APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Desista – 10 motivos para não fazer medicina

Neste artigo eu vou te dar 10 motivos para não fazer medicina. Alguma vez na sua vida você já pensou em cursar medicina? Se você ainda mantém essa ideia, certamente pode estar por aqui vasculhando alguns bons motivos para desistir dessa ideia. Portanto, como toda profissão possui seu lado obscuro, com a medicina não seria diferente.

Então, seja você apenas um curioso ou um aluno prestes a entrar nessa carreira, veja os motivos que podem te fazer repensar melhor. Aliás, essa escolha é uma das mais importantes da sua vida, por isso, pense bem!

Top 10 motivos para não fazer medicina

Medicina é um dos maiores desejos dos estudantes. Inclusive, até quem nunca teve vocação para a área já pensou em algum momento segui-la. Mas é claro, nem tudo é um mar de rosas e você precisa estar ciente disso antes de realizar a sua escolha. Acompanhe nossos 10 motivos para não fazer medicina.

1. Carga extensa de trabalho

Sua vida será praticamente voltada aos serviços de saúde e será bem cansativo até que se torne um médico experiente e renomado. Porém, até que isso aconteça, a urgência e os plantões são grande parte da vida de um novo médico. Além disso, antes de chegar nesse patamar é preciso se dedicar e muito. A faculdade de medicina é uma das mais disputadas, por isso, as provas são bem exigentes.

2. É preciso controle sobre o trabalho

Você terá que saber separar o período de trabalho do período comum de sua vida e isso é bem complicado. Muitos médicos adquirem depressão pois não conseguem distinguir a profissão de sua realidade. Por isso, esse é um dos motivos para não fazer medicina.

médicos adquirem depressão

3. Exposição

Atuando na carreira médica você ficará exposto à vírus, bactérias e várias outras coisas nesse estilo. Ou seja, o ideal é que você se proteja bastante, afinal, como se atua como médico se você não tiver a imunidade equilibrada.

4. Coisas horríveis acontecem na medicina

Você terá que se acostumar com cenas horripilantes a todo tempo. Inclusive, cenas que podem te tirar o sono por dias tais como, ossos expostos, overdoses, muito sangue, etc. Se você não tem sangue frio para isso, é melhor repensar.

5. Vida social? Não, não, não!

Não só após a formação mas antes, durante e depois dela a sua vida social será muito restrita. Digo, o tempo estará contra você e os plantões podem exigir muito de seu metabolismo, o que fará com que você fique indisposto para a vida social. Por isso, repense bastante pois a vida social fora do trabalho é muito importante para essa carreira e sua vida.

Inclusive, muitas pessoas acabam indo para o exterior, como a Argentina para fazer medicina. Então, você terá de começar uma nova vida, com novos amigos.

não faça medicina

6. Você será questionado o tempo todo sobre medicina

Pode ter certeza que se alguém estiver se sentindo mal ou estiver com alguma pereba na pele, a primeira pessoa questionada será você. Afinal de contas, você é o grande médico que muitos conhecem!

7. Outros médicos podem não ser confiáveis

Não que eles sejam profissionais ruins, mas se você pode verificar o caso da sua mãe mais a fundo, por que não? É comum que você queria compreender o que está, de fato, acontecendo e isso é um dos motivos para não fazer medicina.

médicos podem não ser confiáveis

8. Menor tempo = pouco tempo com a família

Você pode até ter um mundo de conquistas, mas sua família sentirá sua falta. Querendo ou não, os médicos sempre estão mais distantes da família e mais próximos de seus pacientes.

9. Especialização é o que te mantém na medicina

Assim como toda profissão a medicina exige não só a graduação base mas também, algumas especializações. Aliás, se você quer ser um médico que ganha bem, as atualizações recorrentes serão uma exigência em suas especializações ou na carreira básica.

10. Nem todo mundo fica bem no jaleco

Esse é um dos motivos para não fazer medicina que colocamos para descontrair. Não queremos te fazer mudar de opinião, mas você deve ter consciência de que essa escolha é muito importante. E sim, nem todo mundo fica bem com um jaleco branco.

Porém, se mesmo assim você está em dúvida se deve fazer medicina, nós fizemos um artigo com os 7 motivos para fazer medicina. Então, será que essa profissão é pra você? Bons estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo