Reforma Administrativa: Vai acabar com concursos públicos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Estamos prestes a presenciar a reforma administrativa! Pois bem, com essa notícia muitas pessoas ficaram apreensivas, afinal, o que pode mudar? Essa é a resposta que todos estão querendo no momento e principalmente, os servidores públicos.

A vida do concurseiro não é fácil e todos nós sabemos bem disso. Então, com a entrada da reforma administrativa o que pode acontecer com a carreira dos servidores públicos? Além disso, quem está se preparando para os concursos, deve desistir? Vamos conversar direitinho sobre esse assunto!

O ponto principal são os novatos

Se você é um concursado de anos, não precisa se preocupar tanto. O Presidente Bolsonaro fez a afirmação em uma entrevista no dia 02 de novembro em relação à reforma administrativa. Segundo ele, “está quase tudo pronto para colocá-la em vigor” e que “ a reforma só terá regras para os futuros concursados” (link).

A proposta desta reforma está com previsão de chegada ao Congresso em meados de novembro, portanto, devemos aguardar! Segundo Bolsonaro, os antigos concursados não precisam se preocupar, mas os novatos devem. De acordo com ele, os futuros servidores deverão se esforçar para ter estabilidade. Assim, não haverá mais lugar para os “encostados”.

A reforma administrativa tende a ter um novo cargo onde os novos concursados terão apenas um contrato, sem vínculo. Ainda que pareça ser uma boa chance – e pode realmente ser – este contrato tem duração de dois anos para os novatos. Porém, aquele que não cumpri-lo à risca pode perder a chance de se tornar efetivo.

Ou seja, há chances de ser efetivado mas não tão rápido como acontece hoje. Essa medida foi elaborada para que haja seleção dos servidores, pois, segundo o próprio Presidente, “os servidores fazem um excelente trabalho”. Contudo, é preciso ter um bom desempenho em uma atuação de 2 anos para permanecer.

Outro ponto que pega os novos funcionários é a redução dos salários. Sim, ainda teremos concursos durante todo o ano, porém, os salários serão reduzidos. O motivo dessa redução é que, por exemplo, reduzindo cerca de 10% do salário, os cofres públicos poderão economizar cerca de R$26,35 bilhões. Isto é, contribuirá muito para a economia do país.

A reforma administrativa é para todos os cargos?

Sim, a reforma administrativa acontecerá para todos os cargos e em todas as esferas. Seja ele de juiz, promotor, auxiliar administrativo, técnico, etc. Portanto, se você estava preocupado em ser prejudicado em relação ao cargo, saiba que atingirá a todos.

A dica que podemos te dar é: estude e se for aprovado, busque manter um bom desempenho. Afinal de contas, uma vez que você for aprovado já estará recebendo para trabalhar e quando for efetivado, terá a estabilidade. A reforma administrativa pode ser uma boa solução para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.