APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Quando devo usar “para mim” ou “para eu”

Se pegou confuso entre os termos para mim ou para eu? Acredite, muitos estudantes se vêem carregados de dúvidas quando o assunto é fazer uso desses dois termos. Primeiramente, ambos os termos existem e estão corretos dentro da língua portuguesa. Porém, suas formas de uso são diferenciadas, ou seja, possuem algumas regras diferentes para que possam ser aplicadas.

Entre para mim ou para eu, o termo ‘para eu’ deve ser utilizado quando precisa assumir a posição de sujeito da frase. Por outro lado, o termo ‘para mim’ deve ser usado quando é necessário assumir a posição do objeto indireto.

Eu é um pronome pessoal reto e Mim um pronome pessoal oblíquo. Portanto, para usá-los é preciso seguir as regras do pronomes pessoais retos e oblíquos. Pois bem, vamos compreender como devem ser usados esses pronomes e assim, aprender como usá-los.

Quando deve-se usar para mim ou para eu

Deve-se usar o termo para eu quando assumir a função de sujeito da frase. Além disso, ela  normalmente possui uma ação a seguindo de um verbo no tempo infinitivo.

Exemplos:

  • Para eu fazer isso, vou precisar de uma mãozinha sua;
  • Analise essas provas e veja se tem algo para eu corrigir;
  • Por favor, fiquem quietos para eu conversar melhor no telefone.

Por outro lado, os pronomes pessoais oblíquos são sempre precedidos de uma preposição. Portanto, o termo para mim deve ser usado quando se tem um objeto indireto a mencionar.

Exemplos:

  • Você fez essa compra para mim?
  • Essa blusa foi comprada para mim e não para você;
  • Seria possível que você fizesse isso para mim?

Compreendeu a diferença entre o uso dos termos para mim ou para eu? Lembre-se sempre: para eu assume o sujeito da frase e para mim assume o objeto indireto que se refere ao sujeito. Agora, vai ficar muito difícil cair nessa confusão novamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo