O que é propriedade vocabular e como escrever melhor para concurso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Saber o que é propriedade vocabular em redação é muito importante, uma vez que saber empregar as palavras mais adequadas no momento enriquece muito o conteúdo do texto e, além disso, torna-se mais claro e objetivo. Mesmo que o texto seja um mero exercício da faculdade, antes de construí-lo, pergunte-se: Quem vai ler esse texto?

O tipo de receptor determina a forma de sua mensagem. Um panfleto dirigido a crianças precisa ter uma linguagem fácil, direta, sem rebuscamento; já uma monografia, dirigida a um público especializado, permite que o redator abuse de termos técnicos. Na verdade, em qualquer situação, a simplicidade sempre é recomendada.

Propriedade vocabular concurso

Propriedade vocabular concurso

Veja a diferença entre uma linguagem simples e rebuscada:

Texto 1 (linguagem rebuscada)

O Governo, por meio de sua Carta Magna, já tornou perfunctórios os processos de privatização, como se o exício do fulgor estatal na economia não obstasse ao desenvolvimento.

Texto 2 (linguagem simples)

O Governo, por meio de sua Constituição, já tornou comuns os processos de privatização, como se a queda da influência estatal na economia não impedisse ao desenvolvimento.

Perceba que a propriedade vocabular é saber empregar a melhor palavra para o contexto. Evite empregar palavras técnicas, difíceis ou arcaicas, pois quanto mais simples for o texto melhor será a leitura dele.

Evite os clichês e as frases prontas

Uma outra forma de  propriedade vocabular é evitar “clichês, lugar-comum, frases feitas”, já que isso empobrece o conteúdo da redação. Evite também “jargões” e “gírias” na hora de redigir. Há várias frases feitas que temos o costume de empregar:

Frases feitas: um problema quanto à propriedade vocabular

“subir os degraus da glória”, “fazer das tripas coração”, “encerrar com chave de ouro”, “a nível de”, “a grosso modo”, “solução para este problema”, “colocar os pingos nos is”, “sair com as mãos abanando”, “da melhor maneira possível”, “em todos os cantos do mundo”, “isto quer dizer que”, “agora ou nunca”, “uma vergonha”, “esmagadora maioria”, “abrir com chave de ouro”, “agradar a gregos e troianos”,”ao apagar das luzes”, “aparar as arestas”, “apertar os cintos”, “a sete chaves”, “atingir em cheio”, “baixar a guarda”, “banco dos réus”, “bater em retirada”, “bola da vez”, “cair como uma bomba”, “chegar a um denominador comum”, “chumbo grosso”, “colocar um ponto final”, “contabilizar as perdas”, “com os burros n’água”, „dar o último adeus”, “deixar a desejar”, “de mão beijada”, “discorrer sobre o tema”, “dispensa apresentações”, “dizer cobras e lagartos”, “encerrar com chave”, “faca de dois gumes”, “fazer das tripas coração”, “fez o que pôde”, “ficar à deriva”, “página virada”,”pôr a casa em ordem”, “pôr a mão na massa”, “pôr as cartas na mesa”, “preencher uma lacuna”, “reta final”, “tirar o cavalo da chuva”, “trazer à tona”,” via de regra”…

o que é propriedade vocabular

Como empregar melhor a propriedade vocabular

  • O presidente estava de camisa listrada no evento ontem
    O presidente vestia camisa listrada no evento ontem
    O presidente trajava camisa listrada no evento ontem

 

  • Não têm problemas em nosso país.
    Não há problemas em nosso país.
    Não existem problemas em nosso país.

 

  • A economia brasileira está em uma fase muito boa.
    A economia brasileira passa por uma fase muito boa.
    A economia brasileira vive uma fase muito boa.

 

  • Meus filhos fazem medicina na USP.
    Meus filhos estudam medicina na USP.
    Meus filhos cursam medicina na USP.

 

  • Aquele médico foi ver o doente que estava muito mal.
    Aquele médico visitou o doente que se encontrava muito mal.

A propriedade vocabular ajuda bastante na clareza do texto. Note que há sempre uma forma melhor de dizer ou escrever. Sempre ao redigir seu texto, procure pensar na palavra mais apropriada para o contexto. Um ótimo exercício é você sempre procurar sinônimos na hora de ler textos ou escrever. Lembre-se de que a prática que o levará à perfeição. Comece o quanto antes, e, quando chegar a sua prova de redação, você já estará “fera”.

O que é propriedade vocabular e como escrever melhor para concurso?
4 (80%) 1 vote