APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

O que é Jurisprudência

jurisprudência

Você sabe o que é Jurisprudência? Ao estudar para concursos públicos ou entrar numa faculdade de Direito ou até mesmo quando se está começando a estudar para OAB, a gente acaba vendo muitas palavras que não estamos familiarizados no nosso dia a dia.

Mais importante do que entender o que significam essas palavras é entender para que elas servem.

Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que o objetivo deste artigo é descomplicar a cabeça de quem está começando a estudar, por isso prefiro não me aprofundar muito no tema.

Explicando de uma forma simples e objetiva você entenderá o que é Jurisprudência.

O que é Jurisprudência?

Pois bem, de uns tempos pra cá virou moda as provas de concurso virem recheadas com os posicionamentos dos Tribunais Superiores sobre determinados assuntos.

Jurisprudência é o conjunto das decisões dos Tribunais Superiores – STF e STJ.

Essas decisões devem ter sido aplicadas em casos concretos, se posicionando em relação à interpretação de um certo tema do direito.

Qual a finalidade da Jurisprudência?

A finalidade da Jurisprudência é simples: Firmar um posicionamento, no caso concreto, sobre determinado tema para que sirva de fundamento a outros casos semelhantes.

Geralmente, esse posicionamento é firmado por meio de Súmula – algo que veremos em outro artigo. Ou seja, Súmula é quando um Tribunal torna pacífica a discussão sobre determinado tema.

o que é jurisprudência

É importante saber Jurisprudência?

Muitas pessoas me perguntaram isso por email. Então saiba que só é importante se você realmente tem interesse em passar num concurso nos dias de hoje..rs.

Geralmente as provas muito concorridas e com o nível muito alto é extremamente importante que você conheça a jurisprudência dos temas que estão no seu edital, principalmente se a sua organizadora for a banca Cespe.

Se você ficou curioso para conhecer as Jurisprudência, aqui embaixo estão os links dos dois Tribunais Superiores.

Agora, se a sua dúvida é saber qual o melhor cursinho para concursos, veja esse outro artigo por que o Estratégia Concursos é bom.

3 Comentários

  • Grande artigo! Obrigado eu estudo Investigação Forense na Faculdade mas sou obrigada a estudar matérias complementares de Direito , e não entendo porque tanta enrolação , em dois minutos de leitura do seu artigo ficou mais claro do que uns meses de menção ao tópico com muito rodeio acadêmico…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo