O que é o Enem? ↣ Tire todas as suas dúvidas aqui!

O  que é o Enem? O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, foi fundado em 1998 e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de todo território brasileiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, é o responsável pela organização e elaboração das provas do ENEM, e está ligado ao MEC.

Em 2009, o Exame passou a ser o principal mecanismo para ingresso em universidades federais além de ser o agente regulador na distribuição de bolsas e programas governamentais que ajudam jovens e adultos de todo o Brasil a entrarem em faculdades particulares como: Prouni, Sisu, e Fies.

Pra que serve o Enem

Além dos programas citados o Enem também é usado para outros tipos de programas como o Sisutec, que funciona da mesma maneira que o Sisu só que voltado para os cursos técnicos. Agora se você pretende estudar em Portugal, participar do programa Ciência sem Fronteiras ou quer apenas obter o certificado de conclusão do Ensino Médio o Enem também é o caminho.

O Exame acontece uma vez por ano e basicamente todos podem participar do certame. Lembrando que para efeito de ingresso em faculdades e universidades bem com candidatos aos programas do governo o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o último ano. Pessoas com algum tipo de deficiência, mãe com bebês que precisam ser amamentados, presos ou quaisquer pessoas que necessitam de algum auxilio especial devem se informar sobre as condições e declará-las no momento do cadastro.

Este ano o Mec – Ministério da Educação trouxe uma novidade para ajudar os candidatos a se preparem para a prova, que é realizada em duas etapas uma no sábado e a outra domingo, o Hora do Enem é uma plataforma online onde é possivel realizar, simulados, elaborar planos de estudos, receber auxilio de professores, notícias atualizadas sobre o concurso, além de poder baixar videoaulas e resoluções de questões das provas anteriores.

De acordo com o Mec “Os estudantes precisam estudar cinco eixos cognitivos em todas as áreas de conhecimento: capacidade de enfrentar situações-problema, compreensão dos fenômenos, construção de argumentos, domínio das linguagens e elaboração de propostas.”

Como estudar para o Enem

Agora que você já sabe para que serve o Enem, é hora de começar a se preparar de forma definitiva para conseguir alcançar o sonho de estudar numa grande Universidade Federal. Aqui eu darei algumas dicas básicas para quem pretende começar a estudar. Vamos lá.

Como montar um cronograma de estudos para o Enem

Esse é o primeiro passo e talvez o mais importante. Aqueles estudantes que são os primeiros colocados nos cursos mais difíceis do país sempre montam um bom plano de estudos. O plano de estudos é bom pois te ajuda a alcançar metas e objetivos de uma forma mais fácil.

Em vez de ensinar aqui, eu aconselho que você leia o texto onde eu falo somente sobre o Cronograma de estudos pro Enem: APRENDA A MONTAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA SER APROVADO NO ENEM.

Cursinhos para o Enem

Essa é uma das grandes dúvidas da maioria dos estudantes. Afinal de contas, é melhor estudar sozinho, em cursinho presencial ou em cursinho online?

Eu sempre falo que não gosto de estudar por cursinhos presenciais, pois você perde muito tempo e dinheiro sendo que você pode ter a opção de estudar em casa ou numa biblioteca. Não há nada melhor do que estudar no conforto do seu lar e, caso sua casa seja agitada, você pode ir para uma biblioteca pública.

Quando você estuda só, você aprende a desenvolver mais o seu lado crítico. E a melhor forma de estudar em casa é por cursinhos online. Não tem forma melhor que essa. Existem dois cursinhos que eu sempre indico aqui no site: O Curso Descomplica Enem e o Estratégia Enem.

Quando o estudante não tem familiaridade com nenhuma das matérias cobradas eu sempre aconselho o Descomplica, veja AQUI. Mas quando o estudante já tem um grande conhecimento sobre diversas áreas e dificuldade em uma ou outra eu aconselho o Estratégia Enem, veja aqui.

O que é o Enem? ↣ Tire todas as suas dúvidas aqui!
5 (100%) 2 votes

Sobre Wellington Beltrão

Após vários anos de estudos eu consegui obter minha aprovação em vários concursos e hoje faço parte da Polícia Civil de Goiás. Mesmo assim, ainda mantenho os mesmos hábitos de estudos com o objetivo de conseguir algo ainda melhor.

Website: https://concurseirosdamadrugada.com.br