APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Qual a diferença de Percentagem e porcentagem?

Já se perguntou sobre esses dois temos? Percentagem ou porcentagem? Qual é a diferença entre as duas? Primeiramente, é bastante comum vermos palavras bem parecidas ou idênticas na língua portuguesa. Na maioria dos casos, o que diferencia são as formas de falar e seus significados. 

Pois bem, hoje nos deparamos com essas duas e você deve estar se questionando: Qual é a diferença entre as elas? Então, vamos sanar essa dúvida agora mesmo!

Percentagem ou Porcentagem?

Inicialmente, as duas palavras estão corretas. O que diferencia as duas é que porcentagem é nativa do português brasileiro e percentagem vem de percentage, cuja origem é do inglês. 

A palavra porcentagem com a vogal O, é derivada do latim por cento. Desta forma, a expressão é escrita de forma única e recebe o sufixo agem. Os sufixos são essenciais para a formação de substantivos e ajuda a referenciar um estado, ação ou resultado. Veja alguns exemplos: 

Porcentagem

  • A porcentagem de alunos aprovados foi satisfatória.
  • Qual foi a porcentagem de lucros deste mês?
  • Hoje a aula será sobre porcentagem.

Percentagem

  • A percentagem de alunos aprovados foi satisfatória.
  • Qual foi a percentagem de lucros deste mês?
  • Hoje a aula será sobre percentagem.

Viu? Ambas as palavras se encaixam nas mesmas frases. Ou seja, o significado delas é o mesmo! Então, ambas palavras indicam quantidade ou grandeza de algo que pode ser calculado.

[mks_tabs nav=”horizontal”]
[mks_tab_item title=”DICA DE PORTUGUÊS”]
Descubra qual é a grafia correta – Enfarte ou infarto
[/mks_tab_item]
[/mks_tabs]

Percentagem ou porcentagem possuem grafias variantes

Assim como as palavras Percentagem e porcentagem possuem variações entre as vogais, as palavras que derivam delas também. Por isso, ao escrever as palavras porcentual e percentual, elas devem seguir o mesmo padrão das palavras de origem. 

Ainda que exista sempre uma palavra que seja mais utilizada pelas pessoas, você precisa saber que percentagem ou porcentagem estão corretas. Então, ao se ver com dúvida entre essas duas palavras, não hesite em escolher qualquer uma das duas para escrever. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo