APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Técnicas de estudo e aprendizagem

O estudante que busca eficiência nos estudos precisa entender todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem humano.

Utilizar boas técnicas de aprendizagem fará com que seu estudo seja mais eficiente – ao ponto de absorver pelo menos 85% do conteúdo estudado.

Acompanhe esse artigo até o final para entender como absorver todo esse conhecimento. Também vou disponibilizar links para downloads de softwares e áudios que vão te ajudar nessa jornada. Vamos lá.

O que é aprendizagem e como ela ocorre

Para explicarmos o que é o aprendizado, precisamos diferenciar o que é o saber ou conhecimento e o que é aprendizagem.

Podemos dizer que o saber ou conhecimento é ter informação de algo e gravar isto na memória para que seja utilizado ocasionalmente. 

A aprendizagem é um processo mais amplo, que envolve a transformação da pessoa.

Muito se fala em formas de aprendizado, inclusive veremos isso abaixo, mas para que se tenha essa transformação ela deve se dar de forma ativa.

Sendo assim, não há o que se falar de aprendizagem passiva. Para aprender, você precisa agir. Se você não agiu, você apenas teve conhecimento sobre uma informação, mas não foi efetivo. Ou seja, não aprendeu.

tipos de metodologias ativas

Uma das formas mais simples de entendermos isso, é usando o exemplo da aprendizagem na educação infantil.

Durante a pré-escola (maternal e jardim) o processo de pintura e colagem que as crianças fazem não é apenas um passatempo. Esse processo faz parte do desenvolvimento e aprendizagem motora.

Caso a professora apenas mostrasse para as crianças o processo, mas não as fizessem participar de fato, elas teriam apenas a informação sobre como funciona. 

Infelizmente, nosso ensino ainda não é voltado totalmente para um aprendizado, mas para o saber algo.

Uma dessas mudanças, que poderia fazer efeito na forma de ensino brasileiro, pode vir por meio da obra de Piaget e sua teoria de aprendizagem.

Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget pdf

Jean Piaget, apesar de biólogo, trouxe grandes avanços para o processo de entendimento do desenvolvimento e aprendizagem.

O início dessa busca de Piaget pelo entendimento da aprendizagem se deu graças a sua curiosidade. Piaget queria saber se existiam processos, etapas, para que um conhecimento fosse aprendido.

Analisando seus filhos e outras crianças, Piaget começou um estudo científico que durou anos e que mais tarde seria conhecido como a Teoria de Aprendizagem de Piaget.

A aprendizagem segundo Piaget se deve a um desequilíbrio entre a criança e o meio onde se insere. Assim, para que uma criança possa aprender algo novo, ele deve interagir com o meio.

Não é o foco da nossa aula, mas apenas a título de conhecimento. Para Piaget, quando uma pessoa se depara com algum objeto que ela não conhece, aquele objeto a incomoda. Este é o desequilíbrio. Diante deste objeto, a pessoa tem que decidir entre dois caminhos para seguir: 

  • A acomodação
  • A assimilação

A assimilação é quando você se depara com algo novo e acredita saber o que é aquele objeto com base em conhecimentos anteriores. Pode parecer um pouco difícil de entender, mas vai ficar fácil com o exemplo que darei.

Imagine que uma criança tenha um cachorro de estimação. A primeira vez que ela vir um cachorro de pelúcia pode achar que é de verdade. Aí entra o processo de acomodação.

No caso da acomodação, este processo é responsável por modificar o conhecimento prévio que temos sobre algo que fizemos a assimilação. Veja no exemplo:

Neste caso, a criança vai perceber que a pelúcia não respira, não late, não se mexe, não anda e etc. Sendo assim, aquilo não é um cachorro de verdade, mas algo que ela desconhece.

Essa modificação do conhecimento prévio é a acomodação. 

Para explicar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de Piaget utilizamos os exemplos mais fáceis de serem visualizados, por questões didáticas.

Porém, quando a pessoa tem alguma deficiência neste processo descrito acima, pode-se dizer que tem um distúrbio de aprendizagem.

distúrbio de aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem

Deixando de lado a teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget, vamos entrar no lado sombrio da mente humana: a dificuldade em aprender.

A dislexia é a causa das principais dificuldades de aprendizagem identificadas na escola. Porém, mesmo adultos podem ser disléxicos.

Esse transtorno de aprendizagem atinge cerca de 17% da população mundial. E apesar de não ter remédio, nem cura, pode ser acompanhado por um profissional.

Vale lembrar que a dislexia é um transtorno genético, onde a criança já nasce com o cérebro formado diferente.

Esse tipo de transtorno de aprendizagem causa uma dificuldade em decifrar símbolos. Neste caso, os símbolos é a nossa escrita.

Assim, a dislexia causa dificuldade de leitura, por consequência, dificuldade de aprender. Por isso, vou deixar um treinamento gratuito de leitura dinâmica ainda neste artigo.

A importância do acompanhamento da pessoa disléxica se deve ao fato de existirem diferentes formas de aprender.

Tipos de aprendizagem

A pedagogia estabelece diferentes tipos de aprendizagem, mas vamos falar dos três principais: Aprendizagem visual, auditiva e cinestésica.

O infográfico abaixo é uma espécie de teste de estilo de aprendizagem. Veja qual deles você se identifica mais:

aprendizagem visual auditiva e cinestésica

Saber o estilo de estudo em que você aprende de forma mais eficaz é algo bastante pessoal. Analisando o infográfico acima é a forma mais fácil para descobrir como você aprende.

Abaixo, nós vamos finalmente botar a mão na massa e aprender como aprender.

Técnicas de aprendizagem acelerada

Essas técnicas de aprendizagem acelerada foram retiradas do Curso Prático de Aprendizado Neuro Associativo. Abaixo, vou tentar apresentar o máximo que eu puder de forma gratuita.

Esse curso do professor de Neurolinguística, Marcelo Maia, está entre os TOP 5 cursos da área. Então aproveite as dicas.

Também vou deixar um link para o curso completo caso você tenha interesse em saber como otimizar a aprendizagem de forma mais eficaz.

Vou fazer um passo a passo para você aprender a fazer a aprendizagem associativa nos seus estudos.

  • O que é estado Alpha
  • Áudio binaurais (com link para baixar)
  • Check-list de 5 passos para estudar (com link para acessar)
  • Técnica de Pomodoro
  • Mapas mentais
  • Flash cards
  • Software de Leitura Dinâmica (com link para acessar)

Estes são apenas alguns dos vários tipos de metodologias ativas. Vamos lá.

Curso de Aprendizagem Acelerada Neuro Associativo

Abaixo você vai conhecer o passo a passo das melhores técnicas de aprendizagem.

Estado Alpha

Para que você não tenha dificuldade em aprender na hora de estudar, a primeira coisa é colocar sua mente no estado Alpha.

Algumas pessoas são céticas em relação a isso, mas já existem estudos que comprovam as atividades cerebrais. O Eletroencefalograma é uma prova disso.

O estado Alpha consiste no relaxamento mental, onde você precisa diminuir sua atividade mental – limpar sua mente.

No curso, o professor Marcelo ensina três técnicas:

A primeira consiste em fechar os olhos e se imaginar descendo uma escada de 21 degraus. A segunda é relacionada aos áudios binaurais.

A terceira pode ser vista direto no curso de aprendizagem online.

Áudios binaurais

Os áudios binaurais nada mais são que frequências capazes de nos fazer atingir diferentes estados mentais.

O pacote de áudios binaurais eu vou disponibilizar gratuitamente para você baixar ao final deste artigo. Você deve escutá-los antes e durantes os estudos para ativar suas ondas cerebrais.

Entendido o estado Alpha e com os áudios binaurais em mão, vamos para o próximo tópico.

Check-list de 5 passos da aprendizagem espaçada

Este PDF também é disponibilizado no curso com as técnicas de aprendizagem acelerada.

É um check-list das principais técnicas utilizadas para um estudo eficaz.

A primeira técnica é o Pomodoro. Ela consiste em dividir o tempo de estudos em cerca de 2 horas. Sendo que a cada 25 minutos de estudos você deve descansar 5.

O que é a técnica pomodoro

A técnica do Pomodoro aliada com o ciclo de estudos é bastante eficaz.

A segunda técnica de aprendizagem é baseada em Mapas Mentais. Os mapas mentais são importantes, pois ativam o lado criativo e motor de quem estuda. Sendo bastante eficaz para os estudantes que tem mais facilidade em aprendizagem visual e cinestésica.

Você pode aprender a fazer mapas mentais aqui.

A terceira técnica, eu acredito ser a mais importante, os Flash Cards. Você pode conhecer melhor no site do Curso de Aprendizagem Acelerada Neuro Associativo.

Software para fazer Leitura dinâmica

Muitas pessoas englobam a Leitura Dinâmica dentro das técnicas de aprendizado mais eficientes. Eu também considero que seja.

Quem lê e não interpreta não aprende. Isso é fato. Por isso, a importância de se ler de forma rápida e eficaz. A leitura dinâmica é exatamente isso. Ler de forma precisa.

Para quem assina os cursos das técnicas de aprendizagem tem todo um cronograma de treinamento para leitura dinâmica.

Aqui, vou disponibilizar um software para que você possa fazer esse treinamento por conta própria. Basta ir aumentando a quantidade de palavras por minuto. Ps: O link está no final do artigo.

Conclusão

Por fim, quero deixar claro que de acordo com especialistas a dislexia ainda não tem cura, porém seus efeitos podem ser amenizados se acompanhados por profissional.

Todas essas técnicas de aprendizagem que passei foram estudadas e aplicadas por profissionais e são, cientificamente, comprovadas.

Se você quer conhecer melhor o treinamento de Aprendizagem Acelerada Neuro Associativo e tirar dúvidas com o autor, acesse o link abaixo.

Links para downloads:

FAQs: Perguntas frequentes sobre técnicas de aprendizagem

Quais os tipos de metodologias ativas

As metodologias de aprendizagem ativas são aquelas em que forçam o estudante a fazer algo.

Quais as melhores técnicas de estudo?

As três principais técnicas de aprendizagem, de acordo com Marcelo Maia, são: Flash cards, Mapas Mentais e Pomodoro.

Como estudar para fixar o assunto?

Estudando de acordo com sua forma de aprendizagem, sendo visual, auditiva ou cinestésica.

O que são métodos e técnicas?

São as mais diferentes formas de se aprender algo novo.

Agora, eu preciso que você comente abaixo o que você achou deste artigo, se você já fez algum desses treinamento ou se você conhece outras técnicas de aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo