Como Estudar Corretamente Raciocínio Lógico para Concursos

Dentre as principais disciplinas envolvidas em concursos públicos raciocínio lógico é uma matéria presente em quase todos os concursos. Além de ser uma matéria importante para quem sonha em conquistar o seu lugar ao sol, é uma matéria que deixa muitos concurseiros de cabelo em pé.

O grande problema de matérias como raciocínio lógico é que ela exige uma forma diferente de pensar do qual boa parte da população não está acostumada. Uma forma de pensar estruturada, com condições e alternativas para essas condições.

Boa parte dos concurseiros encara o raciocínio lógico como algo  muito difícil, entediante ou chato de se estudar. Por conta disso não dão a devida atenção para essa disciplina que pode fazer total diferença na hora da aprovação.

Mas como estudar e entender essa matéria que pra muitos é um obstáculo na hora da prova? Estudar raciocínio lógico vai exigir de você um cuidado especial e ferramentas mentais que você não precisará usar em outras disciplinas. Até a forma de se preparar e desenvolver sua lógica é algo que poucos cursinhos preparatórios ensinam. A verdade é que o raciocínio lógico deve ser desenvolvido ao longo de sua vida e não apenas no momento de uma prova.

Raciocínio Lógico para Concursos

Para ter grandes resultados no estudo do raciocínio lógico é necessário utilizar técnicas e métodos bem específicos, entre eles:

1 – Seja Prático

Parece algo meio óbvio mas para estudar raciocínio lógico você deve “praticar” a matéria o tempo todo. Somente a prática vai fazer com que você desenvolva sua mente e seu raciocínio e te levar a grandes resultados.

A prática da lógica matemática vai te proporcionar um caminho mais rápido para você encontrar as respostas necessárias durante uma prova. Não seja teórico com essa matéria pois o caminho que vai te levar ao sucesso na mesma é justamente o contrário. Quanto mais você praticar mais sua mente irá se expandir e mais fácil será para você resolver todo tipo de questão que aparecer na sua prova.

2 –  Aprenda Lógica Jogando

Não existe melhor maneira de se estudar e desenvolver seu raciocínio lógico do que jogando. Existem diversos jogos que você pode usar para se desenvolver e ter mais facilidade com problemas semelhantes aos que você vai encontrar na sua prova.

Alguns jogos são recomendados para você desenvolver a sua lógica, entre eles podemos citar Sudoku, desafios de lógica (revistas), apps diversos bastando para isso fazer uma busca no seu Smartphone como “desafios de lógica”, “Raciocínio Lógico”, etc. Você vai encontrar muita coisa boa. Utilize a internet a seu favor, se você investir um tempo buscando simulados e jogos de lógica vai encontrar ferramentas que vão te dar toda a base que você precisa para os concursos.

3 – Abuse dos Simulados

Uma outra forma mais próxima ao cenário que você vai encontrar no dia da prova é a realização de simulados diversos. Busque fazer o máximo de simulados possível, marcando o tempo de prova, etc. Faça com que pareça o mais próximo possível do dia da prova. Quanto mais exposto ao cenário real de uma prova mais tranquilo você estará no momento em que a coisa for real.

Exercite sua lógica sempre, a prática de simulados vai te deixar “treinado” para todas as situações que uma prova pode te proporcionar. Valorize os simulados.

4 – Utilize Materiais de Qualidade

A quarta e última dica de hoje é, utilize materiais de qualidade. Livros, apostilas, sites entre outros meios que você for utilizar, procure priorizar pela qualidade sempre. Converse com seus professores sobre indicações de livros adequados para o estudo, priorize simulados com questões elaboradas pela sua banca. Busque um método de estudo adequado a sua realidade. Foque naquilo que funciona para você.

Como foi dito no artigo de hoje, o segredo para o sucesso em raciocínio lógico é a prática. Pensando nisso deixamos esse simulado simples para te ajudar nesse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo