APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Passar no Enem é difícil? 5 passos necessários para a aprovação

O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova mais concorrida do mundo e isto, por si só, já faz com que muitos alunos comecem a estudar achando que o Enem é difícil.

Mas, todos esses anos estudando, uma coisa que tenho em mente é que ficou fácil passar no Enem se estudar do jeito certo.

Pensando nisso, vou passar algumas dicas dos alunos que obtiveram as maiores notas nos últimos Exames.

Se você está pronto pra descobrir esse segredo basta continuar lendo.

passar no enem é difícil

Passar no Enem é difícil?

A verdade é que se você se dedicar e utilizar as técnicas de estudos corretas não vai ser difícil passar no Enem.

Com o tempo você vai perceber que apesar da grande quantidade de inscritos poucos sabem se preparar pro Enem. E só passa quem sabe se preparar.

Lembrando que essas dicas abaixo foram dadas por vários alunos que tiraram boas notas nos Exames anteriores. Então, nada melhor do que aprender com quem realmente sabe o que fazer.

Como passar no Enem

Primeiro você precisa transformar os estudos num hábito. De nada adianta você começar a estudar para o Enem se não der continuidade. Por isso é importante ter o hábito de estudar.

E para criar esse hábito você precisa seguir alguns passos que, no começo, serão difíceis de serem seguidos, mas são muito importantes. Vamos lá:

  • Se organize
  • Se conheça
  • Estude e descanse
  • Pratique
  • Saiba por onde estudar

# 5 Organização

Quando me refiro a organização falo em relação a tudo que estiver ao seu redor. Tanto ao seu local de estudos quanto ao que vai ser estudado.

Primeiro seu ambiente de estudo para evitar distrações. Evite deixar o celular, livros ou outras coisas que não estejam ligadas ao que você vai estudar.

organização para estudar enem

Depois disso, crie um cronograma de estudos. Sem esse método, passar no Enem é difícil. O cronograma será essencial tanto pra sua aprovação quanto para você criar um hábito de estudos.

No seu plano de estudos estará todo o seu planejamento, suas metas a serem cumpridas, ele é a sua vida de estudante e por isso deve ser muito bem feito.

Dê uma passada no artigo como criar um plano de estudos para o Enem, pois lá eu ensino tudo que você precisa para começar a criar o seu melhor planejamento.

Além disso, lá você também pode baixar o plano de estudos pro Enem.

# 4 O que eu quero? O que eu sei?

Se conhecer é outro passo importante para ficar fácil passar no enem. muitos alunos acham que o Enem é difícil, pois mal sabem o que é o Enem ou para que ele serve.

TIRA-DÚVIDA: O que é o Enem.

Seja sincero com você mesmo. Você já leu o edital do Enem do último ano ou até mesmo desse ano?

Leia, pois é muito importante para você ter uma noção do que deve ser feito.

Você já sabe qual curso pretende fazer? Quer passar em medicina, jornalismo, direito? Esse passo é importantíssimo na hora de estudar para o Enem.

Dependendo do curso tem matérias que valem mais que outras, assim você saberá o que deverá se aprofundar mais.

# 3 Estude e descanse

No começo é difícil manter um ritmo de estudos, mas tente cumprir o seu cronograma. Tente estudar ao menos duas horas por dia no começo.

postura cansaço mental nos estudos

Com o tempo você vai querer aumentar esse tempo naturalmente. Não tente estudar mais do que seu corpo aguenta. Caso contrário você vai ver que passar no Enem é difícil.

Estude uma hora e tire uns 15 minutos de descanso. Depois volte a estudar.

Caso você comece a estudar hoje e passe 5 horas estudando português, amanhã você vai começar a dar desculpas pra não estudar, pois o estudo vai ficar maçante e cansativo.

Por isso eu aconselho que, caso você esteja começando a estudar par o Enem, vá devagar, não exagere nos estudos. Para dicas mais completas dê uma passada aqui: Como estudar sozinho para o Enem.

# 2 Pratique

Esse é um dos passos mais importantes, mesmo que você ache que passar no Enem é difícil, faça exercícios das matérias que está estudando. De nada adianta você estudar uma matéria e não saber se está indo bem nela.

Fazendo uma pequena busca no google você consegue achar várias questões de provas passadas pra resolver.

Além disso, alguns cursinhos online também disponibilizam várias listas de questões para que o aluno possa fazer o download, mas isso nós veremos abaixo.

# 1 Faça cursinho pro enem

Passar no Enem é difícil quando não temos uma base para começar a estudar.

Achar que, porque ficou fácil passar no Enem você vai passar somente com o que viu no Ensino Médio é, no mínimo, muita pretensão.

estudar por cursinho online

São poucos os casos de alunos que passam estudando apenas o que foi dado em sala de aula. A grande parte dos alunos que tiraram boas notas fizeram cursinhos para o Enem.

Analisando os cursinhos online, eu já percebi que o Descomplica é bom para 95% dos alunos que fazem Enem. Então, pode ser que você também goste.

Conclusão

O Enem 2018 foi o mais difícil de todos e até hoje é conhecido por isso. Desde então, o Enem ficou mais fácil, mesmo assim merece atenção.

Se você quiser ser aprovado neste ano (ou ano que vem) siga essas dicas que eu passei acima: monte um plano de estudos para o Enem e tenha foco.

Se você tem outro método e gostaria de compartilhar conosco, faça seu comentário abaixo.

Ficaremos gratos. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo