APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

O que é Cespe – Cebraspe? 5 Dicas para quebrar a banca e ser aprovado

Muitos concurseiros quando estão começando os estudos ficam com dúvidas sobre as bancas mais famosas. Muito se ouve falar, mas não sabe o que é Cespe, FCC, FGV etc. Neste artigo, vamos falar sobre esta temida banca, agora nomeada Cebraspe.

A banca é atualmente a grande vilã quando falamos em organizadoras de concursos públicos, e isso acontece pelo fato da banca ter um estilo todo próprio de organizar a sua prova, estilo esse que é muito diferente de outras bancas tradicionais.

Essa diferença com relação as outras bancas é o principal ponto que causa medo em muitos concurseiros. No entanto, quem aprende a fazer esse tipo de prova tem grandes chances de conseguir ser aprovado em um concurso.

Conteúdo do artigo

  • O que é Cespe
  • 5 dicas para derrubar a Cespe
  • Torne a Cebraspe sua amiga
  • Faça provas anteriores
  • Tenha cautela
  • Conheça seu tempo de prova
  • Aprenda a chutar

O que é Cespe?

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos, Cespe, é um órgão da Universidade de Brasília. Algumas pessoas acham que a organizadora realizada apenas concursos públicos, mas isto está longe de ser verdade. Além de concursos, também organiza vestibulares, o Programa de Avaliação Seriada, PAS, além de avaliações de desempenho em escolas.

Trazendo para o universo dos concursos, a organizadora é conhecida por suas questões de certo e errado. Também é famosa por sua alta capacidade em elaborar questões complexas. Pensando nisso, vamos listar agora 5 dicas para derrubar a Cespe que você não pode deixar de aprender.

5 dicas para derrubar a Cebraspe

1. Torne a Cespe sua Amiga

Você deve estar se perguntando: como faço para tornar a Cebraspe minha amiga? A resposta é muito simples: aprenda a gostar do estilo desta banca e use ela em seu favor.

Além de saber o que é Cespe, veja também 12 dicas sobre como passar no Cespe.

Conforme citamos anteriormente a Cebraspe é o terror de muitas pessoas que estudam para concursos públicos, e esse medo também prejudica muita gente na hora de fazer a prova. A nossa primeira dica é você usar esse medo que os outros têm da banca em seu favor, ou seja, se você se acostumar com o estilo da banca terá grandes chances de se destacar perante os seus concorrentes.

2. Faça Provas Anteriores

Essa dica está diretamente relacionada com a primeira, isto é, você só conseguirá fazer a Cespe ser o seu diferencial se você realizar muitas provas anteriores da banca. Existem hoje diversos sites que disponibilizam provas da banca e você pode baixar todas as provas dela. Além disso, no próprio site você consegue baixar as provas sem problema algum.

>> cespe.unb.br

3. Tenha Cautela Nas Provas

Nossa terceira dica é para você ter o máximo de cautela quando estiver fazendo uma prova da Cespe, isso por que essa banca possui um fator muito ruim que é anular uma resposta correta quando você marca uma resposta errada. Dessa maneira, você tem que ter o máximo de cuidado possível para não perder muitos pontos com seus erros. Aqui vale deixar em branco as respostas que você não possui nenhuma ideia de acertar, aquelas questões que são realmente difíceis podem acabar te tirando pontos importantes que você ganhou em questões fáceis.

4. Conheça Seu Tempo De Prova

Conhecer o tempo de prova é um fator fundamental quando se faz provas da Cespe, isso se dá devido ao fato de a banca cobrar 120 questões na maioria de suas provas, e em alguns casos podem vir 150 questões ou até mesmo uma redação. Quando temos redação em provas da Cespe, é importante você separar em média 1h30min para fazer uma boa redação, e como o tempo de prova é em média 4 horas, sobra apenas 2h30min para você fazer a prova. Devido a isso é importante que você controle o seu tempo de prova quando realizar provas anteriores da Cebraspe.

5. Aprenda a Chutar Na Cespe

Uma dica importante que não pode ficar fora das 5 dicas para derrubar a Cespe diz respeito a aprender a chutar. Sabe aquelas questões que você possui uma noção mas não tem certeza absoluta de que ela está certa? Então, nesse tipo de questão vale a pena você chutar pois em cada questão da Cespe você possui 50% de chances de acertar e mais 50% de chances de errar, caso você tenha alguma noção do que a questão está tratando, o seus 50% de chances de acertar podem virar 75% ou 80%.

Conclusão

Portanto, agora que você já sabe o que é Cespe e conhece 5 dicas para ser aprovado é hora de você se manter firme nos estudos e focar em exercícios dessa banca. A regra é: quanto mais exercícios você fizer, mais bem preparado para encará-la você estará!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo