APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Estudo Dirigido – Aprenda a utilizar essa técnica de estudo

Cada pessoa é única e é normal que cada um tenha a sua forma de assimilar um conteúdo. Justamente por isso que é fundamental conhecer o que é estudo dirigido para fazê-lo à sua maneira.

Exemplo de estudo dirigido

Pois bem, às vezes dá até aquela raiva de quem consegue assimilar todo o conteúdo somente prestando atenção ao professor e anotando algumas coisas na aula, né?! Eu, por exemplo, mesmo prestando atenção na aula ainda tenho que estudar muito em casa para conseguir entender o conteúdo.

A verdade é que cada pessoa tem uma forma de assimilar o conhecimento. Mas o que acontece é que a maioria das pessoas não sabe bem como estudar sozinha e como organizar o que é necessário para ter bons resultados.

É justamente por esse motivo que você precisa aprender técnicas de estudos que possam ser aplicadas ao seu caso e a sua forma de aprendizado. Então, se você quer aprender mais sobre o estudo dirigido e descobrir como aplicá-la, é só continuar lendo este artigo. Vamos lá?!

O que é estudo dirigido?

O estudo dirigido é um roteiro ou um passo a passo do seu estudo diário. Por isso, fuja dos estudos dirigidos prontos. Você precisa fazer o seu próprio, de acordo com seus horários e afinidades com cada disciplina.

A técnica se baseia no fato de que você precisa seguir um cronograma de estudo. Ou seja, no caso do concursos, seu edital. Se você prestar atenção no edital, pode ver que, na maioria das vezes, o conteúdo vem na ordem lógica do aprendizado.

Sem dúvidas, uma das melhores dicas para ter bons resultados com a técnica de estudo dirigido é fazer resumo dos conteúdos usando suas próprias palavras. Isso acelerada o aprendizado. Mas, além do resumo, existem outros materiais para você utilizar em conjunto.

Que material posso usar com o método?

Você poderá utilizar o estudo dirigido psi juntamente com os seguintes materiais:

  • Apostilas
  • PDF’s
  • Livros
  • Videoaulas
  • Sites a respeito das questões de concursos passados
  • Apostilas que tragam a resolução das questões

Se você estuda por PDF, poderá criar um cronograma com seus PDFs de acordo com a ordem do edital ou do próprio PDF. Neste caso, não importa se você utiliza apostila, PDF, livro o importante é você ter um material confiável. Nada de baixar material na internet e usar. Compre seus cursos de uma empresa séria.

Como organizar um estudo dirigido

  1. Monte um cronograma semanal e quais são suas metas para essa semana – estudar 6 matérias por semana, por exemplo.
  2. Separe as disciplinas que você vai estudar por dia. Coloque no máximo 3 disciplinas por dia.
  3. Faça resumos, mapas mentais e questões.
  4. Se dedique no máximo 50 minutos e descanso por 5 minutos, depois estude mais 50. Tente não ultrapassar 4 horas líquidas de estudos diárias.
  5. Priorize a qualidade e não a quantidade.

Por fim, veja a quantidade de conteúdo que você tem que estudar e o tempo que você tem até o dia da prova. Assim é mais fácil dividir o que você ainda não estudou e o tempo que você tem disponível. Em alguns casos, se o tempo for pouco, será preciso fazer ajustes em sua rotina para absorver mais horas de estudo.

Quantas matérias devo estudar por dia?

Como foi dito acima, a sugestão é de duas matérias por dia. No entanto, se você tem as 4 horas ou mais disponíveis em um dia, pode estudar até 4 matérias se achar interessante. O mais importante é que você vá testando e vendo a forma que o estudo dirigido melhor se adapta a você e à sua rotina.

Ou seja, se você conseguir estudar 10 horas líquidas com um bom nível de absorção de conhecimento, o faça. Cada pessoa tem uma forma de aprender e você precisa se conhecer.

Lembre-se que a maior vantagem do estudo dirigido é a possibilidade de estudar pro ciclos, facilitando a assimilação dos conteúdos. Assim, o ideal é que a cada 7 dias você revise os estudos, concluindo os ciclos de conteúdos.

Pronto, agora você já sabe o que é estudo dirigido e como fazer para ter bons resultados nos estudos. Aproveite essas dicas e muito boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo