fazer medicina

7. Campo de atuação

A medicina é uma área muito ampla e você pode se especializar naquela em que mais gosta. Abaixo tem algumas especializações que você pode se identificar:

  • Oncologia: estudar, diagnosticar e combater os mais variados tipos de câncer.
  • Dermatologia: diagnosticar e tratar doenças da pele
  • Anestesiologia: estudo da dor e da anestesia.
  • Otorrinolaringologia: de uma forma geral trata as doenças ligadas às áreas da orelha, nariz, faringe e laringe.
  • Pediatria: medicina voltada à saúde de pessoas menores de 12 anos, mas em alguns casos pode se estender até os 21 anos.

Além dessas áreas, você também pode seguir a carreira docente e dar aula para pessoas que vão passar pelo que você já passou: a faculdade.

6. Empatia

Quando você já trabalha há algum tempo como médico, é comum que você comece a sentir mais empatia pelas pessoas.

São tantas histórias de vida que você ouve que, certamente, você começa a se colocar no lugar da outra, se tornando assim mais empático.

QUER ESTUDAR POR CURSINHOS ONLINE? VEJA SE O PROENEM É BOM

5. Estimulante

A medicina é uma profissão estimulante, pois você raramente faz a mesma coisa. No geral, você está sempre descobrindo coisas novas e por isso o serviço nunca é monótomo.

A cada dia também surgem uma variedade de doenças e, consequentemente, a medicina também avança.

4. O peso da decisão

Você sabia que sua decisão pode valer a vida de outra pessoa? Para muitos, isso poderia ser uma das coisas ruins em ser médico, mas na verdade isso te motiva a estar sempre estudando e tentando dar o melhor de si.

Por vezes, você terá que pegar aquele seu velho livro ou pedir ajudar de outros colegas que te ajudaram na melhor decisão do que deve ser feito.

3. Emprego, salário e nada de rotina

Em toda a minha vida, nunca ouvi um médico dizer que estava desempregado. Sério mesmo! Por mais que todos os anos se formem muitos médicos sempre tem emprego ou plantão para cobrir.

Além disso, dentre outros motivos, o que faz o curso de medicina ser bastante concorrido é a média salarial, que é maior que a de qualquer outro curso. Não estou dizendo que você deve fazer medicina só por causa do dinheiro, mas ninguém vive só de luz.

Ser médico é bom pois você tem total controle sobre seus horários. Quer trabalhar 60 horas por semana? Ok, você pode! Quer trabalhar  só 20? Tudo bem!

Essa autonomia para montar seu horário é para muitos o ponto chave para o sucesso, pois você pode trabalhar, ganhar bem e também ter tempo para você e sua família. Que tal trabalhar meio período no posto de saúde e o outro período no seu próprio consultório?

2. Reconhecimento

Eu não acredito que as pessoas precisam fazer as coisas para serem vistas, mas enaltecer o ego as vezes também é muito bom e motivador. Além de saber que a própria população te vê com bons olhos.

Por mais que seu sonho seja passar num curso de medicina você já parou pra pensar o tanto que sua futura profissão é importante? Que ao tratar um paciente você estará fazendo algo tão importante. Pois você está tratando pessoas doentes e ajudando.

1. Capacidade para lidar com estresse

Você já parou para pensar que se você começar a estudar hoje é bem provável que você só termine seu curso daqui uns 10 anos? Além disso, durante esse tempo seu conhecimento será testado várias vezes, mas tudo isso tem um motivo:

você precisa aprender a lidar com o estresse.

Trabalhar em um hospital não é fácil, você vê algumas pessoas entrarem doentes e saírem boas, mas infelizmente outras não têm a mesma sorte e morrem. Faz parte do ciclo da vida!

Se hoje você está estudando e está se sentindo estressado por que talvez já estude há 2 anos e ainda não tenha conseguido uma vaga, fique tranquilo: você está no caminho certo.

Ninguém disse que seria fácil. Tudo isso que você está passando hoje servirá no seu futuro. Um dia, você vai olhar pra trás e dar muito valor ao que conseguiu, pois foi com muita dificuldade.

Se você acha que passar no Enem para medicina é algo praticamente impossível dê uma lida nesse artigo 5 passos necessários para sua aprovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo