Aprenda a montar o Ciclo de Estudos do Alexandre Meirelles

Finalmente chegamos a nossa última parte. Particularmente, o Ciclo de Estudos é o método que eu mais gosto. Se você não leu os outros artigos, aconselho que dê uma lida antes de vir direito pra cá. Cada pessoa se adapta a um estilo de estudo diferente, por isso talvez esse não seja o melhor para você. Então vai lá e dá uma olhada: Fazer um Plano de Estudos (Parte I)Fazer um Plano de estudo (Parte II) – Cronograma de estudos.

Pessoal, como eu recebi muitos e-mails pedindo para eu explicar melhor o que é o Ciclo de estudos, no final desse artigo você vai poder conferir o vídeo que nós fizemos explicando detalhadamente sobre o Ciclo de Estudos.

Durante toda a minha vida de concurseiro, eu utilizei o cronograma de estudos, mas, sem dúvidas, foi o ciclo de estudos que revolucionou minha forma de estudar.

O que é o Ciclo de Estudos

Então, como o nome sugere, o Ciclo de Estudos é realmente um ciclo com as disciplinas que você vai estudar. A questão aqui que diferencia do Cronograma é que não há horários fixos para cada matéria.

Você não vai precisar colocar que estudará Língua Portuguesa às 13h00 da segunda-feira, por exemplo. E isso é bom. Na verdade, é excelente. Com o cronograma, quando não conseguimos estudar determinada matéria em seu horário, nós só veremos ela de novo daqui alguns dias. E isso prejudica o estudo, pois você vai acabar esquecendo o que foi estudado.

Como funciona o ciclo de estudos

O estudo por ciclos é bem simples. Em uma planilha comum ou em uma folha de papel, você vai escrever quais as matérias terá que colocar no seu ciclo de estudos e o tempo para cada uma. Esse tempo pode variar de acordo com o grau de dificuldade da matéria ou com a importância no concurso.

Vale lembrar que nessa primeira fase, você não vai precisar colocar todas as matérias do seu concurso. Coloque aquelas que têm um maior peso no seu concurso. Com o tempo você vai adaptar seu ciclo e aí sim poderá colocar as matérias de menos importância junto com aquelas mais importantes.

Criando o ciclo

Neste exemplo vou colocar apenas 6 matérias para começar, quais sejam:

  • Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Penal Militar;
  • Processo Penal;
  • Penal Especial; e
  • Administrativo.

ciclo-de-estudo-1

Pronto essas serão as matérias do nosso ciclo. Para fins didáticos, vou colocar 2 horas para cada matéria, ficando um total de 12 horas.

Esse ciclo deverá ser fechado de acordo com o seu tempo disponível, e depois disso nós vamos aumentar o tempo de alguma matéria que não estamos rendendo bem.

Por exemplo, se você consegue estudar 7h30 por dia, em dois dias você terá fechado seu ciclo de estudos. Ou seja, você estará revendo as matérias sempre a cada dois dias, o que é muito bom para fixar a matéria.

Agora, vamos supor que você está estudando Direito Penal, mas com uma hora de estudo você teve que ir em algum compromisso, quando voltar você continuará estudando direito penal por mais uma hora. Você ficou a semana inteira sem estudar? Não tem problema, quando voltar você terminará aquela uma hora que faltava em penal.

Esse é o grande segredo do Ciclo de estudo, você não fica preso a horários para determinada matéria.

Agora preste atenção, se você está pensando em desistir pois não consegue passar em concurso eu vou dar uma dica super rápida e que me ajudou muito, afinal de contas foi graças a esse Manual da Aprovação que eu consegui passar no meu primeiro concurso lá em 2013, e até hoje eu ainda o utilizo. Vale muito a pena conferir: Link do manual da Aprovação.

Se você tem alguma dúvida, deixa aí nos comentários. Agora se você gostou do artigo, deixe seu like aí embaixo e compartilhe com a galera.

Atualização

Pessoal, agora vocês podem conferir como fazer o Ciclo de Estudos por esse vídeo. Nele, eu deixo o modelo do ciclo de estudos que eu utilizo e ainda ensino em um passo a passo como fazer o seu ciclo. Se gostar, se inscreva lá no nosso canal do youtube também.

Aprenda a montar o Ciclo de Estudos do Alexandre Meirelles
4.6 (92.31%) 13 votes

Sobre Wellington Beltrão

Após vários anos de estudos eu consegui obter minha aprovação em vários concursos e hoje faço parte da Polícia Civil de Goiás. Mesmo assim, ainda mantenho os mesmos hábitos de estudos com o objetivo de conseguir algo ainda melhor.

Website: https://concurseirosdamadrugada.com.br

  • Armando Lopes

    to começando a fazer esse plano de estudos, digo ciclo de estudos do professor alexandre meirelles e to gostando muito. Excelentes dicas… Agora é esperar a aprovação rs

    • Concurseiro da Madrugada

      boa sorte na aprovação

  • lucas

    oi cara!! muito bom esse método de estudo, eu ainda so não entendi uma coisa: quando eu estudar todo o ciclo eu devo voltar no mesmo conteudo ou eu passo para outro. por exemplo: em português eu estudei substantivo, quando eu retomar português devo continuar substantivo ou pulo para outro conteudo, adjetivo por exemplo. me tira essa duvida. Valeu!!!

    • Concurseiro da Madrugada

      Oi Lucas, você continua o conteúdo. Quando voltar pra português você continua de onde parou. Se estava estudando substantivo, continue substantivo.

      • Fabio Almeida

        Fala Wellintgton,
        Fiquei apenas com uma dúvida!
        Por exemplo, em 2 horas não é possível estudar todo o direito civil, então estudo o tempo destinado no ciclo a essa matéria e terminado o tempo pulo para outra e quando voltar continuo de onde parei? É isso mesmo ou entendi errado?
        Valeu!

  • Thainá Bergantinni

    Oi, cadê o link para baixar o ciclo ?